Avançar para o conteúdo principal

"Voltinha Natalícia"

Oito companheiros abandonaram hoje mais cedo "o vale dos lençóis" para se juntarem na Pires Marques para uma voltinha natalícia.
AC, Silvério, Nuno Maia, Jorge Palma, Luís, Nuno Eusébio, Pedro Barroca e FMike foram os protagonistas da aventura desta manhã bastante fria nas horas iniciais e já bem temperada nas duas horas finais.
Hoje e mais uma vez, resolvi ir de Single Speed que acabara de montar hà uns dias atrás. Acompanhou-me nesta dura modalidade o Pedro Barroca com a sua KONA, também tunada.
Sem um trajecto bem definido, resolvemos inicialmente ir tomar o cafézinho matinal ao "Tá-se Bem" na Lardosa.
Dalí partimos em direcção à Barragem da Marateca, por ser um trajecto mais plano e hoje a volta era mesmo para ser descontraída.
Mas desta vez escolhi mal a desmultiplicação, pois durante quase todo o trajecto, o meu pedalar mais parecia uma "batedeira", tendo alguma dificuldade em acompanhar a rapaziada em terreno plano e que foi a totalidade do percurso. Um 33x20 é demasiado lento para este tipo de terreno, tenho de voltar ao 33x17, que foi o que melhor rendimento tive.
Umas brincadeiras nos areais da barragem, como que a "modos" de treino para o convívio do próximo domingo organizado pelo Pinto Infante, o Rei daqueles areais e quem melhor conhece aquele belo recanto quase nas faldas da Guardunha.
O regresso foi um pouco mais rápido, pois a rapaziada, quase toda ela tinha pressa em se juntar às famílias neste dia especial e eu e o Pedro mais parecíamos umas batedeiras a dar ao pedal para os acompanhar-mos. O Pedro ligeiramente melhor, pois levava um carreto menos dentado que o meu.
Estas bikes, no meu entender, são mesmo para voltas descontraídas e de pouca velocidade, entre os 15 - 20 kms/h e para desfrutar a envolvente paisagística com uma ou outra paragem para descontrair.
De outra forma e a tentar acompanhar o pessoal das Multi Speed, tornam-se bastante desconfortáveis.
Chegámos à cidade pelas 12h40, um pouco mais tarde do que o previsto, fruto dos multi furos do Nuno Eusébio, que quase gastou uma palete de tacos em ambos os pneus, que quase pareciam enfeites de Natal. eh eh eh!!!
Também nos entretivemos um pouco mais do que a conta na Marateca, mas quem consegue por ali passar sem parar e apreciar aquelas belas paisagens!
Junto à Rotunda da Racha (sabem onde é???) a malta despediu-se com votos de Boas Festas e cada um foi para seu lado.
No próximo Domingo vou à Lardosa participar no passeio convívio do Pinto Infante e na Quarta Feira seguinte lá estarei pelas 08h na Pires Marques para a última voltinha do ano.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos Trilhos
AC

Comentários

Anónimo disse…
Venho aqui a Castelo Branco de tempos a tempos e já ouvi falar deste grupo. Gostava de andar uma volta com esta malta, porque conheço esta zona muito mal. Se alguém vir isto e estiver interessado em me mandar uma mensagem para me dizer onde se encontram e as horas entre amanhã e Domingo aqui fica o meu número:936408068. Um abraço e continuação de boas festas.

NC

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta