"Passeio de Btt por Tinalhas, Salgueiro e Palvarinho"

O dia acordou com uma bela manhã de temperatura amena e mesmo propícia a uma boa betêtada.
Fui até às Docas e ali encontrei o Carlos Sales e o Filipe Salvado, dois companheiros há muito arredados destes convívios semanais.
Chegaram depois o Álvaro Lourenço, o Pedro Antunes, o Nuno Dias e o Dário Falcão.
Depois do cafezinho da praxe, resolvemos ir pedalar até à zona de Tinalhas.
Saímos para os trilhos em direção à Tapada das Figueiras, trajeto que fizemos por asfalto e logo depois, também por asfalto, até ao cruzamento para a Quinta de Valverde, onde fletimos à direita para o Penedo do Corvo.
Continuámos para o Vale Coelheiro e subimos as três toneladas, para pouco depois entrarmos em Tinalhas, direitinhos ao café do largo da igreja matriz, onde assentamos arraial para dois dedos de conversa e uma bebida fresca, pois a temperatura de hoje já dava para tirar os manguitos.
Contornámos depois a aldeia pela Quinta de S. José e descemos ao Vale das Barrocas, continuando pela Barroca do Forno, Vale Sando, Mansama e Zebreira Grande, até à N.112, que cruzámos em direção às Passadouras do Chão da Vã, na Ribeira do Tripeiro.
Com uma pequena paragem para um par de dedilhadas na digital seguimos depois para o Salgueiro do Campo, com passagem pelo Olival e Vale Cimeiro.
Logo que entrámos na povoação, demos logo inicio à bela e longa subida à serra, com uma boa pendente, que nos fez arfar um pouco.
Já lá no alto, depois de conquistada a subida, deliciámo-nos com as bonitas paisagens que dali se alcançam.
Descemos ao Palvarinho, por onde chegámos através de um dos seus bonitos single tracks e sem paragem alguma, descemos à ponte de ferro, em boa velocidade e no encalço do Álvaro, que hoje estava "atiradiço" nas descidas!
Depois de mais uma boa subida ao Pendo Gordo, rumámos ao Cabeço da Barreira, o ponto de passagem para as casas do Formigo.
Um pouco mais abaixo cruzámos a N.233 para a Tapada da Abeceira, local onde o Carlos Sales nos deixou por ter recorrido à "assistência em viagem".
Depois de praticamente um ano e meio fora do pedal, foi uma surpresa ter chegado até ali, mesmo às portas da cidade. Grande lutador. Foi assim que sempre o conheci e constatei hoje, que assim continua. Grande Carlos, com mais um par "delas" vais facilmente ao sítio!!!
Depois de deixar o Carlos, passámos sobre a A23 e seguimos para a Barragem da Talagueira, entrando na cidade pela Piscina Praia.
Eu, o Pedro e o Filipe seguimos logo para casa e a restante rapaziada foi ainda para a habitual tertúlia final.
Hoje não os pude acompanhar, pois queria estar em casa ainda antes das 13h00.
Tenho que cumprir escrupulosamente a minha pena de seis meses com pena suspensa, correndo o risco de um dia chegar à garagem e verificar que a "chave" da bike não está na ignição!
Acabámos assim mais uma bela manhã campestre, com uma bela betêtada de 57 kms na companhia de um belo "molho" de amigos.