Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Agosto, 2013

Castelo de Vide . . . a Sintra do Alentejo"

Castelo de Vide
O carácter romântico da vila de Castelo de Vide, associado aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade da serra de São Mamede, tornou-a conhecida por "Sintra do Alentejo" (esta designação é atribuída ao rei D. Pedro V). A convite do Nuno Maia, juntei-me ao Rui Salgueiro e António Leandro, na Pastelaria de Montalvão, para umas pedaladas longas até Castelo de Vide, esta semana a viver a história com o seu mercado medieval. Saímos em direção a Vila Velha de Rodão e ao cruzamento para Cebolais de Cima encontrámos o António que se encontrava à nossa espera para nos acompanhar nesta aventura. Passámos Sarnadas, Coxerro e em Vila Velha parámos na Bolaria Rodense para a matinal dose de cafeína, desta vez sem o pastelito de nata pois ainda não tinha saído a primeira fornalha. O Leandro despediu-se da malta e rumou a Castelo Branco, via Alvaiade, pois tinha compromissos para o meio da manhã. Continuámos os quatro restantes em direção a Castelo d…

"Foz do Cobrão e Montes da Senhora"

Foz do Cobrão
À margem esquerda do Ocreza aflui a ribeira do Cobrão. Foi aí que nasceu a antiga povoação que mais tarde subiu encosta acima, fixando-se num local de magníficas paisagens. A brancura das suas casas e as pinturas dos socos dá a entender a proximidade do Alto Alentejo. A crista quartzítica da serra das Sarnadas emoldura-a e abriga grifos e cegonhas-negras que, lá do alto, observam rochas com cerca de 500 milhões de anos marcadas pela ondulação e pelos fósseis de um oceano que já não é. O Rio Ocreza espelha-se a seus pés antes de galgar o açude construído há anos. Nesta aldeia conjugam-se a paisagem natural esculpida por um Oceano antigo com a imaginação dos homens que ali impuseram a sua cultura agrícola, essencialmente feita de oliveiras em socalcos seguros por muros de xisto: ainda hoje o azeite desta região é de elevadíssima qualidade. Esta é uma terra onde ainda se revivem essas tradições antigas. Uma das mais interessantes é o garimpo do ouro nas margens do rio Ocreza …

"Passeio por Idanha-a-Velha"

Outrora cidade, hoje aldeia. Fundada pelos romanos em finais do séc. I a.C. e elevada a município cerca de um século mais tarde, a cidade sobrevive às invasões dos povos germânicos. Com os suevos torna-se sede de bispado, estatuto que mantém com os visigodos. A este período remete uma das suas lendas mais conhecidas, a do Rei Wamba. A invasão muçulmana, no início do século VIII e as subsequentes guerras da reconquista cristã trouxeram consigo um sério revés ao desenvolvimento da cidade. Na companhia do Jorge Palma e do António Leandro, saímos hoje, pelas 07h, em direção a terras raianas, num percurso circular por Idanha-a-Velha. Após passarmos os Escalos de Cima, a primeira aldeia do percurso, descemos a Monheca até ao Rio Ponsul e subimos ao Ladoeiro, onde parámos no Café Valente, para a matinal dose de cafeína. Fomos depois até à Sra da Graça e virámos à direita para Alcafozes. Não entrámos na povoação e na rotunda que dá acesso à aldeia tomámos o azimute a Idanha-a-Velha, uma aldeia,…

"Pelo coração do Alto Douro Vinhateiro"

«O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.» O meu amigo Jorge Palma comentou comigo há algum tempo que gostaria de dar umas pedaladas pela zona do Douro, local que o encanta particularmente. Pois bem, prometi que criaria um percurso para lá irmos dar essas pedaladas, pois também eu, sou um apaixonado pelas paisagens do Douro, e não só, da gastronomia também!!! Delineei inicialmente um percurso, que acabei por alterar, derivado à vaga de incêndios que tem assolado a região e dediquei-me ao Alto Douro Vinhateiro. Sabia de antemão que iria ter "dureza" acrescida, mas pedalar …