Avançar para o conteúdo principal

"Fim de Semana XL"

Este fim de semana decorreu na Sertã um dos melhores eventos da região, o Raid XL SelindaBtt.
Dois dias de puro Btt, animação e companheirismo, ingredientes com que aquele simpático grupo condimenta as suas organizações.
Apenas participei no primeiro dia, no sábado, sendo brindado com um percurso espectacular e divertido e com as características da região, que como se "ousa" por ali dizer . . . só é considerado subida quando se utiliza o "prato" pequeno.
Muitos e espectaculares single tracks, trilhos e paisagens soberbas, a travessia de imensas povoações e pequenos povoados e malta bastante animada e então a passagem no trilho junto à barragem do Cabril e calçada romana, foram simplesmente espectaculares!!!
De resto, que mais posso dizer dos passeios da malta da SelindaBtt . . . pequeno almoço com mordomia, servido em plena Avenida da Carvalha pelo Restaurante Santo Amaro, abastecimentos com tudo do bom e do melhor a que se juntou empenho e simpatia das gentes que os serviam, após o banhinho retemperador com água quentinha e na Carvalha, ao ar livre, um porco no espeto com imperial e sumos à descrição, não esquecendo os pãezinhos deliciosos e que cada um se servia a seu belo prazer. Espectáculo!!!
Já à noite e marcado para as 21h um explêndido jantar no Restaurante Santo Amaro que finalizou com o sorteio de brindes e material velocipédico que contemplou inúmeros participantes, eu inclusivé, com um espectacular par de óculos Shimano.
Aos participantes foi ainda oferecido com a inscrição um bonito jersey alusivo ao grupo SelindaBtt de boa qualidade e outros brindes.
Há quem diga que os santos da casa não fazem milagres . . . bom, eu questiono um pouco essa questão . . . pois há grupos que organizam eventos na região, que relativamente a outros em que tenho participado por aí fora, são autênticos milagres!!!
Foi meu companheiro nesta aventura o João Caetano, que me acompanhou durante todo o percurso, toda a tarde e durante o jantar.
E por aqui me fico, relativamente à minha participação no Raid XL SelindaBtt, pois hoje a inspiração ainda anda um pouco abalada dos trilhos, comida e bebida XL, lá dos lados da Sertã!!!
Pena não ter participado no segundo dia, hoje, por compromissos!!!

o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0
Hoje domingo e como para mim a bicla é quase como um vício, lá fui partilhar mais uma manhã de btt com a malta, apesar de já ter chegado a casa de madrugada. Mas na cama e a pensar que aqueles "gajos" andavam a pedalar e eu agarrado à "fronha", naahhh!!!, vou mas é ter com a malta . . . e assim, pelas 08h lá estava eu na Pires Marques, onde alguma da rapaziada das bikes se junta para partilhar amizade e uns trilhos por aí algures.
Na companhia do Pedro Barroca, Silvério, Paulo Jalles e Carlos Sales lá partimos em busca de mais umas horas de divertimento.
Hoje, fomos dar umas pedaladas nuns singles na Azinheira e beber um cafézinho no Ramalhete na Represa.
Dalí abalámos em direcção aos extensos eucaliptais, onde entre trilhos e estradões chegámos à Carapetosa e dalí rumámos à zona de Sarnadas para desfrutarmos de mais um single.
Por entre trilhos mais ou menos conhecidos chegámos ao Retaxo, para noutro bonito single track atingirmos as Olelas, onde como é da praxe, efectuámos uma pequena paragem para apreciar aquela bonita paisagem com a cidade como pano de fundo.
Alí tirámos a única fotografia da manhã de hoje, a de grupo, pois hoje era mesmo dia de preguiça e tão doridinho que este corpinho andava!!!
Até à cidade foi um instantinho e pelas 11h45 já estávamos no Bar da Associação do Valongo rodeados dumas "pretinhas" sagres e mordiscando uns suculentos tremoços.
49 kms foi quanto eu percorri até chegar novamente a casa, em mais uma divertida manhã de Btt, na companhia de amigos.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

chamusco disse…
Boas noite meu amigo António Cabaço, tu como sempre estas em grande e se bem pedalas melhor fotográfas. dentro das tuas possibilidades e se não for pedir muito gostava que me mandasses essas 4 fotos da barragem e as outras duas abaixo com a ponte, pra eu colocar no meu livro que estou a escrever sobre maratonas, passeios, e outros fenómenos bttisticos, como aquele celebre dia dos garrafões rsrsrs.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel