Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro, 2009

"VI Raid AC-Trilhos e Aventuras"

O dia 8 está chegando e a malta pronta para mais um Raid por terras beirãs, com passagem pelas extensas terras de montado dos Vales do Malhapão, Farropa, Grifo, Caldeireiro e Vale de Paio, transpondo seguidamente, entre quelhas e caminhos dissimulados entre olival, a bonita serra de Monforte, para na aldeia efectuarmos a primeira paragem.
Numa primeira passagem a vau pelo Rio Aravil, subimos até às Soalheiras, onde vista se perde em longínquas paisagens até à terra de nuestros hermanos. Visitaremos a antiga e abandonada aldeia dos Alares e subiremos, até vislumbrarmos lá ao longe, a Aldeia de Rosmaninhal, acantonada na extremidade dum bonito vale e onde é previsto almoçarmos. Em percurso ondulante regressaremos e, à passagem pela Aldeia de Cegonhas, desceremos novamente para o Rio Aravil que mais uma vez atravessaremos a vau. Sobe-se para a Herdade dos Paredinos e na zona do Monte do Grilo, entraremos em trilhos mais entretidos, entre singles e passagens singulares, contornaremos a Barrag…

"Lurgo da Nogueira e Alpreade"

Hoje, na companhia do Pedro Barroca e do Filipe, malta serena e que gosta dar umas pedaladas descontraídas, resolvemos ir lá para os lados do Lurgo da Nogueira e Alpreade. Saímos como habitualmente da Pires Marques, pelas 08h10, e pelas Fontainhas, passámos o Alagão e a Quinta do Curral do Prego, hoje sem a presença do temido canino, contornámos o Arraial do Monte Brito e pelo Alto da Cancelinha e Quinta da Espadaneira, chegámos a Alcains. Pelos suburbios, passámos a Estação e rumámos à Lousa, com passagem pelos Escalos de Cima. Na Lousa, efectuámos a paragem matinal para o cafézinho da praxe e seguidamente, orientámo-nos em direcção ao bonito Vale do Lurgo da Nogueira, local onde eu pessoalmente gosto de pedalar e a cujas paisagens não consigo ficar indiferente, pedalando sempre devagar naquela zona, para assim as poder apreciar calmamente. Chegados à Ribeira de Alpreade, cujo caudal ainda não existe nesta época do ano, pois a chuva ainda não fez a sua aparição de forma a criar caudal n…

"Uma voltinha desnivelada"

Com os terrenos em transformação, a transitarem do poeiento para o pesado e lamacento, torna-se mais difícil e divertida a progressão, especialmente em trilhos mais agressivos, bem ao gosto de alguns companheiros, desta coisa de andar a sujar as bikes e as licras e dar cabo do cortiço, palmilhando kms por nenhures, em busca de prazer, emoção e adrenalina, em perfeita comunhão com a natureza. Para a aventura de hoje, compareceram na Pires Marques, AC, Silvério, Nuno Eusébio, Pedro Barroca, Nuno e o Carlos Sales. Saímos em direcção a Sta Apolónia e com passagem pela Rabaça chegámos a Caféde, onde já com alguma saudade, fomos fazer uma visitinha à Dª. Júlia, no seu modesto café, que logo nos presenteou com uns bolinhos, para acompanhar o cafézinho matinal. Num percurso hoje escolhido, onde os trilhos eram na sua maioria novos e pouco pedalados, seguímos até ao Freixial, com passagem pela Santa Catarina. Rodando à esquerda rumámos ao Juncal e em adrenalínica descida, depressa chegámos às tapa…

"Aí está a chuvinha"

Apesar as chuvadas de ontem e esta madrugada, eu e o Pinto Infante, resolvemos ir dar umas pedaladas descontraídas, sujar as bikes com os primeiros barros e sentir as primeiras escorregadelas. Pelas 08h e em simultâneo, lá comparecemos na Pires Marques, como préviamente combinado. Após um compasso de espera, não fosse aparecer algum "bikedependente" como nós, pois o bom senso mandava continuar a "ronronar" no vale dos lençóis. Mas de facto, não chovia. Apesar das nuvens ameaçadoras, resolvemos ir tomar a matinal dose de cafeína aos Lentiscais. Numa boa, dando dois dedos de conversa quando o trilho o permitia, lá fomos ganhando terreno, mais ou menos rápidamente, consoante fosse subida ou descida, até que chegámos aos Lentiscais, após passarmos pela base do S. Martinho, Montes dos Cagavaios, Chaveiro, e Picados. Tomámos o café no Centro de Dia da aldeia, onde áquela hora, já por ali deambulavam alguns idosos e entre eles o "Ti Cabaço",(não é parente) aposentado…

"V Trilhos da Raia"

BTT a "Rodos"!!!É assim que eu defino a 5ª. Edição dos Trilhos da Raia. A verdade, é que nos anos em que tenho participado neste evento, já com marcação vitalícia, no meu calendário de eventos, acabo sempre por ser surpreendido, pela positiva, pela malta da ACIN. Em cada ano que passa, a ACIN,empenha-se em apresentar um percurso cada vez mais bonito e diversificado. E Este ano, foi para mim, semplesmente "espectacular"!!! Bons trilhos, com singles, daqueles que até fazem tremideira, subidas e descidas para todos os gostos, as Aldeias do costume, pois essas não se podem alterar, pessoal empenhado e uma organização, que já atingiu um nível difícil de superar. O almoço, bem, o almoço também é o do costume, aquele que a malta gosta mais, o afamado porco no espeto e a bela loirinha a brotar à descrição daquelas torneirinhas cromadas. Que mais se pode desejar após uma bela manhã plena de btt!! Quanto a mim, logo pela manhã, aprontei-me, coloquei a bike no suporte do carro e pel…