Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2012

"Orca"

Hoje, na companhia do Jorge Palma e do Filipe, fomos dar uma voltinha "alcatrónica". Saímos da cidade pelas 09h30 e tomámos o rumo à Lardosa, com passagem por Escalos de Baixo e de Cima. Parámos no "Tá-se Bem" para o cafézinho da manhã, seguindo depois por Vale da Torre, Zebras e Orca. Este troço de estrada está em manutenção, para levar um tapete de alcatrão, que espero seja para breve, pois é um percurso panorâmico e onde a rapaziada das asfálticas poderá afastar-se um pouco das vias paralelas à A23, logo, ao bulício dos automobilistas a furtarem-se ás portagens das SCUT. Na Orca, virámos à direita e fomos até S. Miguel D'Acha, continuando por S. Gens e de novo Escalos de Cima e Escalos de Baixo, entrando na cidade pelas 13h, com 73 kms percorridos numa manhã primorosa, apesar de um pouco fria e na companhia de rapaziada que gosta de dar ao pedal, para descontrair, como diz o meu irmão Luís. Fiquem bem Vêmo-nos nos trilhos . . . ou fora deles. AC

"Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções"

Hoje, juntaram- se para a voltinha domingueira de Btt, 16 companheiros com vontade de dar umas pedaladas por esses campos fora, em sintonia com a bonita manhã com que hoje fomos brindados. Pouco depois de termos dado início a esta nossa pequena aventura, o Fidaldo, preocupado com a "avózinha", disse que sem ela não ía a lado nenhum!!! Pois é, a avózinha, talvez porque dela exigem bastante trabalho, começou a perder parafusos e o nosso amigo Fidalgo, teve que regressar à "base" para resolver o problema, pelo que ficámos privados da sua companhia. O numeros pelotão lá partiu para os trilhos com o ponteiro a passar pelas 08h15. Com rumo aos Escalos de Baixo, localidade onde tomaríamos a matinal dose de cafeína, passando pelo Alagão onde ficaram surpreendidos com a dimensão da obra para a construção do novo aérodromo de Castelo Branco. Entrámos no Curral do Prego, onde tivémos acesso ao Monte Brito e logo depois à Vinha do Marco, que antecedeu a nossa paragem para a dose de…

"Serra da Carrapata e da Gardunha"

Hoje, era um dos dias não muito convidativos para dar umas pedaladas.Algumas nuvens a acomodarem-se no céu e um vento forte e frio. De cortar orelhas!!! Mas nem isso me demoveu. Saí de casa pelas 07h15, fui buscar o Carlos Sales e rumámos ao Fundão. Como já vem sendo habitual, tomámos o cafézinho matinal e o bolinho da praxe, na pastelaria. Preparámos as bikes e restante material e fomos para os trilhos. Hoje iríamos subir à Serra da Carrapata e pelos Enxames, à Serra da Gardunha. Saímos do Fundão pela Quinta das Nogueiras, com o relógio já a passar pelas 08h30 e encostámos à Ribeira de Alcambar até práticamente à sua foz, na Ribeira da Meimoa, passando pelo Tendeiro e Quinta do Cortiço. Cruzámos a estrada e passámos a ponte sobre a ribeira e fomos agora em direção a Alcaria, pela Tapada dos Frades e Barreiros. Passámos sob a A23 e subimos pelo Estreitinho à Torrinha, Penedia e Monte Serrano, descendo depois à Quinta das Paiãs, para pouco depois, entrarmos na Aldeia do Ferro, que cruzámos s…

"Por terras de montado"

Eram 07h30 e eu a olhar para o teto do quarto. Nahhh!!! Isto não é vida. O facto é que me apetecia ir "vadiar" um pouco. Pequei no "Tanganho", pensei um pouco e decidi ir até à zona de montado, pedalar por entre sobreiros e azinheiras ali para os lados de Monforte da Beira. Já há uns tempos que ando para dar uma olhada a uns trilhos ali para os lados do Monte Barata e Vale de Paio e hoje, foi o dia. Pelas 08h30, pus pés no pedal e fui em direção ao single do Quinteiro, onde entrei nos trilhos. Passei no Monte do Forninho do Bispo e fiz todo o sobe e desce até ao VG do Alcaide, lançando-me seguidamente descida abaixo até ao Monte do Jambum, onde entrei no estradão para o Monte da Ponte e Ponte do Ponsul. Subi depois ao Monte do Pardal e com passagem no Picado de Baixo e de Cima, entrei no asfalto, que segui até ao VG da Farropa, onde tomei a direção do VG da Sapateira, mesmo ao malhão do Monte da Granja dos Castelos. Continuei as minhas pedaladas e desci para o Monte do …

"Serra de S. Brás"

Hoje de manhã, resolvi juntar-me à rapaziada das Docas, para a voltinha domingueira de Btt. Juntámo-nos oito companheiros, ávidos por umas boas pedaladas, tanto mais que a manhã de hoje estava mesmo apetecível para a prática da modalidade. Desconhecia completamente o percurso e nem me incomodei muito em saber de antemão. Sabe bem de vez em quando seguir o guia!!! Saímos da cidade por asfalto até ao Penedo Gordo, onde entrámos nos trilhos, em direção à Ponte de Ferro. Subimos ao Palvarinho e pelo Casal da Bica, chegámos ao Salgueiro do Campo. Passámos seguidamente pela Cruz das Almas e com uma fugaz passagem pelo Vale do Santo, subimos à Serra de S. Brás. Subida que nunca tinha feito e que, a pedalar, ficou ainda por fazer. Um espinho cravado, que tenho que arrancar!!! Descemos a Serra e tomámos a direção das Ferrarias, já com os olhos postos no Ninho do Açor, onde parámos para o cafézinho da manhã. Do Ninho seguimos em direção à estrada de ligação à aldeia, pois o trilho delineado estava agor…