Avançar para o conteúdo principal

"Aventura dos cinco na senda dos pasteis de nata"

Pensamento:
"O talento educa-se na calma, o carácter no tumulto da vida"
(Goethe)



.o0o.

Mais um convite do Roberto e mais uma volta pelos belos Trilhos de Xisto.
Desta vez o grupo foi mais numeroso.
Fomos cinco no total. Eu, Roberto,Fidalgo, Marcelo e João Paulo.
Uma coisa estava já garantida. Diversão!!!
Esta malta não deixa os seus créditos em mãos alheias.
Reunimo-nos frente à Câmara Municipal cá da urbe pelas 08h30 com as bikes já carregadas nas viaturas e nós de boa disposição.
Rumámos a Santo André das Tojeiras e estacionámos junto às Piscinas, local de concentração e onde será dada a partida deste "II Trilhos de Xisto".
Preparámos as bikes e as primeiras pedaladas foram exactamente em sentido contrário ao percurso, ou seja, em direcção ao café mais próximo.
Alí descobrimos uns deliciosos pasteis de nata e não resistimos, atacámo-los com devoção a acompanhar o cafézinho da manhã.
Deixámos ainda 3 pastéis para o regresso.
Já aconchegadinhos e prontos para a aventura, fizémo-nos aos trilhos.
O meu comentário sobre os trilhos em geral e zonas de passagem, vai ser um pouco superficial, por questões óbvias.
O passeio está agendado para o dia 2 de Dezembro e com inscrições limitadas, por questões de logística.
Porém, uma coisa posso eu posso assegurar a quem decidir participar neste passeio!!! Vai ficar "babado" com a beleza que envolve as zonas de passagem e com os trilhos onde vamos pedalar.
Estradões onde a visão se perde no horizonte; Trilhos estreitos, com passagens que nos vão ficar na memória; Single tracks na medida certa, entre muros e hortas, que vão dar um gozo tremendo; Descidas sempre a abrir; subidas cicláveis e uns apontamentos técnicos, aqui e acolá, bem doseados, para mantermos vivo o verdadeiro expírito do btt e não nos deixarmos adormecer; Passagens por inúmeras e algumas pequenas aldeias, onde a construção em xisto ainda prevalece na sua maioria e durante todo o trajecto, deparamos com construções já abandonadas em puro xisto; O belo aglomerado já em estado de degradação, que compõe o antiquíssimo Lagar do Carril, situado no meio de nenhures, onde ainda assim nos mostra a imponência dos seus tempos áureos.
Tive o previlégio de pedalar mais uma vez por estes inebriantes trilhos e no dia 2 de Dezembro lá estarei novamente. Pedalar nestes trilhos não cansa a mente nem o espírito e a parte física é secundária.
Mas avancemos:
Nesta minha segunda ida aos Trilhos de Xisto, foram adicionados ao percurso inicialmente delineado, 2 novos troços; Um single track com início numa das aldeias por onde vamos passar e uma passagem nas faldas da serra da ...?... e cujos trilhos vão deixar o pessoal encantado, com algumas passagens técnicas, mas acessíveis à maioria dos praticantes.
Vale a pena parar lá no alto e perder alguns minutos observando os extensos vales pejados de pequenas aldeias cravadas, ora nos cumes, ou nas encostas abrigadas.
É lindo de ver!!!
Isto, sem esquecer as "Tabornas", um petisco tradicional na nossa gastronomia e degustada pelos lagareiros nos velhos lagares de azeite de que a nossa região ainda é rica e que consta de pão torrado nas brasas da caldeira que aquece a água para a filtragem do azeite puro saído das prensas e barrada com esse mesmo azeite. (purinho da silva!!!)
Uma ideia do Roberto e uma forma bastante válida de utilizar a bike em eventos onde o prazer de pedalar se alia à tradição.
Um à parte..!!!
Neste passeio só não está contemplado a visitinha à Adega do "Ti Manel Ribeiro" na aldeia do...
(porra.. não posso dizer!!!), onde mamámos umas "jeribitas", vulgo geropiga e entre pipos e garrafões estava exposta uma autêntica galeria de quadros de "arte nua e de belo espécime", que o "Ti Manel" orgulhosamente fez honra em nos mostrar.eheheh!!!
Com a alma a fumegar e a coragem aumentada artificialmente, mandámo-nos de forma aguerrida aos kms restantes, onde o Fidalgo ganhou terreno, mantendo uns bem contados 5 ou 6 kms na cabeça do pelotão onde de forma distraída nem reparava nas subidas e só se apercebia das descidas porque começava a ver a pala do capacete.
Nas passagens aquáticas, foi a nossa surpresa, era "práfentex", nem sei se chegava a tocar na água.
Mas depois, algo aconteceu, talvez o efeito tivesse passado, pois na próxima passagem aquática foi vê-lo para tràs e para a frente, sem se decidir se havia de passar a pedalar, ou com a dita no lombo.
Mas depois dumas bocas e dumas "vaias", irritou-se, digo eu, tomou balanço alguns metros atrás e aí vai ele!!! À sua passagem, parecia a Fonte Luminosa em Lisboa, tal o efeito provocado na água.eheheh
Em resumo!!!
Malta divertida; Trilhos divertidos; A Adega do "Ti Manel"; Pasteis de Nata; Batata Frita e umas "bjecas" no final, foram os ingredientes que aliados a uma explêndida manhã de sol, somaram mais um dia que fica registado na minha memória, no meu álbum de boas recordações.
Encontramo-nos nos trilhos!!!
Fiquem bem
AC

1º. Vídeo

2º. Vídeo

Comentários

Marcello Silva disse…
Boas,

Este sem duvida que vai ser um Passeio com uma boa organização, á que o Roberto já nos habitou, eu só não vou, se não poder e depois com uma ementa destas, tou lá de certeza, um abraço aos companheiros do pedal e vivam os passeios divertidos e com paisagens que nos ficam na memoria por muito tempo,

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel