Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2012

"Passeio pela Marateca"

Hoje foi dia de voltinha com a "asfáltica"! Juntei-me ao Jorge Palma e ao Paulo Jalles pelas 09h na Rotunda da Racha e fomos passear até à bonita Barragem da Marateca. Saímos em direção a Caféde e após a passagem pela povoação, virámos à esquerda para a estradinha panorâmica que nos levou à Póvoa de Rio de Moinhos. Aqui tomámos o cafézinho matinal e respetivo bolinho na pastelaria na zona nova e seguimos até à Barragem da Marateca, onde parámos para apreciar aquela bonita panorâmica. Continuámos até entroncarmos na N.18 e umas centenas de metros mais à frente, voltámos à Marateca, pela estrada do Louriçal.  Sensivelmente ao meio, voltámos à direita para outra estreita estradinha, entre hortas, até à Soalheira. Cruzámos a povoação e seguimos de novo até à N.18 continuando até à Lardosa. Daqui, fomos até Escalos de Cima e logo depois, Escalos de Baixo, já em direção à cidade, onde entrámos após 67 kms pedalados uma fria manhã de inverno e com um sol maravilhoso. Um passeio sem s…

Viagem pelos "Ossos da Terra" e à descoberta dos "Segredos do Vale de Almorão"

Aproveitando a disponibilidade e a vontade do Abílio Fidalgo para dar umas pedaladas de Btt fora do "quintal", convidei-o para ir comigo editar uns trilhos em redor da Serra das Talhadas. Saímos da cidade já perto das 09h e rumámos à bonita aldeia de xisto da Foz do Cobrão, onde tinhamos a intenção de ingerir a matinal dose de cafeína. Quer o café da Foz do Cobrão, quer o da entrada de Sobral Fernando estavam fechados. Andava tudo à azeitona, aproveitando o dia que se previa solarengo. Preparámos as bikes e o restante material e depois de cruzarmos a aldeia, entrámos na estrada para a Ladeira, para um pouco mais à frente entrarmos nos trilhos. Aquela zona ainda apresentava alguma nebulosidade, mas depressa se desvaneceu. Acompanhámos o rio Ocreza, agora com um grande caudal, até à ponte que dá acesso ao Vale da Mua. Um pouco antes da ponte, dei de caras com um amigo e antigo colega, que por ali andava na apanha da pouca azeitona nalguns dos olivais que por ali tem nas encos…

"Granja de Belgais"

Hoje foi dia de "fininha"! Na companhia do Jorge Palma, saímos pelas 09h00 com as nossas asfálticas para um passeio calmo e retemperador. A ideia de hoje, era irmos até à Granja de Belgais e  absorver as belas paisagens proporcionadas pelo Vale do Rio Ponsul. Fomos iniciamente em direção a Caféde e seguimos até Alcains. Cruzámos a povoação e passámos pelos Escalos de Cima em direção aos Escalos de Baixo, onde parámos para tomar a matinal dose de cafeína. Aqui estivémos cerca de meia hora à conversa, alheando-nos completamente do tempo e usufruindo desta magnífica manhã para a prática do ciclismo. Já de novo em marcha, fomos então até ao alto da Monheca, onde virámos à direita para a Granja de Belgais. O acesso a este bonito local faz-se por uma estreita estrada panorâmica e com bom piso, onde, como hoje, com um céu limpo, se alcança até á zona da raia e até às primeiras formações montanhosa na nossa vizinha Espanha. A descida ao vale é bastante bonita nesta altura do ano, com …

"Camões, Martim Branco e Barbaído.

Hoje, apesar do céu bastante nublado e a ameaçar umas pingas, fui mais o Carlos Sales dar umas pedaladas. Num lamento, o Carlos lá disse que nunca tinha ido à bonita Aldeia de Xisto de Martim Branco. Claro! Já nem dormia descansado se o não levasse lá!!! eh eh eh!!! Combinámos juntar-nos pelas 08h30 na Pastelaria "A Ministra" e foi por essa hora que nos encontrámos. Após o cafézinho da manhã lá rumámos aos trilhos. Passámos a Piscina Praia, contornámos a barragem da Talagueira e tomámos o rumo do Monte da Barreira, com passagem na Abeceira e Casas do Formigo. Mais à frente virámos para a Casa do Rouxinol. Ía com ideia de nos divertirmos pela trialeira utilizada pela malta do TT, mas vi logo que hoje estava impossível. A malta tinha lá andado no dia anterior, ou no fim de semana passado e estava tudo revoltado. Descemos pelo trilho normal. Passada a Ponte de Ferro, junto à Azenha do Santo, subimos ao Palvarinho onde efetuámos a primeira paragem para beber uma coca e comer a…

"Malpica do Tejo"

Hoje era dia de "rancho melhorado" e união de família. Por isso, fui fazer duas horas e meia de "asfaltina", pois ainda tinha que ir de viagem. Por outro lado, já estava na hora de tirar o cheiro a mofo à fininha!.O dia hoje amanheceu bonito e apetecível para um bom par de pedaladas. Saí de casa pelas 08h e tomei o rumo de Malpica do Tejo. Parei na ponte sobre o Rio Ponsul, olhando para o recanto onde habitualmente os pescadores esperam pacientemente enganar algum peixe. Nada. Ainda era cedo e as águas iam um pouco revoltosas e barrentas. Mas dizem os entendidos, que assim é bom para a pesca do barbo. Será!!! Continuei as minhas pedaladas, hoje quase pachorrentamente, com um outro olhar sobre os campos, agora bastante encharcados, derivado á pluviosidades dos últimos dias. Todas as ribeiras levavam hoje bastante água. Cheguei a Malpica e parei no café Sacul, onde calmamente beberiquei a malguinha cafeínica à conversa com o meu primo Arlindo. Que dia prazenteiro pa…

"Uma Santa Volta"

Hoje era dia de teste e afinações na Santacruz Tallboy. Uma 29er FS que veio substituir a Trek Top Fuel 9.9 SSL de roda 26. Há um ano que dei as minhas primeiras pedaladas numa 29er. Testei alguns modelos e fiz as minhas escolhas. Esta Tallboy é uma delas. Depois do "feeling" nos 81 kms de hoje, fiquei rendido. É uma 29er criada de raiz pela malta da Santacruz e de fato, o seu sistema VPP aliado ao novo sistema CTD das Fox, deixaram-me maravilhado no comportamento desta máquina. Haja pernas e ela não se nega!!! Esta noite, parecia um "puto" à espera do seu primeiro brinquedo. Dormi aos "repelões"! Pelas 08h00 e após as afinações da praxe, fiz-me aos trilhos. Saí em direção à Caseta dos Maxiais e subi às Olelas pela subida do Campo e Tiro. Prova superada. Gostei!!! Desci à Represa e andei a "trilhar" pelos Poços Fundos até chegar à Barragem (Represa) do Retaxo, seguindo agora en direção às Sarnadas. Fui em busca dos velhinhos singles dos Rodeios …

"Outono na Estrêla III"

Respondendo a um convite do Agnelo Quelhas, enviado para a comunidade betêtista, fui este fim de semana fazer a travessia em btt, de Castelo Branco à Guarda, cruzando a Serra da Gardunha e a Serra da Estrêla. Juntei-me assim ao grupo composto pelo Agnelo Quelhas, Pedro Quelhas, Dário Falcão, Marco Messias e Carlos Pinto. À partida, juntaram-se ainda o Pinto Infante, que nos acompanhou até ao sítio das Lameiras, na Serra da Gardunha, regressando depois pelo Casal da Serra e o Silvério Correia que nos acompanhou até ao Souto da Casa. Esta aventura, com o cunho do Agnelo e apelidada de "Outono na Estrêla III" levou-nos à bonita Serra da Gardunha, que subimos pela vertente da Cruz das Oles e descendo ao Porto dos Asnos, pela Piçarreira,  seguindo pelo percurso de PR (pequena rota) até ao Souto da Casa, onde  almoçámos, umas bifanas e umas sandes mixtas, no Restaurante o Pipo. O Silvério regressou á cidade e nós continuámos esta fantástica aventura, que nos levaria neste primeiro …