Avançar para o conteúdo principal

"Rota dos Lagartos > Lardosa"

Era com alguma curiosidade que aguardava o passeio de Btt da Rota dos Lagartos, organizado pelo meu amigo Pinto Infante, pois este ano tinha-nos prometido uns single tracks espectaculares na bonita área que envolve a Barragem de Santa Águeda (Marateca).
E a curiosidade transformou-se em prazer, ao pedalar naqueles trilhos sábiamente escolhidos e que só o poderiam ser, por alguém que pratica btt.
Aqueles trilhos não estão em qualquer mapa e alguns foram mesmo inventados, o que mostra a vontade de inovar e agradar à malta que se desloca aos seus passeios. E a malta agradece!!!
Creio que não houve ninguém que não ficasse satisfeito com o que a "Rota dos Lagartos" lhes proporcionou este ano, a não ser o facto de durante os 50 kms do percurso não ter sido avistado nenhum exemplar. Pudera!!! A lagartagem neste dia estava toda concentrada no Vale do Jamor, lá para os lados de Oeiras!!!
Desloquei-me à Lardosa na companhia do amigo Fidalgo e após ter ido ao secretariado e dar por ali umas voltas revendo alguns amigos, constatei que mais uma vez e não sei porquê, a malta de Castelo Branco, com as devidas excepções, não apareceu, tanto mais que este é um dos eventos de qualidade cá do nosso "arraial", entre outros.
Não me refiro óbviamente a "farnéis" e outros "apêndices" dos passeios, pois quando lá vou é para pedalar e participar, apesar de também gostar de encostar às "boxes" quando há boa comida e bebida, mas sim à beleza das paisagens criadas pela Barragem da Marateca e pelos belos e bem escolhidos trilhos, com muitos single tracks, uns bem "molinhos" e outros mais "rijinhos", que foram uma "delícia" para quem gosta de pedalar.
Pessoalmente adorei o percurso escolhido e onde este ano efectuámos a subida quase até à Casa do Guarda por S. Fiel, onde o arfar da subida se transformou em adrenalina na descida para o Louriçal com singles de rara beleza e descidas entre pinhal, simplesmente espectaculares.
Neste passeio não me dediquei lá muito à fotografia e estou arrependido, pois não pude aqui expressar o que tento dizer por palavras.
Comecei logo nos kms iniciais com problemas no desviador dianteiro, acabando por ficar apenas com o prato pequeno, quando o cabo se soltou.
Com a ajuda do Fidalgo consegui ultrapassar esse obstáculo e pôr de novo o desviador a trabalhar correctamente.
Depois durante o percurso fui perdendo parafusos da pedaleira, chegando ao final apenas com um parafuso.
Inicialmente fiquei com a impressão de que tinha a pedaleira grande empenada, talvez por ter batido nalguma pedra, mas já teria certamente perdido um ou dois parafusos e preguiçoso, apenas parei quando a corrente já se entalava entre o prato grande e o médio.
Com tudo isto vinha a "deitar fumo pelas orelhas" e com as pinguitas de água caídas do céu que de vez enquando tentavam dissolver alguma lama que vinha agarrada ao "fatinho", resolvi deixar ficar a digital na "gaiola"!!!
Mas vou lá voltar e com calma tirar umas fotos e postar aqui no blog, para a malta recordar e alguns verem o que realmente perderam!!!
Depois foi o merecido banhinho de água quente e o repasto final bem confeccionado e bem regado, à moda de cada um, para no final tomar o cafézinho no bar do Clube e dar dois dedos de conversa na companhia de amigos, alguns que já não via há algum tempo.
O relógio foi andando e pelas 16h10 foi o regresso cá ao nosso "burgo" para uma deslocação rápida para o sofá e calmamente assistir à final da Taça de Portugal.
Mais um dia para a guardar na "prateleira" das boas recordações, que um dia, que espero seja longínquo, quando encostar a "bicla", será onde me entreterei a rever alguns dos bons momentos que vivi e partilhei na companhia de amigos.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Pinto Infante disse…
Este ano de facto foi mesmo rota das avarias. O recorde em assistências, correntes, droup out´s e desistências foi batido. Até o nosso amigo Rui Leitão além de cair e esmurrar os cromados(sem gravidade), também perdeu o conta Kms, que felizmente um companheiro encontrou.
Encontra lá esses parafusos para um dia destes lá voltares.
Abraço
Pinto Infante
FMicaelo disse…
Eu fui dos que faltou, embora com muita pena minha pois fui "requisitado" para outros trabalhos. O que vale são os bons posts a dar conta das aventuras e desventuras... E que desventuras!! Sim ssr... ainda me sai um parafuso na torneira da água! Ehehehehe Parabéns ao PInfante!
Amigo Cabaço espero que venha ao nosso passeio que é no proximo fim de semana dia 24 de maio (Sabado) eu tive na rota dos lagartos e até tive com sigo no reforço a falar da ida a FATIMA de bikas espero que possa vir ao nosso passeio, já agora deicho aqui o nosso blog.
"bttpedrogaodesaopedro.blogspot.com" um abraço do amigo Tiago Penedo.
Anónimo disse…
Amigo Cabaço espero que no proximo fim de semana dia 24 de Maio (Sabado)venha ao nosso passeio de de btt eu tive com sigo na lardosa no reforço a falar a cerca da ida a Fatima eu tava la a almoçar no brasileiro espero por voz o nosso blog - bttpedrogaodesaopedro.blogspot.com um abraço do amigo Tiago Penedo

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel