Avançar para o conteúdo principal

"Vale da Pereira, um pequeno paraíso"

Pensamento:
"A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade"
(Aristóteles)


.o0o.

Perfil altimétrico

Percurso no Google




.o0o.



Não estava nos meus planos ir hoje pedalar.
Primeiro, derivado a ter andado adoentado desde a passada terça feira e segundo, após a trovoada de ontem não imaginava a radiante manhã com que hoje fomos brindados.
Pelas 08h pus o nariz fora dos lençóis e notei que havia bastante claridade, por isso fui espreitar à janela e deparei com o céu limpo e ameaçador duma manhã bem propícia à prática do meu desporto de eleição, o BTT.
Sentindo-me bem melhor e recordando o "mail" enviado pela Teresa à malta amiga, para uma voltinha hoje, com concentração marcada para as 09h, não me fiz rogado, saltei para dentro dos calções de BTT, vesti um jersey, comi qualquer coisa e aí vai ele direitinho à garagem buscar a bicla e respectivos "periféricos" e toca a pedalar em direcção ao P. Infantil da Pires Marques.
Alí cheguei mesmo às 09h, mas apenas o Daniel Vicente estava presente. Fui até à garagem do Nuno Maia ver se ele vinha e lá estava ele mais o Vitor, já preparados para a campanha.
No regresso encontrámo-nos com o grupo da Teresa que estava a chegar.
Formou-se um grupo de 11 companheiros do pedal, já considerável. AC, Nuno Maia, Vitor, João e Teresa, Morais e Beta, Norberto, Fidalgo, Jorge Palma e Daniel Vicente.
Lá fomos então dar uma voltinha pelo sempre apetecível Vale da Pereira, derivado à sua beleza paisagística e originalidade de alguns trilhos.
Saímos pelo já carismático portal do frigorífico, passámos junto à Quinta dos Carvalhos, atravessámos a EN.18, junto ao Parque de Campismo, pela Tapada das Figueiras, e entrámos no Vale da Pereira, por onde delineámos e nos divertímos até nos encostarmos ao Rio Ocreza, que atravessámos pela ponte da EN.551 e saímos à esquerda para o estradão que nos levou pela Barroca da Virtude, enganando-nos no trilho em determinada altura, em vez de seguir em frente, seguimos pela esquerda para o Pero Velho. O Jorge Palma ainda por ali tentou encontrar uma qualquer ligação que fosse entroncar no caminho principal, mas sem resultado, tivemos mesmo que voltar atrás.
Contudo, a malta não deu o tempo como perdido e enquanto o Jorge procurava caminho, sacaram das "energéticas" e outras formas de alimento de maior volume e toca a mastigar.
Retomando o caminho principal, passámos a Casa do Pregado e descemos para as Tabuínhas, efectuando uma pequena paragem para apreciar a bonita paisagem da Azenha do Barata, já próximo da Ponte sobre o Rio Ocreza.
Parámos também na fonte das Tabuínhas, onde alguns aproveitaram para encher o "camelback" e seguimos em direcção a um caminho que circunda o Rouxinol e tem início no asfalto, mas com uma bela subida, um pouco técnica e bem inclinada na parte final, apenas conquistada pelo Morais. O restante pessoal resolveu e bem, fazer um pequeno passeio pedestre.
Antes da subida o Daniel Vicente furou e o Norberto ficou a dar uma ajuda enquanto o pessoal esperava lá no alto.
Já o grupo unido, seguímos para o Cabeço da Barreira para efectuar e descida para o Pontão da Líria e entrámos na cidade pela Cova do Gato.
Chegámos já a passar das 13h, com 35 kms percorridos em sã camaradagem e num verdadeiro "stress of". Venham mais voltas destas...!!!

.o0o.



Comentários

rider disse…
Sem dúvida que esta manhã de Domingo esteve fenomenal para a prática do BTT.
Eu pedalei para os lados da Gardunha, não menos espectacular que o já famoso Vale da Pereira ;)

Caro AC vai ao Paúl à Maratona Ribeiras da Estrela?
É que eu vou e ainda não arranjei companhia ;)

Um abraço

rarn

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel