Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2008

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a peda…

"Aí está o verão"

Pois é!!! o Verão já chegou e com ele as temperaturas acima dos 30 graus que começam já a molestar a rapaziada e a aumentar substancialmente a ingestão de líquidos.
Mesmo assim juntaram-se na Pires Marques pelas 08h um grupo de 6 companheiros do pedal para tranquilamente calcorrearmos uns quantos trilhos. AC, Filipe; Carlos Salles, Jorge Palma, Dino e Martim, foram os elementos que hoje se agruparam para rumar aos Cebolais de Baixo com passagem no Vale dos Gagos e Maxiais, onde após uma bonita passagem num trilhos entre paredes de xisto, efectuamos uma descida de uma centena de metros em lage irregular e bastante pedregosa que deliciou a rapaziada. Continuámos num constante sobe e desce até à Serra da Olelas, por novos trilhos e single tracks, descendo depois para o Retaxo, que cruzámos pelas suas estreitas ruelas até à Sra da Guia onde rápidamente alcançámos os Cebolais de Baixo, onde parámos para o cafézinho matinal, comer algo e dar dois dedos de conversa. Dalí embrenhámo-nos na encruz…

"Raid às Termas de Monfortinho - Um dia em cheio!!"

Numa brilhante ideia do amigo Abílio Fidalgo, teve lugar no passado Domingo o Raid às Termas de Monfortinho, com a participação de 45 pedalantes e respectivos familiares, envolvendo mais de cem pessoas neste evento, onde o convívio foi "Rei e Senhor".


Aos 14 elementos que partiram de Castelo Branco, juntaram-se na Ribeira de Alpreade mais uma vintena vindos de Alcains e outro grupo em Idanha a Nova, maiortitáriamente elementos da ACIN. Num percurso mais ondulante até Idanha a Nova que se transformou em mais rolante a partir da Barragem Marechal Carmona, toda aquela caravana betêtista espalhoucôr e alegria por onde quer que passasse. Desde os mais jovens aos menos jovens, todos sem excepção contribuiram para um dia em cheio em que aliado ao, prazer de pedalar se juntou o prazer de desfrutar as últimas horas deste evento na companhia dos nossos familiares e amigos e onde certamente se conheceram novos amigos e se fomentaram novas amizades. Os abastecimentos, apesar de publicitado …

"A roçar a Gardunha"

Em mais um dia de escape ao stress quotidiano em que nos esquecemos da azáfama diária e pegamos nas nossas bikes para em conjunto com a nossa imaginação, com ela criarmos um binómio que nos liberte e nos leve por trilhos e caminhos em busca de paz e de ar puro, na companhia de alguns amigos. Para isso compareceram nesta terça feira o FMike, o Carlos Salles, o Dino, o Álvaro e eu AC. Hoje sem a companhia habitual do Filipe, que teve uma queda na última volta e danificou a bike, lá fomos ao encontro da aventura, desta vez lá para os lados da Atalaia. Com quilometragem a rondar os 80 kms e querendo estar em Castelo Branco cerca das 13h, preguei uma pequena partida à rapaziada e impus um ritmo um pouco mais rápido que o habitual. Fí-lo porque o grupo de hoje era homogénio e bastante à vontade para este tipo de andamentos, caso contrário teria escolhido outro percurso. Lá saímos da Pires Marques, pelas 08h15, rumando a Alcains e passando a Estação seguimos pelas hortas dos Escalos em direcção …