Avançar para o conteúdo principal

"Convívio no Vale do Souto"

Mais um ano estive presente no já famoso convívio no Vale do Souto, onde decorreu a festa do harmónio e da concertina "Harmonvaso".
A malta do btt faz já parte da festa que todos os anos se realiza naquela pacata aldeia.
Por convite, reúnem-se umas poucas dezenas de amigos, sob a batutra do meu irmão Luís, que prepara toda a logística para que tudo corra da melhor forma.
A malta, vinda dos mais variados locais, junta-se pelas 08h00 na Avenida da Carvalha, na Sertã, para este "terrível" dia de btt, companheirismo e divertimento.
Já com saída tardia, a partida para os trilhos deu-se já depois das 09h00. Malta animada e comunicativa, esqueceu por completo a parte competitiva do btt e utilizou a bike como meio de transporte para a Aldeia do Vale do Souto, onde um belo manjar de porco no espeto nos esperava e a animação era garantida, ou não fosse este um grupo animado.
Após cerca de 25 kms, dáva-mos entrada no recinto onde corria a festa e as "mines" logo começaram a jorrar, após largamos as bikes.
Em grande cavaqueira, lá almoçamos e alguns não resistiram a uma boa sestinha . . . mas esta iria durar pouco tempo.
O Rui (da Rodoviária) apareceu por alí com um harmónio na mão, acompanhado doutro colega, para surpresa minha, e logo foi requisitado para a zona exclusiva da rapaziada.
Foi o início duma grande tarde de farra e divertimento com o desabrochar de novos valores artísticos, como se verá mais adiante, num pequeno vídeo.
O regresso foi um pouco mais complicado, pois a adrenalina misturou-se com a cerveja, criando uma mistura expolsiva.
Regressei a Castelo Branco na companhia do Nuno Eusébio, que me fez companhia, assim como o João Afonso, pela primeira vez nestas andanças, mas que decerto ficou fã.
O Silvério, que veio a mostrar-se um dos principais animadores da festa com a sua famosa dança do pisa-ovos, deixou a mulherengada toda de olhos em bico e de costas viradas para o palco.
Pouco depois das 19h00 regressei a casa e parte da rapaziada ficou ainda em ambiente festivo até às tantas.
Para o ano lá estarei de novo, para mais uma aventura animada e divertida.
Vejam os vídeos deste maravilhoso dia na companhia de amigos.

Untitled from actrilhos on Vimeo.

Fiquem bem.

Vêmo-nos nos trilhos,

ou fora deles.

AC

Comentários

Anónimo disse…
Não ficaria bem comigo próprio se não deixasse aqui o meu testemunho sobre um dos mais bem conseguidos passeios de BTT em que já participei.
Este, para além do PPP (PURO PRAZER de PEDALAR) e do incondicional espírito de camaradagem e são convívio, tem o mérito acrescido de ser integrado numa grande festa, que facilmente contagia os BêTêTistas, os quais de uma forma natural e espontânea, rapidamente passam a ser participantes activos, para não dizer protagonistas da mesma, durante o pequeno período em que permanecemos entre tão simpáticas e acolhedoras gentes.
Também quero elogiar a parte gastronómica da coisa, desde as "mines" de entrada até ao famoso medronho daquela região, passando pelo porco no espeto e respectivo acompanhamento.
Parabéns também ao António pela reportagem escrita e filmada, como sempre impec.
At last but not least, um GRANDE OBRIGADO ao Luis Cabaço pelo convite, que espero se repita e a todos que com ele realizaram esta excelente organização.
Um abraço para todos
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-