Avançar para o conteúdo principal

"Idanha-a-Nova # IV Trilhos da Raia"

Pois bem, que mais poderei eu dizer, além do que já foi dito pela rapaziada que participou neste "IV Trilhos da Raia".

Creio que nada mais há a acrescentar, além do facto de que Idanha-a-Nova está de parabéns e que ganhou uma mais valia com a criação da ACIN.
Quanto ao passeio, tive o previlégio de já o ter feito anteriormente a convite da ACIN, aquando dos seus últimos preparativos em termos de trilhos e como não poderia deixar de ser, lá estava eu na impressionante partida envolvido naqueles mais de 500 betêtistas.
O percurso escolhido criteriosamente e bem ao gosto dos verdadeiros amantes do Btt e enriquecido com aquela panóplia de espectaculares paisagens deixava quem pedala pela primeira vez nesta linda zona raiana impressionado.
Daí ser já apelidada da "Catedral do BTT", para mim um pouco subjectivo, pois cá bem no nosso interior há outras "Catedrais", apenas não há o espírito de empreendimento, gosto pelo Btt e vontade de mostrar o que de bom e bonito temos na região, em suma, uma outra ACIN!!!
A passagens pelas Aldeias Históricas de Monsanto e Idanha-a-Velha não deixam ninguem indiferente, tal a sua beleza arquitectónica e paisagística sem esquecer a sua história desde os primórdios no tempo.
A Barragem Marechal Carmona, vulgarmente conhecida como Barragem da Idanha é de facto um espelho da região e zona obrigatória para os "pedalantes" do Concelho e limítrofes e não só.
Depois de toda esta emoção de pedalar em zona tão agradável enriquecida com trilhos, estradões, bonitas trialeiras e pitorescas ruas de aldeia, a chegada ao final do passeio foi simplesmente genial e de um bom gosto acima da média.
Aquela trialeira sui-géneris que dava acesso ao palco improvisado como chegada e com saída em rampa para o recinto foi algo que gostei imenso de ver e em meu entender, um sinónimo da originalidade deste grupo de malta que trata o btt e não só, como ele gosta de ser tratado.
Nesta edição do Trilhos da Raia, andei um pouco mais apressado, pois tinha à minha espera a esposa, as filhas e uma amiga destas pelo que não acompanhei os meus amigos como de costume e com isso perdi uma manhã certamente fenomenal e então com o renomeado "GACCB" (Grupo de Alta Competição de Castelo Branco), deve ter sido ao litro e à dentada. eh eh eh!!!
Com a presença de Sua Graça o Patriarca do Grupo "D. Marcello I", bem acompanhado pelos seus acólitos, muita comida deve ter sido benzida (com os dentes) e muita bebida transformada em urina.
Entretanto chegou a hora de regressar pois a minha filha mais velha e uma amiga tinham de retornar a Lisboa no comboio das 16h10 e as obrigações familiares falaram mais alto, mas outros dias virão.
Para o ano ou no próximo evento da ACIN lá estarei certamente.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel