Avançar para o conteúdo principal

"Passeio de Btt da FeelsBike"

Aceitando o convite do David Vila Boa, proprietário da loja de bicicletas "Feelsbike", juntei-me à malta que respondeu ao convite, ou melhor, que hoje pelas 08h00 compareceram junto à loja, na Rotunda da Racha.
Com a malta presente, tomei o cafezinho matinal na pastelaria do João carteiro e pouco depois das 08h00, fomos em busca dos trilhos, para os lados da Talagueira.
11 companheiros aceitaram o convite, eu inclusivé, e pela Talagueira, demos práticamente início ao passeio, rumos às Benquerenças, com passagem no Baixo da Maria e Canabichosa.
A primeira paragem do dia foi exatamente nas Benquerenças para a malta que ainda não tinha bebido o cafézinho, ou quem queria somar mais uma dose de cafeína.
divertimo-nos um pouco num par de carreirinhos escorregadios, com passagem na abandonada aldeia da Azinheira e tomamos o rumo à Represa, onde desta vez não fizemos a habitual visita ao "Ti Ramalhete".
Seguimos para os Amarelos e passamos na estação de Sarnadas, antes de cruzarmos a povoação em direção à Atalaia, onde não chegamos a entrar.
Aqui viramos o azimute à Serrasqueira, com a malta a divertir-se na curvilínea e rápida descida ao vale, tendo seguidamente de tirar a mão dos travões, como diz o amigo Pinrto Infante, para subir à aldeia.
Abandonamos a povoação por uma passagem singela e fomos até à bela barragem dos Tamujais ou da Coutada,  pois é conhecida pelos dois nomes. Por ser construida no Vale dos Tamujais e por se encontrar situada na Herdade da Coutada.
Depois da foto de grupo, direcionamos as bikes ao Vale de Pousadas, onde efetuamos outra paragem para beber algo e comer qualquer coisinha, pois a barreira de S. Gens esperava-nos.
E foi mesmo para subida de S. Gens que seguimos após termos abandonado o Vale de Pousadas, conquistando-a lentamente até à cumeada, com uma bonita panorâmica sobre o Vale do Lucriz.
Em estradão ondulante, fomos para o Retaxo e subimos às Olelas, para despejar o último pingo de adrenalina, antes de rumarmos em definitivo à cidade, ladeando os Maxiais.

No final, contabilizamos 67 kms, com algumas passagens divertidas e imbuídos num excelente espírito de camaradagem, percorridos numa manhã que começou algo ameaçadora, mas que culminou solarenga e com uma temperatura ainda aradável para a prática deste lúdico desporto.

Deixo aqui um agradecimento ao David pela excelente ideia de convidar a malta para este bonito passeio, pena que seja a largo espaço, mas que espero que tenha continuidade e não seja apenas em dias de festa, ou feriados.

Temos duas lojas na cidade que interagem com  os clientes, A FeelsBike e a AmieiroBikes, que podem ir incentivando a rapaziada que anda por ai estremalhada e embalada pela "cantilena das app's", uma espécie de "canto da sereira" da Odisseia de Ulisses.
Quem sabe, a malta não se vá juntando, nem que seja timidamente e dando umas voltinhas de bicicleta, apenas para descontrair, conviver um pouco e voltar a falar "ao vivo", ao invés das longas conversas, a maior parte da treta, nas redes sociais, que de social, quer queiram, quer não, não têm nada . . .Apenas tricas,  laricas e nózinhos de gravata bem feitos!
O próximo evento do género é no dia 20, com a "Volta dos Madeiros", organizado pela AmieiroBikes.
De certeza que se vão divertir!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-