Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2010

"Pelas Barragens do Açafal e Coutada"

Hoje, quarta feira, fui dar umas pedaladas com o Pedro Barroca e com o Tiago, um companheiro do BttOledo e com quem tive o prazer de partilhar a aventura da Travessia da Serra do Sicó. Resolvi levá-los hoje lá para os lados de Vila Velha de Rodão e dar uma espreitadela às bonitas Barragens do Açafal e da Coutada, nos Tamujais. Em bom ritmo, saímos da Pires Marques em direcção à Azinheira, continuando depois já com a ideia de parar na Padaria dos Amarelos para a habitual "degustação" do panike de chocolate, acompanhado desta vez com "panacahê". Experimentem!!! Cruzámos as Sarnadas e embrenhámo-nos em zonas de eucaliptal e matagal com algumas descidas bastante curvilíneas, onde pedalar foi um gozo. Mas quem desce também tem de subir. E foi isso que fizemos até à Atalaia. Fomos dar uma "espreitadela" a um dos singles junto à aldeia, mas este, nesta altura do ano, assim como quase todos os singles, encontrava-se bastante sujo com erva bastante alta, e para mim, n…

"Uma visita ao Malhadil"

Hoje, na companhia do Pedro Barroca, agora ávido de "absorver" kms e do Nuno Eusébio, que antes, foi ainda tirar umas batatinhas desde as cinco da "matina", fomos dar umas pedaladas até ao praticamente abandonado lugar do Malhadil. Uma bonita volta, apesar de estar recheada de alguma dureza, acrescida do calor que hoje se fez sentir. Mas os andamentos ajustam-se e o gosto de pedalar anula esses pequenos itens. Eu e o Pedro fomos buscar o Nuno a casa e seguimos pela zona das Piscinas e Talagueira em direcção às Benquerenças, onde parámos para a dose matinal de cafeína. andámos entretidos a galgar uns singles recheados de calhaus descendo seguidamente para a Foz da Líria apreciando as bonitas paisagens proporcionadas pelo Vale do Ocreza. Subimos aos Calvos e rumámos ás Teixugueiras e Vale da Sertã e pouco depois estávamos no Malhadil. Foi com algum sofrimento que abandonámos aquele velho casario, não por tristeza, mas pela dura subida que tivemos que enfrentar até ao estr…

"III Raid Castelo Branco - Termas de Monfortinho"

Pelo terceiro ano consecutivo, o Abílio Fidalgo proporcionou a um bom lote de amigos e praticantes de Btt, a oportunidade de concluirem a ligação entre Castelo Branco e as Piscinas do Clube de Caça e Pesca das Termas de Monfortinho em btt, com passagem por Escalos de Baixo, Idanha-a-Nova, Barragem Marechal Carmona, Alcafozes, Toulões e Torre. A malta distribuíu-se pelos trilhos em pequenos grupos, onde a animação era constante e o divertimento a tempo inteiro. Abastecimentos não faltaram, à imagem dos anos anteriores, mas cada vez com uma riqueza gastronómica mais apurada. A "Bôla" este ano foi a delícia dos praticantes da "gula" e para os simples provadores, estava uma delícia. Bebida não faltou, entre água sumos e a muito requisitada "loirinha", este ano menos que em anos anteriores. Porque será...!? Umas pequenas avarias, todas elas resolvidas e umas quantas quedas, felizmente sem consequências graves, também estiveram presentes no percurso deste ano e que …

"Trip Trail Geopark Naturtejo"

Em equipa com o Nuno Eusébio, fomos pioneiros na primeira Edição do Trip Trail Geopark Naturtejo,uma organização da Horizontes e únicos participantes de Castelo Branco. Uma prova com uma dureza já considerável e com um traçado bem conseguido e rico em termos paisagísticos. Sei que à partida, o projecto tinha uma outra dimensão, mas que derivado a compromissos não assumidos, nomeadamente pelo Geopark, veio condicionar bastante a organização, que se viu obrigada a alterações de última hora, mas que ainda assim e em meu entender, conseguiu apresentar um projecto bem conseguido, com um bom traçado e uma equipa jovem e dinâmica, fazendo votos que a Horizontes não se fique pela primeira Edição, pois há muito para mostrar cá no nosso querido interior.
Quanto à prova em si, a expectativa era grande e o desafio estava aí, mesmo em cima da linha de partida no primeiro dia. Eu sentia-me preparado e o meu companheiro Nuno tinha-se aplicado no último mês, mas eu sabia à partida que este desafio lhe ir…

"VII Raid AC - Trilhos e Aventuras"

Já em fase de edição hà bastante tempo, este meu "VII Raid", mais não foi que uma travessia transibérica, com a ligação da cidade de Cáceres a Castelo Branco. Muito trabalho de pesquisa, muitas horas no terreno e lá acabou por saír. . . 162 kms de pura adrenalina, com uma altimetria que eu costumo apelidar de distendida e cerca de 45 kms de senderos, (single tracks, carreiros, veredas, riscas, o que lhe queiram chamar) que nos deu horas de enorme gozo. Uns ainda bem visíveis, outros nem tanto, alguns foi seguir o track à risca e ainda, a ligação por searas e zonas de pasto e margaça, onde já pouco eram conhecidos os singles, mas 100% cicláveis. Estradões percorridos a alta velocidade, bonitas povoações e muitas "fincas" com portões para abrir e fechar, também fizeram parte da aventura de hoje, assim como a passagem sorrateira e cautelosa entre manadas de gado vacum, que diga-se em abono da verdade . . . bem merecem o nosso respeito, pelo menos o meu. eh eh eh!!! Com lo…