Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2011

"Belgais"

Hoje, tive como companheiro de pedaladas, o Jorge Palma. Com pouco tempo e horário apertado, idealizámos uma volta relativamente pequena e com uma bonita envolvente panorâmica. Fomos até Belgais, ainda não hà muito tempo, nas luzes da ribalta, quando habitada pela pianista Maria João Pires. Saímos da cidade pelas 09h30 e rumámos aos Escalos de Baixo, onde parámos no café "O Lanche", não para lanchar, mas para ingerir a matinal dose de cafeína. Seguimos depois em direcção à Monheca, onde virámos à direita para a panorâmica "estradinha" que seguimos até a seu términus, a parte alcatroada, em Belgais. Parámos no início da descida áquele belo recanto, para nos deliciarmos com a bonita paisagem sobre o Vale do Ponsul, hoje envolta numa ténue neblina, que lhe dava um ar quase fantasmagórico. Parámos depois na entrada da propriedade, onde nos demorámos um pouco à conversa, observando aquela pitoresca propriedade. No regresso, esperáva-nos a subida, que hoje, até deu para ir na c…

"Só para chatear o stress"

Depois da excelente e pitoresca aventura de ontem, pela Serra da Gardunha e Cova da Beira, fui hoje dar uma voltinha com a asfáltica, ao jeito de recuperação ativa. Como leitor habitual do Blog do Cavaca, lembrei-me, que ele hoje vinha cá para as minhas bandas e, como tal, nada melhor para descontrair um pouco, do que fazer uma visita a um amigo. Apesar de só termos "rolado" juntos uma única vez, esta foi intensa e bastante enriquecedora, pela forma como fui recebido e pela explêndida camaradagem que encontrei naquele grupo. Saí de casa já passava das 08h30 e fiz-me à estrada, com passagem em Escalos de Baixo e Escalos de Cima, até chegar a S. Gens. A minha "Giant", talvez por a ter preterido nos últimos tempos, pela Trek, não colaborou lá muito bem, com uma prisão no cabo de mudanças, tendo a maioria das vezes de meter mudanças puxando o cabo, lembrando-me os velhos tempos em que as mudanças eram no tubo, junto à testa do quadro. Lá vou ter que lhe dar um pouco de at…

"Rota da Pedra Hera"

Hoje, na companhia do Carlos Sales e aproveitando a linda manhã de outono, com perfil primaveril, resolvemos ira fazer uma "betêtada" para a sempre bonita Serra da Gardunha. Fui buscar o Carlos, com a minha "ramona" pelas 07h30 e fizémo-nos à estrada, em direção ao Fundão. Deixámos a viatura logo à entrada da cidade, na rotunda e, fomos tomar a matinal dose de cafeína à pastelaria, já habitual nas andanças velocipédicas. Preparámos as bikes e restante material e demos início à nossa intensa aventura de hoje. Saímos da cidade (Fundão) pelas piscinas e passámos pelas traseiras da Quinta do Convento e Sra do Miradouro, para enfrentarmos logo de início, uma das mais duras subidas do dia, à Quinta da Serrana. Aí, virámos à esquerda e subimos à Azenha Nova, para nos deliciarmos seguidamente, com uma fenomenal descida, longa e algo técnica, para a zona das Quintas de Alcambar e Pedra Hera. Num constante sobe e desce, com fenomenais paisagens sobre a Cova da Beira, chegámos a Al…

Serrasqueira e Coutada

Após mais dez dias sem dar ao pedal, lá resolvi ir fazer mais uma incursão ao trilhos, na companhia do Carlos Sales. Combinámos tomar a matinal dose de cafeína na Pastelaria a "Ministra", pelas 08h00. Pelas 08h15, já rumávamos ao "mato" com forte ameaça de chuva, mas, mesmo assim, resolvemos seguir o plano elaborado, que consistia em ir dar umas pedaladas até à Serrasqueira e contornar a Barragem da Coutada. Saímos pela Talagueira e Baixo da Maria e descemos para a Ribeira da Canabichosa, que cruzámos, subindo ás Benquerenças. Divertimo-nos por ali um pouco, nalgumas trialeiras escorregadias e passámos a aldeia abandonada da Azinheira rumo à Represa. Desta vez, não fomos à "angelica" do Ti Oliveira e continuámos em direção aos Amarelos, onde parámos para o "panike" da praxe. Por ali nos mantivemos um pouco à conversa, pois pressa não havia, apesar da chuva, que já há algum tempo nos vinha a querer apoquentar. Depois de passar pela Estação de Sarnadas d…

"Uma manhã relaxante".

Na agradável companhia do Carlos Sales e, apesar da ameaça de chuva e vento fortes, fui dar uma voltinha de btt, ou melhor, ciclocross, pois hoje pedalei na minha Spec Crux. Sem percurso integralmente definido, fomos um pouco ao sabor da "onda". Juntámo-nos na Pastelaria "A Ministra", onde tomámos o cafézinho matinal e seguimos em direção à Piscina Praia, onde constatei que o lago está completamente vazio e, segundo o Carlos, encontra-se assim, para limpeza. Saímos para os trilhos, a juzante da Barragem da Talagueira, onde tivemos o primeiro contato com a lama. A margem direita da barragem encontrava-se repleta de pescadores, que também eles, estavam a iniciar o seu desporto favorito. Começou então a chover, com algumas pingas grossas. Não era lá muito animador. O Carlos vestiu o impermeável e continuámos, alheando-nos da chuva. Atravessámos a ribeira mais à frente e fomos em direcção ao Baixo da Maria. Entrámos no pinhal, para pedalarmos num trilho engraçad0 e voltámo…

"Escapadela"

Esta semana, estive de novo parado, no que toca às lides ciclisticas. Não só pelo tempo instável, mas também, por algum mau estar e falta de incentivo. Será passageiro certamente!!! Hoje, arrastado pelo amigo José Luís, lá fui dar uma voltinha com a asfáltica. Fui ter com ele e com o Vasco aos Escalos de Cima e rumámos à Lardosa, onde tomámos café no "Tá-se Bem". Cruzámos com a rapaziada do Continente e continuámos o nosso passeio, pela panorâmica estradinha da Barragem da Marateca, até Tinalhas, continuando por Freixial e Juncal, até ao Salgueiro do Campo, onde virámos à esquerda, rumo à cidade. O dia augurava chuva, com algumas nuvens bastante ameaçadoras, mas a manhã, manteve-se enxuta, livrando-nos da presumível molha. Já na cidade, onde chegámos ainda bastante cedo, parámos no Café da "Rotunda da Racha", para beber algo e dar dois dedos de conversa. Os meus dois companheiros, regressaram à Lardosa e eu, dei por terminada a minha voltinha de hoje, com os um pouco &…