Avançar para o conteúdo principal

"GR22 - Monsanto/Castelo Novo"

Objectivo cumprido!!!
Foi neste passado domingo que conclui a Grande Rota das Aldeias Históricas, com o culminar da sétima e ultima etapa que ligou a mais portuguesa aldeia de Portugal . . . Monsanto, à lindíssima aldeia de Castelo Novo, aquela que serviu de lançamento para esta aventura de puro Btt.
Convidei para me acompanhar nesta GR os meus amigos Silvério, o grande animador desta aventura, o meu irmão Luís, que com este evento certamente subiu de escalão no Btt e o Carlos Sales, que por razões profissionais deixou por concluir práticamente metade da Grande Rota, mas a seu tempo e caso seja seu desejo, certamente que a concluirá e eu, de boa vontade o acompanharei.
Acompanhou-nos ainda o João Valente, que me contactou e mostrou grande interesse em fazer parte do grupo e claro, como não poderia deixar de ser, foi o quinto elemento e o último a compôr este quinteto de aventureiros ávidos de acção e emoção que com as nossas companheiras, metálicas ou carbónicas, isso não é importante, percorreram este percurso circular, conheceram e, ou recordaram, estas dez aldeias históricas e muitas outras, também elas bem bonitas e repletas de simplicidade e misticismo e nos engrandeceram com a sua história e enriqueceram na forma como nos proporcionaram este deambular por terras beirãs, pois a busca de aventura e conhecimento, reside na mente de cada um, em maior ou menor escala, mas ele existe, está lá, apenas é necessário abrir-lhe a porta de vez em quando e deixá-lo "pintar a manta" e sentir de novo a criança que há em nós.
Não somos por isso mais imaturos, ou menos zelosos dos nossos deveres, apenas mais ricos no conhecimento e no conteúdo.
Deixo aqui também uma palavra de apreço e agradecimento aos nossos motoristas de ligação, a que chamámos de "inter-aldeias", nomeadamente, à minha esposa, ao Fidalgo, ao Micaelo, ao Pinto Infante e ao Pedro, que com a sua disponibilidade e colaboração, contribuiram para que esta aventura se concretizasse sem sobressaltos. . . O MEU BEM HAJA!!!
Mas deixemo-nos de prosa!!!
Como sempre o nosso fiel motorista e animador, o Silvério, lá apareceu com a Old VW Transporter, para isso mesmo, para nos transportar para a derradeira etapa.
Carregámos as últimas bikes, a minha e a do meu irmão Luís e o resto da tralha e rumámos a Monsanto.
Depois da azáfama e da foto da praxe, demos início à primeira descida e após duas centenas de metros em asfalto, virámos à direita junto ao Posto da GNR, para entrarmos na calçada romana que nos levou até à Deveza.
Aí, o Silvério sentiu-se apertado e teve que ir rápidamente mandar um "fax" , entenda-se necessidade fisiológica, e como só costuma tirar a camisola em público, desapareceu e foi despir os calções atrás duma qualquer parede ou moita, sabe-se lá.
O que é certo é que já andava toda a gente em busca de tal personagem, que mais tarde lá acabou por aparecer, agora bastante mais aliviado.
Seguimos então até Idanha-a-Velha, antiga capital da Egitânea, onde parámos para comer algo sólido e sorver uns líquidos, pois a temperatura andava pelos 40 graus.
Ainda comecei a beber uns Ice Tea's, mas depressa mudei para bebida com nome nacional e feita à base de cereal e ainda mais, porque agora é uma das grandes patrocinadoras do Benfica, o tal, o dito cujo, o campeão (talvez este ano) eh eh eh!!!
Saímos de Idanha-a-Velha agora em direcção à Aldeia de Santa Margarida e foi nessa ligação que práticamente encontrámos a maior dificuldade do dia com uma subidita a fazer-nos inclinar a pala do capacete e sombrear o ciclómetro.
Depois foi quase sempre a rolar até aquela povoação, com mais uma paragem para arrefecer os radiadores.
A aldeia da Orca era o objectivo seguinte e foi nesse troço, por sinal um dos mais bonitos, para mim, claro, que o João Valente teve um desentendimento com a sua bike, acabando por ir cada um para seu lado, isto na descida para a estrada que liga S.Miguel D'Acha a Vale Prazeres.
Mas lá se entenderam de novo, voltando a juntar-se e ainda bem que assim foi, ficando o João mais mal tratado, com umas escoriações e o fatinho mais arejado. eh eh eh!!!
Mais um para a lista do Fidalgo, na aquisição da 2ª. via do equipamento do Btt Castelo Branco.
Com mais uma paragem na Orca e enquanto o João lavava as feridas, as exteriores claro, pois as interiores são lavadas com o tempo, os restantes abancámos num café mesmo defronte ao fontanário para manter o radiador a baixa temperatura.
Seguimos então para a Atalaia do Campo e Póvoa da Atalaia, com outra pequena paragem, onde desta vez, só eu e o meu irmão Luís traziamos temperatura anormal, os restantes contentaram-se com uns minutos de sombra.
Castelo Novo estava já a pouco mais de meia duzia de kms e já se vislumbrava acantonada nas faldas da Serra da Gardunha, animando-nos e fazendo-nos pensar já no almocinho que pretendíamos degustar no Restaurante o Lagarto, logo que alí chegássemos.
E assim foi, mas os últimos kms, não sei se por cansaço, ou se por pouca vontade de acabar já esta excelente aventura, foram bastante lentos, e isto, porque o meu irmãoi Luís já vinha mesmo na reserva e aqueles poucos kms que faltavam ainda por cima eram a subir.
Foi com alguma emoção que voltei a ver aquela fonte de água pura e cristalina que cai e respinga naquela antiga pia de granito e me fez recordar a saída e a adrenalina da partida para a primeira etapa.
Depois dum banhinho "à porco" naquela água bem fresquinha, mudei o fatinho e com os meus companheiros, tomei lugar à mesa do citado restaurante para uma reconfortante refeição bem regadinha com um tintinho Touriga Nacional que ajudou a empurrar o arrozinho de pato.
Muita conversa, um blá blá blá sobre novas aventuras, contas á moda do Porto e regressámos à nossa cidade, a também bonita cidade de Castelo Branco, onde nos despedimos com um até sempre e encontramo-nos por aí nos trilhos.


Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel