Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Março, 2010

"Treino para o SRP160"

Sexta Feira Santa, dia 2, eu, o meu irmão Luís e o Silvério, vamos efectuar o derradeiro treino de "endurance" com vista à nossa participação no Srp160.
Quem esteja ávido dum bom "empeno" pode juntar-se à malta que concentra pelas 08h na Pires Marques. O percurso é circular, com cerca de 130 kms e decorre por diversificados trilhos, cruzando as aldeias de Escalos de Baixo, S. Miguel D'Acha; Martianas; Monte Leal; Donas; Alcongosta; Castelo Novo; Atalaia do Campo e Vale da Torre e não tem hora de chegada.
È um percurso duro e com uma altimetria já assinalável e que para nós serve de castigo por nos metermos nesta alhada de querermos concluir o SRP160 com um percurso efectivo de 162 kms nas 12 horas permitidas.
Lá dizia o saudoso "António Variações" . . . quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga!!!

Já agora, esta volta é em completa autonomia, ou seja . . . entre ajuda sim, a partir daí !!! Quem "der o berro" chama a assistência num local s…

"II Raid Bttalbi"

Para comemorar o 2º. aniversário do seu blog dedicado às duas rodas sem motor, o amigo João Afonso, à imagem do ano transacto, resolveu presentear-nos com mais uma bonita jornada de Btt, animada por 18 companheiros que aderiram a esta manifestação de amizade e camaradagem e que o João bem merece. Se no ano passado o percurso escolhido foi bem bonito, o deste ano nada ficou a dever ao anterior. Muito empenho e bonitas escolhas, trilhos bastante diversificados e da sua colecção de singles, sairam uns quantos que a malta adorou e ainda mais, quem os fez pela primeira vez. O dia, esse também colaborou com o aniversário do blog do João, pois foi mesmo excepção no tempo incerto de há algum tempo a esta parte. Saímos de Castelo Branco após o cafézinho tomado numa pastelaria defronte da "IPERDEL", rumando seguidamente em direcção a Vila Velha de Rodão com passagem na Represa e zona dos Ratinhos e nas proximidades dos Perais fomos ao encontro dos trilhos percorridos o ano passado na Açaf…

"Por terras da Navancha e Lurgo da Nogueira"

A manhã hoje nasceu enevoada, mas depressa se dissiparam a maioria das nuvens, dando origem a uma bela manhã de Btt.
Na companhia do Nuno Eusébio, resolvemos hoje efectuar um passeio um pouco mais "soft" e mais virado para a componente paisagística.

Os trilhos . . . esses são ainda uma dor de cabeça com as peripécias que nos proporcionam e as armadilhas com que nos surpreendem e que temos que ultrapassar.

Saímos da Pires Marques pouco depois das 08h e rumámos à quelha dos Desembargadores, onde uma boa piroga, faria melhor figura que as nossas bikes.
Mas a diversão suplantou em muito as dificuldades, tanto mais que serviu também para testar logo nos kms iniciais a nossa capacidade técnica neste tipo de terrenos.
Adentrámo-nos na Quinta do Curral do Prego, que nos deu acesso ao Monte Brito, seguindo depois em direcção à Quinta de Sta Apolónia.
Após a Estação, seguimos pelos estradões que nos conduziram aos Escalos de Cima e seguidamente à Lousa, onde parámos no Café da "praxe&q…

"Serra do Perdigão e Rio Ocreza"

Hoje voltei a trabalhar num dos vários projectos que tenho em mente. O de hoje, trata-se duma travessia até à Sertã, com passagem por diversas zonas montanhosas de inegável beleza e que partilha também alguns trilhos, com o trajecto de 2010 da minha peregrinação Castelo Branco - Fátima a realizar em 09/10Out, onde o percurso é 100% novo e 30 kms mais curto, mas também 30% mais difícil e 200% mais adrenalínico e com um entorno paisagístico e cultural mais profundo. Pelas 08h30 peguei na minha Top Fuel, e fui até à Serra do Perdigão, Ladeira e encostas do Rio Ocreza, "limar umas arestas" numa sequência de trilhos até ao Peral. É uma zona "esforçada" mas com paisagens maravilhosas, que por enquanto vou limitar, deixando-as em primeira mão para quem se aventurar neste percurso. Fiz o percurso até ao Perdigão com a bike na viatura e dalí deambulei numa panóplia de trilhos para trás e para a frente, em círculo e zigue-zag, até conseguir o que tinha como objectivo. Após 30 su…

"V Trilhos da Açafa"

Pelo 5º. ano consecutivo o Núcleo dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Rodão organizou o já afamado Passeio dos "Trilhos da Açafa" Se no primeiro ano, quem se deslocou a Vila Velha de Rodão, ficou surpreendido com a capacidade organizativa e com a beleza e escolha dos trilhos, após cinco anos, sempre em constante melhoria, este grupo de amigos, a maioria deles amantes do btt, ainda nos continua a surpreender. Sobre o passeio em si, creio que tudo já foi dito, quer nos blogs conhecidos, quer nalguns foruns, por isso nada mais tenho a acrescentar, a não ser que, de todos os passeios em que já participei e já foram muitos, este foi de todos um dos que mais me marcou. Sobre a minha participação, esta também é algo resumida. Cheguei a Vila Velha de Rodão pelas 08h10 e o recinto já fervilhava com malta de vários pontos do país, uns no secretariado a levantar os respectivos dorsais, outros já de volta das diversas mesas repletas de iguarias, onde a dificuldade era a escolha. Reví …

"Uma volta só para gulosos"

Depois de um interregno nas pedaladas de btt, fui hoje juntar-me à malta da GNR, que também costuma dar umas voltas às quartas feiras.
Assim, pelas 09h, lá estava eu mais o Zé Luís à porta do Quartel conforme préviamante combinado. O Pinto Infante atrasou-se um pouco e acabámos por sair pelas 09h30 com os olhos postos na Padaria dos Amarelos e com a "gula" de nos mandar-mos aos afamados croissant´s de chocolate. Mas antes, tinhamos que nos divertir e para tal, andámos pelos trilhos da Talagueira e encostámo-nos à A23, onde num sobe e desce constante, chegámos às Benquerenças. Dos seis elementos que compunham o grupo de hoje, cujos nomes não conheço na totalidade, alguns ainda não conheciam as ruínas das Benquerenças Velhas e o seu curtido, apesar de curto, single track, pelo que foi mesmo para aí que nos dirigímos. Após a foto de grupo rasteirinha, e isto, porque o amigo Pinto Infante de cada vez que tira uma das suas fotos artísticas em grupo, deita-se sempre para manter o alin…