Avançar para o conteúdo principal

"Aniversário dos Pênêvês"

Mais um ano mais um aniversário deste divertido grupo de Btt sediado em Proença-a-Nova e que dá pelo nome de "PÊNÊVÊS".
Um dia dedicado aos sócios do clube e alguns amigos convidados, dos quais eu fui um dos priveligiados.
Boa rapaziada, amantes do btt na sua versão mais versátil, onde a animação e o companheirismo são a sua imagem de marca.
De Castelo Branco partimos eu e o João Afonso e quando chegámos a Proença, já por ali havia bastante animação na sede do clube, junto à central de camionagem.
Esperava-nos um pequeno almoço, a que não nos fizemos rogados. Reencontrei alguns amigos que já não via há algum tempo e logo ali tive a percepção de que o dia iria ser animado.
Pelas 08h30 partimos e como já é apanágio daquela rapaziada, não poderia faltar uma sessão de "eólicas" e como tal, toca a penar por ali acima, valendo-nos o facto de a subida ser feita na sua maioria em alcatrão.
Criaram-se dois grupos, um chamado mais lento e o outro ligeiramente mais lento. eh eh eh!!!
Passeámo-nos pelos escorregadios estradões de "serrisca" ao longo das eólicas, apreciando as magníficas paisagens sobre aqueles vales profundos pejados de pequenas aldeias.
Seguiram-se uma sequência de pequenas subidas e descidas que animoaram a malta, para depois "rasgar" por ali abaixo até à Mó e seguidamente Cerejeira, onde no aprazível lugar da Couca, bem conhecido pela sua praia fluvial, iríamos passar à segunda fase, a mais apetecida . . . a gastronómica.
O banho foi à antiga e ao belo prazer de cada um. Uns na pequena bacia da Couca, outros logo ali na ribeira e outros debaixo duma torneira colocada a dois metros de altura. Aquilo a que se pode apelidar dum bom banho "artesanal", mas que divertiu bastante a rapaziada.
Almoço farto, com uma boa sardinhada, grelhados e bebida à descrição, não faltando no final a bela melancia para acalmar um pouco o álcool das bebidas mais "proteicas", compuseram a segunda parte deste bonito convívio.
À terceira parte já não pude assistir por compromissos cá deste lado, mas iria ser deveras animada com a "guerrilha" que se seguiria com a tarde de paintball.
Um especial agradecimento à rapaziada dos Pênêvês, através do Tavares e do "Litle John", (João Caetano) pela explêndida manhã que me proporcionaram e já agora, não se esqueçam cá do "velhote" para o ano. Pois com comidinha e companheirismo desta qualidade, a minha presença é certamente garantida.

Um abraço a toda a rapaziada e a gente vê-se por aí, nos trilhos, ou fora deles.
Fiquem bem.
AC

Comentários

João Afonso disse…
Foi sem duvidas uma bela manhã de BTT. Para o ano se me convidarem outra vez, lá estarei.
Obrigado pela boleia, e pela companhia e camaradagem durante o percurso.
1 abraÇo.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel