Avançar para o conteúdo principal

"De mota pela Rota dos Templários"

"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas".
(provérbio japonês)
Manhã solarenga, sol radioso e primavera antecipada . . . que melhor "mezinha" para um passeio de moto por aí algures, apenas desfrutando e limpando a mente da "fuligem" da monotonia do quotidiano.
Abandonei a cidade pelas 09h00 e rumei a Mação, por S. Pedro do Esteval, Ladeira e Envendos.
Antes de entrar em Mação, fiz uma pequena paragem na praia fluvial de Ribeira d'Eiras, agora em completo abandono e a precisar de alguma requalificação pois é um local idílico.
Cruzei a vila e passei por Penhascoso, conhecida com a terra do Rock e segui para as Mouriscas, Sardoal e Martinchel, efetuando nova paragem no paredão da barragem do Castelo de Bode, hoje com uma panorâmica magnífica.
Por ali me entretive um pouco, conversando com uns indivíduos que também ali tinham parado e que também eles eram mototuristas.
Contamos umas historietas e eu segui para Tomar, subindo ao Convento de Cristo, onde demoradamente me entretive visitando aquela magnífica obra, um conjunto edificado de grande dimensão, com os seus sete claustros e diversas dependências monásticas, confina ainda com a antiga cerca - A Mata dos Sete Montes -, espaço de grande valor cultural e paisagístico.
Abrangendo o Castelo Templário e o Convento da Ordem de Cristo - cuja construção decorreu entre os séculos XII e XVII - o monumento, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, integra alguns dos mais expressivos testemunhos da história da arquitetura portuguesa, como a Charola românica da Igreja, o Claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.
Foi um final de manhã bem entretido e cultural até que a hora de almoço me fez ir em busca de outras paragens.
Tomar, antiga sede da Ordem dos templários, é uma cidade de grande encanto pela sua riqueza artística e cultural.
Há ainda muito que ver nesta bonita cidade templária, como o bonito Parque do Mouchão, a Mata dos Sete Montes, a bela Praça da República, a igreja de S. João Batista, a igreja de Santa Maria dos Olivais, o Convento de Santa Iria, a majestosa sinagoga, entre outros monumentos e vários museus.
Ficará para outra altura e de forma faseada, pois só assim se consegue assimilar alguma daquela beleza monumental e paisagística.
Tinha inicialmente pensado em ir almoçar à peculiar tasco da Casa das Ratas, ou na Tasca Antíqua, mas não me apeteceu andar pelo entrançado de ruelas naquela zona antiga da cidade e abandonei a cidade pela N.10 para ir almoçar a um restaurante já conhecido junto à estrada, um pouco antes da Aldeia do Pinto.
Ali me deliciei com um suculento cozido à portuguesa e seus derivados, repondo toda a energia já despendida e ficando ainda com uma boa reserva, para o que desse e viesse.
Já com o "bandulho" bem atestado, segui viagem em direção a Ferreira do Zêzere, seguindo depois a N.238 até ao bonito local do Vale Serrão, onde se cruza o Rio Zêzere, um pouco abaixo da bem conhecida Vila de Dornes.
Subi a Cernache do Bonjardim e virei o azimute à Sertã, onde parei para tomar um cafezinho com o meu irmão Luís, aproveitando para por a conversa em dia.
A tarde já tinha chegado a meio e eu regressei então a casa, entrando na IC.8, chegando rapidamente à cidade, satisfeito e bem mais descontraído, após um belo dia de mototurismo em modo vadio.
Fiquem bem.
Vêmo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, abraços e apertos de mão.
Inté.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta