Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2015

"Passeio asfáltico pelo pinhal interior"

Já há um tempinho que andava com o olho numa seção de estradinhas, ali entre os vales do Estreito e Lisga. Fiz um "boneco" e hoje, aproveitando a companhia do Álvaro Lourenço, fizemo-nos à estrada.
Eram 07h00, quando abandonamos a cidade pela Milhã e, pelo Salgueiro e Lameirinha chegamos ao Alto da Foz do Giraldo, onde paramos na fonte, para o Álvaro atestar bidons, pois eu ainda tinha água que chegasse à próxima fonte.
Viramos à esquerda e seguimos para o Estreito, com nova paragem no bar do supermercado Lapacheiro, para a matinal dose de cafeína.
A partir dali, parte do trajeto era desconhecida para os dois.
Começamos logo com uma bela rampa até ao alto do Moinho Ferreiro, descendo seguidamente para as Mougueiras de Cima.
Sempre num constante sobe e desce, fomos até às Mougueiras de Baixo, Ribeiro das Várzeas, Sertã Velha e Eirigo, antes de chegar à Roda, uma aldeia que me trás algumas recordações, de quando a minha "Maria" ali esteve colocada, como professora, …

"4º. Dia pelo GR.113. Chillarón del Rey-Fuentidueña de Tajo"

Chegou o quarto dia de travessia e com ele as grandes planícies.
Trilhos menos complicados e rolantes, bons para aumentar a quilometragem, e bem precisávamos, pois ainda nos faltavam 240 kms, para percorrer em dois dias até Toledo.
Levantamo-nos cedinho como habitualmente e depois da higiene da praxe e tratamento das bikes, recarregamos e fizemo-nos aos trilhos.
Abandonamos Chilarón del Rey pela "calle mayor" e tomamos o rumo à "Ermita de S. Roque", onde entramos num  single track que nos levou até à N-204, por onde continuámos durante algum tempo ladeando o "Embalse de Entrepeñas".
Cruzamos a barragem pela ponte do viaduto, para a outra margem, e seguimos por um caminho ainda a ladear aquela linga bacia hidrográfica até que numa viragem à direita, subimos por um estreito trilho que nos levou até Alocén, onde efetuamos a primeira paragem do dia para "desayunar" na bela "Plaza del Ayuntamento".
Já com a primeira refeição do dia "ar…

GR.113 - 3º Dia - Huertapelayo-Chillaron del Rey"

Depois de uma noite descansadinha, também graças à "bombona de vino" do amigo Bienvenido e da "tortilla e chouriçitas de Doña Celia", levantamo-nos "muy temprano" como sempre para preparar-mos as bikes e darmos início a mais uma etapa de plena aventura, agora em direção à magestosa Alcarria e seus profundos e férteis vales de beleza ímpar.
Abandonamos aquela pacata aldeia cruzando o "Arroyo de la Vega" dando início à longa subida, suavisada com a soberba paisagem sobre "Las Quebradas", uma visão única, magnífica e que nos foi dando alento neste início de etapa.
Como quem sobe, também desce, a regra manteve a tradição e, depois da subida veio a descida até Hundido de Armillones, onde seguimos por um single track até ás ruinas da "Puente del Pontón", onde paramos um pouco para descansar e dar uma mirada naquele bonito e inóspito local. Quase sempre em single track, que na parte final se fundiu com o GR.10, chegamos a "Val…