Avançar para o conteúdo principal

"Virados a Sul"

Pensamento:
"O rio atinge os seus objectivos porque aprendeu a contornar os obstáculos"
(André Luíz)

.o0o.




.o0o.


Tinha previsto para hoje, dia 27, participar no Passeio de BTT "Rota dos Lagartos", na Lardosa, acompanhado da minha família, que pretendia participar no Passeio Pedestre.
Saiu furado.
Já não eram permitidas inscrições, por excesso de inscrições, apesar de ter tentado ainda dentro da data estipulada pela organização.
Nos panfletos que publicitavam o evento nada constava como limite de inscrições, apenas a data limitava as inscrições.
Uma situação a rever pelos organizadores, pois pode causar alguns embaraços.
Sendo assim, resolvi e bem, ir pedalar com a malta que se juntou na Pires Marques pelas 08h30 e que se têm vindo a enraizar pela positiva.
Hoje éramos nove elementos: AC, Martin; Arlindo; Joaquim Cabarrão; Ricardo; Dino; Àlvaro;Fidalgo e Nuno Dias.
Tendo eu lançado a ideia do Raid ao Castelo do Rei Wamba, agendado para o doa 10 de Junho, tenho massacrado um pouco o pessoal para aquela zona, pois aproveito para ir limando algumas arestas no percurso do Raid.
Mas esta malta está sempre pronta a pedalar, quer seja a norte ou sul, a este ou oeste.
Saímos já depois das 08h30 pela zona das piscinas municipais, passámos a Barragem da Talagueira, onde sempre hà pescadores na suas margens e rumámos ao Baixo da Maria.
Ali pedalámos por novos trilhos e chegados às Benquerenças parámos para tomar café, comer algo e "mandar umas bocas" pois a malta hoje estava animada.
Partimos em direcção à Represa, passámos sob a via férrea pela passagem inferior e entrámos no Vale de Pinto em direcção aos Amarelos.
Ali voltámos à direita para passarmos de novo sobre a via férrea para apanharmos o trilho que nos levou a estrada da Carapetosa em direcção às Sarnadas que cruzámos em toda a sua extensão até à estação, atravessando seguidamente a EN18 para a Fonte nova e continuámos até Cebolais de Baixo, onde pretendia encontar um trilho que sabia existir e que vai dar à Capela da Senhora da Guia evitando o alcatrão.
Consegui os meus intentos e atravessámos os Escalos de Cima em Direcção às Olelas para descermos pela rápida descida que deixou marcas no Dino na passada semana, pelo que desta vez foi mais moderado a descer.
Dali dirigímo-nos ao depósito da água junto aos Maxiais para efectuarmos o sobe e desce até às obras da variante à Carapalha chegando a Castelo Branco pouco antes das 13h com 56 kms percorridos em manhã animada.
O dia começou ventoso, mas moderou durante a manhã, vindo a piorar já na chegada à cidade, novamente com vento algo forte, mas que já não nos afectou.


.o0o.




Terça Feira, dia 29, pelas 08h30 no P. Infantil da Pires Marques para darmos umas pedaladas por aí.
Até lá
AC

Comentários

NunoDiaz disse…
quando vi o pessoal a chegar, pensei “vou levar uma sova de todo o tamanho” :-) mal ou bem, lá me fui aguentando, tenho de me juntar mais vezes para melhorar a forma redonda…lol
Varadero disse…
Este fim-de-semana não deu para ir, pois tinha combinada uma volta com a familia no meu pequeno autocarro novo. Para a semana temos o Nocturno do Benfica no sábado à noite!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel