Avançar para o conteúdo principal

"Uma visita á Taberna do Zacarias"

Terça Feira, dia calmo para o btt, não só pelo trio que se juntou hoje na Pires Marques, mas também por já estarmos em final de época (para alguns) e os terrenos já começarem a ficar um pouco mais pesados.
Hoje, AC, Filipe e Joaquim Cabarrão foram os protagonistas da jornada de hoje.
Resolvemos ir até às Sarnadas visitar um amigo do Joaquim Cabarrão, proprietário do Café/Minimercado e Restaurante "A Taberna" em Sarnadas de Rodão.
Num ritmo calmo e em conversa amena partimos do nosso habitual local de encontro em direcção à Talagueira, cuja barragem agora quase vazia nos mostra uma visão algo incómoda quando observamos aquela massa de água, agora bastante diminuta e repleta de peixes em luta constante por oxigénio.
Fizemos a transposição para o Baixo da Maria e rumámos às Benquerenças de Baixo, para mais uma vez trilharmos aquela sempre bonita trialeira que começa junto à 1ª. casa das Benquerenças Velhas e termina junto à fonte.
Continuámos em direcção aos Amarelos e desta vez não parámos no "Ramalhete", na "Represa", pois o nosso destino hoje era outro.
Passámos a bonita e longitudinal Aldeia de Amarelos, passámos a Estação de Sarnadas para logo depois entrarmos em Sarnadas de Rodão, onde num pitoresco canto fomos descobrir (eu e o Filipe) a "Taberna". E tantas foram as vezes que ali passámos e nunca nos apercebemos daquele canto tão prazenteiro.
O Joaquim lá nos apresentou o Zacarias, pessoa simpática que se encontrava no Minimercado e passámos seguidamente ao Café, onde tomámos calmamente o cafézinho matinal.
Ficou registado aquele pequeno e acolhedor espaço. Vamos certamente lá voltar!!!
Depois foi a descida para a N.18, que atravessámos e rumámos por estradões, alguns utilizados no Pax Rally, até aos Cebolais de Baixo, onde efectuámos nova paragem no "Café Estoril" para tomarmos uma bebida fresquinha e arrefecer um pouco o "cortiço" .
Já de regresso à cidade apontámos azimute à Serra das Olelas, com passagem pela Sra da Guia e por trilhos pouco habituais, atravessámos a Serra, para após umas singelas passagens nalgumas curtas trialeiras seguimos em direcção aos Maxiais, onde, como se costuma dizer, "fizemos a ssossega" num trilho espectacular e bastante adrenalínico com saída bem no miolo da parte velha da aldeia, rumando depois pelos trilhos habituais ao eucaliptal, agora desaparecido e cujos trilhos agora quase irreconhecíveis tornaram um pouco mais dificultosa a chegada á cidade.
Cumprindo a tradição, parámos no bar da Associação do Valongo para a bjecazinha da praxe, como ponto final em mais uma das nossas saídas das Terças, após 55 kms de "curtido" Btt.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-