Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Julho, 2007

"Pelas passagens da Rabaça"

Pensamento:
" A vida ou é uma aventura ousada ou não é nada"
(Hellen Keller)

altimetriapercurso no google

Apesar do alerta amarelo relativamente às temperaturas previstas para hoje, a manhã manteve-se um pouco mais fresca que nos dias anteriores.
Pelas 08h juntámo-nos na Pires Marques: AC, Filipe e Dino para mais uma voltinha de btt, ou não fôssemos nós verdadeiros amantes da modalidade e para quem as variantes temporais apenas espicaçam a aventura, apesar de existir sempre bom senso, ou quase sempre, quando o calor aperta ou o dia indicía intempérie.

Lá fomos nós dar a voltinha das terças feiras, conscientes das temperaturas actuais, com quilometragem e horário reduzidos além do grau de dificuldade, pois o nosso objectivo é apenas a manutenção, viver a aventura e conviver com amigos, não qualquer outro motivo fútil. Apesar de teimosos, ainda não perdemos o bom senso.
Saímos pelo celebérrimo portal do frigorífico em direcção a Sta Apolónia. Ali virámos à direita entrando em belos e…

"Por trilhos dos Cagavaios"

Pensamento"
"Não è a montanha que nos faz desanimar, mas a pedrinha que trazemos no sapato"
(autor desconhecido)

.o0o.
Hoje, logo pela manhã, o calor já se fazia sentir como que um pré-aviso para a manhã tórrida que se avizinhava, tanto mais que a meteorologia apontava para o dia de hoje temperaturas na ordem dos 40 graus Mesmo assim, 8 companheiros compareceram para matar o vício desta modalidade que nos encanta e tanto nos faz sofrer: o btt de lazer!!! AC, Pedro Marquês, Dino, Martim, Agnelo, Filipe, Álvaro e Marco.Saímos da Pires Marques procurando trilhos onde predominasse a sombra e cursos de água para atenuar o calor e rumámos ao single das palmeiras, passando no sopé do Cabeço de S. Martinho e contornámos a velha lixeira, agora desativada, para nos embrenharmos nos trilhos dos cagavaios numa sucessão de três curtas descidas rápidas até entramos no eucaliptal numa curva em gancho à direita onde se notou logo uma temperatura um pouco mais baixa.Por ali pedalámos sempre …

"Uma volta descontraida"

Pensamento:
"Que sentido tem corrermos quando estamos no caminho errado"
(provérbio alemão)

.o0o. Sexta Feira recebi um "toque" do Rui Beato a dizer que vinha passar o fim de semana a Castelo Branco e para irmos pedalar no sábado. Convite aceite. Pelas 08h, como préviamente combinado, lá estava eu a chegar ao P. Infantil da P. Marques, onde o Rui já me esperava. Cumprimento da praxe e decidimos ir pedalar em zona calma e sem muito relevo, tanto mais que para o dia de hoje eram esperados 39 graus de temperatura, apesar da manhã se apresentar bastante ventosa. Saímos pelo portal do frigorífico em direcção a Sta Apolónia, em conversa amena e sem pressas, já com o intuíto de ir tomar café à Lardosa. Alí chegados, pedimos dois cafés e sentámo-nos à mesa onde nos mativemos algum tempo na conversa e sem pressas, tanto mais que o nosso objectivo era mesmo só pedalar de forma calma e descontraída e apreciar a paisagem. Rumámos seguidamente à Barragem de Santa Águeda com passagem pelo…

"Na senda dos veados"

Pensamento:
"Certas derrotas preparam-nos grandes vitórias"
(autor desconhecido)
.o0o. .o0o.
Hoje, quando saí de casa pelas 07h55 para me juntar à malta na Pires Marques, dei com uma manhã ventosa e algo desagradável, acabando por se recompôr ao longo do dia. Fui o primeiro a chegar, seguindo-se o Micaelo, o Arlindo e por último o Dino. Já tinha falado com o Micaelo e com o Arlindo para irmos tomar o café ao "Joaquim Padeiro" a Monforte, mas decidimos alterar o trajecto, por o Dino ter que estar em Castelo Branco por volta das 12h. Assim, resolvemos ir tomar o café ao "Pescaça" nos Lentiscais, saindo da cidade pelas 08h15, pelo single das Palmeiras, S. Martinho, ladeando as lixeiras velha e nova, descendo seguidamente para o Monte do Chaveiro que contornámos para a ponte nova do Ponsul. Virámos à direita para o Monte do Picado e subimos aos Lentiscais, onde mais uma vez batemos com o nariz na porta do café "Pescaça", tendo que recorrer ao alternativo. Dep…

"Reviver a Rota do Gaio"

Pensamento:"Se não levarmos a poesia e a beleza connosco, è inutil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos"(Emerson).o0o.
altimetriaPercurso no Google.o0o. 22 de Julho de 2007 Um dia para recordar!!! Um grupo numeroso de amigos amantes do pedal, acompanhados maioritáriamente pelas respectivas famílias, compareceram no Palvarinho para reviver a Rota do Gaio, um dos passeios, senão o melhor passeio organizado no Concelho. O Roberto, mais uma vez nos brindou com uma manhã prolongada, cheia de convívio e boa disposição e com um final à mesa dum restaurante local para saborearmos um apetitoso prato de leitão à bairrada, que estava divinal, com opção de febras para quem não gostasse de leitão. A concentração foi junto ao restaurante no Palvarinho. Uns partiram pelas 08h de Castelo Branco logo montados na bike: Eu, o Roberto, O Marcelo e o Norberto e os restantes nas suas viaturas particulares. Os familiares juntaram-se a nós após a conclusão do passeio, pelas 12h30. Foi bom …

"Puro BTT"

Pensamento:
"Se encontrares um caminho sem obstáculos, pensa que talvez não te leve a nenhum lugar"
(autor desconhecido)



altimetria
percurso no google .o0o. 08h05. Lá estava eu a chegar ao ponto de encontro. Apenas o FMike ás voltinhas aguardando algum companheiro para dar umas pedaladas. A manhã estava convidativa para uma volta de BTT. E porque não uma volta à antiga?? Sem objectivos definidos!! À aventura!!! Sem tempo para chegar; média horária para manter o ego;classificação para me iludir; algo para ganhar!!! Desafiei o FMike para descermos às profundezas, lá para os lados do Cabeço do Pico e não esperava outra resposta. "Bora lá"!!! Calmamente e sem stresses pedalámos em direcção ao Valongo para apanharmos os trilhos para os Maxiais, onde pretendíamos tomar o cafézinho. Ideia gorada. O único café que conheço na aldeia, ainda estava fechado. Saímos dos Maxiais pela zona da Fonte do Laranjinha e começámos a descer para o Ribeiro do Muro pelo trilho usado na Maratona da A…

"Uma volta domingueira"

Pensamento:
"Segredo para uma vida longa: pouca cama, pouco prato, muita sola de sapato."
(autor desconhecido)
percurso no google altimetria

.o0o.

Hoje não era minha intenção ir pedalar. Saí na sexta feira para Espanha e só pensava regressar domingo, mas acabei por regressar ainda no sábado à noite. Como o vício alimenta a alma, não resisti e hoje pelas 08h lá estava eu a chegar ao local habitual de encontro, já acompanhado pelo Àlvaro. No parque estava o Arlindo, o Dino, o Nuno Diaz, o Filipe e pela 2ª. vez no grupo e 1ª. comigo, o Ricardo. Hoje era o Àlvaro que nos conduzia até ao Martim Branco, sua terra Natal. Mas acabámos por não chegar à aldeia, por escassez de tempo. Saímos pelo portal do frigorífico e seguímos por Sta Apolónia, Casal da Contenda, Folha da Lardosa e parámos na povoação (Lardosa) para tomar café. O dia apresentava-se nublado e eram esperadas umas pingas para acalmar o pó dos caminhos. Saímos pela zona do Tanque em direcção à Barragem de Santa Águeda, passámos pelo …

"Uma voltinha à noite"

Pensamento:
"A prática è um professor excepcional"
(Plínio)



.o0o.

A convite do Micaelo, compareci nas Docas pelas 20h30 para uma voltinha nocturna. Numa noite agradável e com temperatura amena, fomos 7 os que respondemos à chamada: AC, Rarn, Pjfa, Dotsh, FMike, João Valente e outro companheiro, que não recordo o nome. Antes da partida, tomámos a bica no Café Sical, tirámos a foto de grupo e saímos com intenção de ir beber uma "bjeca" à Lousa. Saímos pelo portal do frigorífico, passámos a Atacanha e virámos à direita para vermos as ruínas da Capela de S. Bartolomeu, uma da trilogia que compõe as Capelas da Sra de Mércules, Sant'Ana e S. Bartolomeu, esta última em ruínas, repleta de mato e silvas e única que não foi recuperada. Passámos a linha férrea, desta vez no sentido transversal (eheheh) para as traseiras do Parque de Desportos Motorizados e cruzámos a EN.233 para o Monte Brito. Entrámos nos Escalos de Baixo pela zona da Fonte e saímos para as quelhas pelo cemitério…

"Uma volta a três"

Pensamento:
"Nas montanhas da verdade nunca se faz uma escalada inútil"
(autor desconhecido)
Altimetria
Percurso no google .o0o. Após a ida à Gardunha no passado domingo, hoje seria uma volta de recuperação activa. Mas como diz o outro! "Vai lá vai, que até a barraca abana!!!!" Quando cheguei à Pires Marques, o Filipe já lá estava com uma "plateia" de canídeos abancados no relvado da placa central da rotunda. Houve casamento canídeo!!!. Passado pouco tempo chegou o Dino. Mais ninguém?? Só nós os três?? Disse para os meus botões. Lá se foi o descanso activo!!! Bom, o andamento acabou mesmo por ser superior ao habitual, mas foi certinho. Deu para aguentar e acabei por chegar em bom estado.eheheh. Saímos pelas 08h10 rumo às Piscinas Municipais e pela passagem nas traseiras da Padaria de Montalvão tivémos acesso aos terrenos que circundam a Barragem da Talagueira, hoje deserta de pescadores. Continuámos em direcção a Benquerenças, passando pelo Baixo da Maria. Não chegám…

"2º. Raid AC - Trilhos e Aventuras # Uma Visita à Gardunha#"

Pensamento: "Se todos nós fizéssemos as coisas de que somos capazes, ficariamos espantados connosco mesmos" (Thomas Edison)
Altimetria
Percurso no Google.o0o.
Um pouco antes das 08h, já estava no local de partida para o 2º. Raid AC - Trilhos e Aventuras "Uma visita à Gardunha", acompanhado do Álvaro e do Ricardo que se juntaram a mim à porta da minha garagem. Apareceram para o Raid, o João Valente, o Micaelo, o Roberto, o Agnelo e o Joaquim Cabarrão. Campareceram também o Dino, mas apenas para nos acompanhar durante algum tempo, até chegar a hora de regressar à cidade, pois não iria fazer o Raid completo, assim como a Álvaro por estar de serviço de prevenção e o Ricardo. Lá partimos os 9, uns com destino à Serra da Gardunha e outros até á zona da Barragem de Santa Águeda, onde regressariam por outro trajecto. Saímos em andamento suave, pois a quilometragem era um pouco "xxl" e um bom aquecimento é essencial nestas "andanças" Passámos pela Atacanha e virám…

"Passeio ao entardecer"

Pensamento
"Quem não arrisca nada arrisca ainda mais"
(Erica Jong)



Altimetria
Percurso no Google
.o0o. Pelas 18h compareci na Pires Marques para me juntar ao grupo que tinha aaceite o convite da Teresa e do João para uma voltinha ao entardecer. Como inicialmente não estava previsto eu participar, não confirmei, pelo que não tive conhecimento da alteração para as 18h30. Responderam à chamada eu, o Victor, o Pedro Mendes e o Paulo Alves, formando assim um grupo de 6 elementos com ganas de dar umas pedaladas. Saímos já próximo das 19h e rumámos ao single das Palmeiras em direcção ao Forninho do Bispo. Aí virámos à esquerda para a Casa do Zeferino, que contornámos para nos dirigírmos para a zona das queijeiras da Rebouça até alcançarmos o estradão para o Monte do Pombal. O victor rumou a Castelo Branco, por não se encontrar nas melhores condições, derivado ao calor que ainda se fazia sentir e o restante grupo continuou, entroncando no estradão para a Granjinha, virando depois à esquerda e…

"Volta Saudável"

Pensamento:
"O melhor espelho è um velho amigo"
(George Herbert)


.o0o. Altimetria
Percurso no Google.o0o. Linda manhã solarenga e límpida 4 companheiros alegres e bem dispostos, comigo 5, que também não sou mau "rapaz". (AC; Micaelo; Filipe; Martim e Dino)Trilhos fáceis e rolantes, tirando a "excepçãozinha"
Cafézinho na Lardosa com conversa animada e boa camaradagem.
Zero furos e avarias. 57 kms com partida ás 08h15 e chegada ás 11h45.
Pois claro!!! Foi assim que decorreu a nossa manhã de BTT.

Saímos da Pires Marques pelas 08h15 pelo portal do frigorífico, agora a precisar de reparação, por ter sido vítima duma "patada" de alguém que ali descarregou a sua fúria incontida!!! e rumámos em direcção à Lardosa.
Passámos por Sta Apolónia, hortas de Escalos de Cima, cruzando seguidamente a N.18-7 para apanharmos o estradão para a Ribeira do Freixo.
Aí demos início a cerca de 500 metros de subida sem grande dificuldade, virando à esquerda para o estradão que …