Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Agosto, 2015

"Encontro de amigos"

Com o cunho do meu irmão Luís, reuniram-se mais uma vez na peculiar aldeia da Relva, próximo de Vila de Rei, um bom punhado de amigos, vindos de vários locais, maioritáriamente da zona de Coimbra e do Porto.
O primeiro contato com a malta foi na Pastelaria Estrela Doce, na Sertã, onde tomámos o cafézinho matinal.
Seguimos depois para a aldeia da Relva onde iríamos dar início ao passeio de btt, sob o lema "Pedalar para Descontrair" e que terminaria no local de partida com piscina e almoço no restaurante "O Elétrico", já nosso conhecido de outras andanças.
A animação foi o ponto forte, a alegria, a boa disposição e o companheirismo fora uma constante, com umas peripéciazitas, aqui e ali, para complementar a coisa, tornaram este encontro de amigos, num dia inesquecível.
Abandonamos aquela castiça aldeia em direção a Casal Formoso, Borreiros e Fundo da Lameira, num percurso que o meu irmão dizia ser porreirinho e sem grandes dificuldades, mas o fato é que a minha &quo…

"Rota da Malcata"

Na passada terça feira fui dar uma volta de asfáltica com o Rui Salgueiro e deixamos logo em standby uma aventurazita, em modo vadio, pela Serra da Malcata e Sierra de Gata. Ontem confirmamos a disponibilidade e hoje fizemo-nos à estrada. Pelas 07h00 fui buscar o Rui junto à sua residência e na minha fragonete, partimos em direção a Penamacor, o ponto de partida e chegada do nosso passeio de hoje. Ainda não eram 8h00 quando partimos do parque de estacionamento das bombas de Penamacor em direção à Meimoa, calma e descontraidamente, aproveitando o pouco declive ascendente para por "todas as peças" em bom funcionamento. Passamos pela aldeia e um pouco mais à frente viramos à direita para o Meimão, com paragem no paradão da Barragem da Meimoa para apreciar aquela bonita bacia hidrográfica. Chegados ao Meimão, esperava-nos uma "maldadezita" com a subida da Serra da Malcata ao Parque Eólico, com uma pendentezinha de respeito e um início complicado, pelas estreitas ruela…

"Sobreira Formosa, Foz do Cobrão e Vila Velha de Rodão"

pelas 07h00 juntei-me ao Rui Salgueiro na Rotunda da Racha e fomos dar um passeio asfáltico, com passagem pela Sobreira Formosa, Foz do Cobrão e Vila Velha de Rodão. Abandonamos a cidade em direção às sarzedas, com passagem por Taberna Seca, Vilares e Cabeço do Infante. Cruzamos as Sarzedas e continuamos pelo Vale d'Agua, Monte Gordo, Catraia Cimeira e Froia, antes de entramos na Sobreira Formosa, onde paramos para o cafézinho da manhã. Seguimos depois para a Foz do Cobrão, cruzando as aldeias de Giesteiras Maxiais e Sobral Fernando. Aqui enfrentamos a mais penosa subida do dia com a passagem pelo Foz do Cobrão até ao Miradouro das Portas de Almourão. Ultrapassada esta dificuldade, seguimos para o Chão das Servas e continuamos por Sarnadinha, Alvaiade, Távila e Gavião antes de entrarmos em Vila Velha de Rodão, com a obrigatória paragem na Bolaria Rodense, desta vez para degustar o pãozinho com chouriço e tomar uma bebida fresca. Depois de um bom momento de conversa viramos o azim…

"Ciclocross pelas planuras da Lardosa, Soalheira e Marateca"

Por cortesia do amigo David Vila Boa da loja Feelsbike cá do burgo, fui hoje testar uma Corratec CCT de ciclocross, uma das variantes do ciclismo que adoro praticar, na versão cicloturistica. Lembrou-me a saudosa Sepecialized Crux, que vendi para mais tarde adquirir uma outra, já com as novas tecnologias, nomeadamente travões de discos hidraulicos, passagens internas e eixos passantes. Já vem qualquer coisa a caminho, que penso venha ainda antes do próximo Natal, para me divertir nesta parte invernal que se aproxima. Se antes era o único praticante cá do burgo, agora já posso contar com a companhia do Jorge Palma, também ele rendido a esta bonita modalidade e proprietário duma espetacular Jamis de ciclocroos, neste caso "adventure bike". E hoje juntamos a Corratec e a Jamis e fomos para o mato ver como elas se portavam e se ainda tínhamos "unhas" para as ditas. Como o meu companheiro de hoje teve dificuldade em desenvencilhar-se dos lençóis, acabamos por sair às 0…