Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2009

"GR22 - Linhares da Beira/Marialva"

Neste domingo, juntou-se de novo o grupo original, para concluir a terceira etapa da bonita "Rota das Aldeias Históricas" em BTT. AC, Luís Cabaço, Silvério, Carlos Sales e João Valente, cedo se prepararam para mais esta aventura.
pouco passava das 07h quando partimos em direcção a Linhares, sob chuva, por vezes intensa, que nos iria certamente dificultar a progressão nesta bonita aventura. Pouco depois das 08h30, chegámos então a Linhares da Beira, uma aldeia histórica situada nas faldas da Serra da Estrela a 810 m de altitude. O seu bonito Castelo, construido em 1291 durante o reinado de D. Dinis, desempenhou um importante papel na defesa da Beira Alta nos primórdios da nacionalidade. A colonização romana é ainda visível em alguns troços de estrada e do seu património histórico, destaca-se a calçada romana que ligava Linhares a Mangualde e por onde demos início à nossa aventura.Depois duns valentes abanões pela técnica descida da calçada romana até quase ao Bairro da Ribeira, …

"II Raid > Castelo Branco-Termas de Monfortinho"

À semelhança do ano passado, realizou-se ontem, Domingo 21, o segundo passeio convívio, com o cunho do amigo Fidalgo, que teve início cá no nosso burgo, a bonita cidade de Castelo Branco e a fronteiriça povoação de Termas de Monfortinho, mais própriamente nas Piscinas do Clube de Caça e Pesca das Termas de Monfortinho, um local aprazível e onde se podem desfrutar de belos e relaxantes momentos. Passo a publicidade empresarial.
Não me vou alongar sobre o evento, pois foi práticamente uma cópia fiel do ano transacto, inclusivé a grande maioria dos participantes. Com partida pouco depois das 07h nas Docas, para mim na Rotunda da Pires Marques, onde aguardei pela passagem do pessoal, lá fomos pedalando e conversando em direcção ao nosso objectivo, onde as respectivas famílias nos aguardavam para connosco passarem uma tarde degustativa e de lazer.

Com abastecimentos bem delíneados e estruturados, a rapaziada lá se foi refrescando e hidratando, uns com água com baixo grau de salinidade e outro…

"Uma volta por Monforte da Beira"

Ontem, quarta feira, foi dia de pedaladas.
Após uma semana de mini férias, onde dei o "salto" até aos Pirinéus" para preparar a "Transpirenaica", travessia que pretendo efectuar em Setembro com a minha "asfáltica" e que ligará Argelés-sur-Mer, no Mediterrânio a S. Jean de Luz no Atlântico, cruzando toda a cordilheira Pirenaica em seis etapas, onde tentarei "conquistar" algumas das míticas montanhas do "Tour" . . . Mont Luis, Font Romeu, Col de Port, Peyresourde, Portet D'Aspet, Col de Ares, Col D'Aspin, Col du Tourmalet, Col du Solour, Col D'Aubisque, Col D'Osquich, entre outros. Venha Setembro e a ver vamos!!! Na Pires Marques compareceram hoje o Filipe e o Carlos Sales para mais umas pedaladas descontraídas, desta vez até Monforte da Beira. Saímos pelas 08h10 e passámos pelo S. Martinho, Cagavaio e Monte do Chaveiro, atravessando o Rio Ponsul pela velha ponte romana e virando à esquerda, subimos para o Monte Negret…

"GR22 > Piodão - Linhares da Beira"

No passado domingo, agora privados de dois excelentes companheiros, o Luís Cabaço e o Carlos Sales, que desta vez não nos puderam acompanhar, demos continuidade à saga que nos propusemos concretizar . . . A Grande Rota das Aldeias Históricas, concluindo a segunda etapa entre a Xistosa Aldeia de Piodão e a Muralhada e Medieval Aldeia de Linhares da Beira.
Para chegarmos a Piodão, valeu-nos a minha esposa, que acompanhada da minha filha Daniela nos foi levar ao ponto de partida . . . Piodão. Já para o regresso, contámos com o voluntariado do nosso amigo Fidalgo, que nos foi buscar a Linhares da Beira e nos trouxe de regresso a casa. Partimos de Piodão já depois das 09h e logo para abrir o apetite uma subida que nos levou ao estradão que contorna a serra fronteiriça a Piodão e que nos proporcionou imagens de rara beleza.
Depois acabou-se o tempo para apreciar com tanta acalmia as fenomenais paisagens e segui-se um trio de descidas bem inclinadas em que toda a atenção era pouca, pois além da …