Avançar para o conteúdo principal

"Volta Saudável"

Pensamento:
"O melhor espelho è um velho amigo"
(George Herbert)


.o0o.

Altimetria

Percurso no Google

.o0o.

Linda manhã solarenga e límpida

4 companheiros alegres e bem dispostos, comigo 5, que também não sou mau "rapaz". (AC; Micaelo; Filipe; Martim e Dino) Trilhos fáceis e rolantes, tirando a "excepçãozinha"
Cafézinho na Lardosa com conversa animada e boa camaradagem.
Zero furos e avarias. 57 kms com partida ás 08h15 e chegada ás 11h45.
Pois claro!!! Foi assim que decorreu a nossa manhã de BTT.

Saímos da Pires Marques pelas 08h15 pelo portal do frigorífico, agora a precisar de reparação, por ter sido vítima duma "patada" de alguém que ali descarregou a sua fúria incontida!!! e rumámos em direcção à Lardosa.
Passámos por Sta Apolónia, hortas de Escalos de Cima, cruzando seguidamente a N.18-7 para apanharmos o estradão para a Ribeira do Freixo.
Aí demos início a cerca de 500 metros de subida sem grande dificuldade, virando à esquerda para o estradão que vem da Ribeira de Alpreade.
Umas centenas de metros à frente virámos à direita em descida para a zona da Barroca do Sol Mar, para depois enfrentarmos a subida para a zona do Carapeteiro, bastante inclinada e com dificuldade acrescida por ter sido aplanada por máquinas, não prevenção aos fogos flolestais.
O pessoal aproveitando o facto da terra estar bem mexida, aproveitou para efectuar um teste ao rasto das sapatilhas e compartilhou as "ditas" com os pedais da bicla e a terra mole, por falta de aderência dos pneus da bike.

Terminada a única dificuldade do percurso seguimos o estradão que nos conduziu à Lardosa.


Alí parámos no Café para tomar a "bica" e darmos dois dedos de conversa.


Saímos em direcção ao Vale do Nuno, Casa da Fonte Caiada, Folha da Lardosa e Alcains, que cruzámos em direcção a Santa Apolónia e Atacanha.
Chegámos a Castelo Branco pelas 11h45 com 57 kms percorridos e em boa forma física.

No próximo Domingo è o dia do Raid à Gardunha.
Partida às 08h do Parque Infantil da Pires Marques
(Durante o percurso hà fontes de àgua fresca para abastecer os "camelbacks"
Até lá
AC

Comentários

rider disse…
Olá amigo AC

No Domingo lá estarei.

Não sei se vou conseguir pedalar o percurso todo, mas já tenho a minha assistência em viagem de prevenção. É que por aqueles lados não há nem estações nem apiadeiros :)

No entanto vou tentar. Espero que o ritmo não seja demasiado elevado.

É que estou de férias e não tenho pedalado nada :(
E estrear-me logo com 85 deles :<>

Um abraço, conte comigo para Domingo.
Quem vai mais? do meu ritmo claro.
rarn

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-