Avançar para o conteúdo principal

"Natureza selvagem"

Não resisto a uma boa jornada de aventura e evasão.
A previsão para o passado domingo era animadora e com ela, a vontade de ir vadiar com a minha "santa" começou a tomar forma.
Tenho uns quantos trilhos em outras quantas zonas para editar, como costumo chamar-lhe.
Escolhi desta vez o bonito Alentejo e como local de partida e chegada, a belíssima vila de Castelo de Vide.
Convidei o meu irmão Luís para esta aventura e acabaram por se juntar a nós o Nuno Eusébio e o Zé Luís, que vieram animar e enriquecer ainda mais esta voltinha vadia.
O meu irmão foi diretamente da Sertã para Castelo de Vide e eu e o Zé Luís fomos na viatura do Nuno Eusébio.
Juntámo-nos na Pastelaria Sol Nascente e começámos a manhã com uns "kisses", pastel xxl tradicional de nata e gila, que acompanhámos com o cafezinho da praxe.
Preparámos as bikes e restante material e partimos à aventura, em busca de novos trilhos e outras paragens.
Saimos da vila por uma das suas estreitas ruelas e entrámos na estrada que segue para a Beirã, para umas centenas de metros mais à frente, num desvio à esquerda, entrarmos nos estradões panorâmicos que servem as inúmeras quintas da região.
Passámos o Moinho de Vento e Ribeiro da Goleiba e seguimos em direção ao Rio Sever, contornando o Cancho da Moita, Alto do Corregedor, Monte do Cadaval, Monte do Garriancho e Tapada Grande, entre outros.
Chegámos à Herdade da Meada e parámos junto ao seu enorme menir, considerado o maior da Península Ibérica, com os seus 7,5 metros e 18 toneladas de peso.
Ali tirámos uma foto de grupo, para mais tarde recordar e fizemos-nos de novo aos trilhos.
Depois de umas engraçadas pedaladas em zona de planície, encontrámos a Ribeira de Vide, seguindo-a, sempre junto à sua margem esquerda, até á sua foz, no internacional Rio Sever.
A paisagem foi mudando radicalmente, onde o único vestígio da civilização passou a ser uma extensa aramada que delimitava uma enorme reserva turística, junto às linhas de água por onde pedalávamos. As construções desapareceram, mesmo as de outrora e a única vida que por ali encontrámos foram duas manadas de veados, que nos encheram o olho. Como é diferente vê-los no seu estado selvagem. Espetacular.
A zona era essencialmente montanhosa e os trilhos, nas sua maioria sem vestígio de passagem de outros veículos, enchiam-nos a alma e davam-nos um prazer imenso por pedalarmos naquela zona tão inóspita.
Chegámos à foz da Ribeira de Vide e ali encontrámos um belo e aprazível recanto. Muito bonito.
Uma mesa ali foi construída com um pequeno assador de serventia foi o que encontrámos naquele paradisíaco local.
Talvez construído por caçadores ou pescadores, portugueses ou espanhóis, vá-se lá saber!
Absorvemos aquela energia selvagem enquanto "devorávamos" uma sandocha!"
Antes de continuarmos, o Nuno Eusébio teve de dar o seu mergulho em águas internacionais e relaxar os músculos para o restante percurso, que não se avizinhava nada fácil.
Já ladeando o Rio Sever, seguíamos agora o seu curso em direção à Barragem de Cedillo, a sua foz no Rio Tejo.
Com as últimas chuvadas os caudais dos rio e ribeiras aumentaram significativamente o seu volume.
O caudal do Rio Sever era um deles e cantava pelas rochas e açudes pelo seu curvilíneo percurso. Era magia para os nossos olhos e adrenalina para os nossos sentidos.
Por ali, nem vivalma. Nem um barulho que nos indicasse algo que se identificasse com a civilização.
Chegámos á foz da Ribeira de S. João e ali mudámos o nosso rumo, seguindo agora em sentido inverso, sempre ladeando esta bonita ribeira de volumoso caudal até á zona dos Barrinhos.
Durante o percurso já efetuado, encontrámos inúmeras ossadas de veados e o meu irmão e o Zé Luís, acabaram por trazer dois crânios com as respetivas hastes para recordação.
Como o Zé Luís não levava mochila, lá teve o meu irmão que vir carregado com uma carrada de "cornos" ajeitados de qualquer forma ao seu camelback.
Subimos ao VG do Malabrigo e descemos para a Quinta da Cerejeira.
Já com a serra onde se encontra disposta a Vila de Castelo de Vide a mostrar-se no horizonte e com o terreno a ficar mais plano, passámos ainda pelo Monte do Pomarinho, Monte da Sardinheira, Sanguinhal, Quarteleiros e Vale do Pereiro.
Já estávamos à entrada da Vila e faltva ainda a última dificuldade para terminarmos esta bonita aventura. A calçada medieval de acesso a um dos portais da muralha.
Não era nada fácil e sobretudo já com os kms e acumulado que trazíamos nas pernas.
No Brejo começámos a subir para a formosa vila culminando por uma espetacular calçada medieval e entrando na povoação por uma das sua portas ogivais descemos à praça principal por uma estreita ruela, cheia de encanto e beleza.
Depois de arrumar as bikes e restante material, voltámos à pastelaria Por do Sol, não para devorar novo Kisse, mas desta vez, optámos por uma suculenta sopa de legumes e um prego grelhado no pão, que acompanhámos com umas "jolas."
Assim terminou mais uma das minhas voltinhas vadias, desta vez acompanhado pelo meu irmão e amigos Zé Luís e Nuno Eusébio.
Foram 61 kms de belos trilhos, paisagens maravilhosas, locais idílicos num ambiente inóspito e natureza selvagem.
Depois das despedidas, o meu irmão regressou à Sertã e nós a Castelo Branco, deixando no ar a promessa de novas aventuras.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Clip de filme:
 

Comentários

Silvério disse…
Grande e bonita volta, com direito a recordações materiais e tudo, para além das que vêm na alma e na retina.
Abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel