Avançar para o conteúdo principal

"Amarelos"

Mais uma voltinha de inicio de ano. Curta, calma e descontraida!
Tendo hohe como companhia, o amigo Carlos Sales, resolvemos ir até aos Amarelos, apaziguar um pouco a "gula" pelos seus famosos panikes de chocolate.
Antes, idealizei um percurso com algumas passagens peculiares entre tapadas e veredas, na sua maioria, acabando por ser uma manhã bem disposta, com as nossas peripécias, nalgumas situações "enlameadas".
Saímos da cidade pelas 09h em direcção à Caseta dos Maxiais.
Dirigímo-nos seguidamente para a zona do Monte do Rei, onde serpenteámos nalgums tapadas e quelhas, para cruzarmos depois o Vale das Quedas, até chegarmos à pequenapovoação da Represa.
Encostámos ao estradão que ladeia a A23 até à Serração das Sarnadas, que contornámos, direccionando-nos agora aos Amarelos, o objectivo desta manhã.
Lá degustámos os panikes com chocolate, na padaria local, ali permanecendo algum tempo na cavaqueira.
À passagem pelo Apeadeiro do Retaxo, lá estava o meu velho amigo "Ti Oliveira" entretido na sua horta.
Cumprimentos da praxe, dois dedos de conversa e, lá estávamos nós, a bebericar um cálice da saborosa "giribita", que o meu amigo sempre tem para oferecer um copito à rapaziada.
A manhã já ia a meio e o amigo Carlos Sales, que viera da noite, (trabalho, claro) certamente ansiava por uma sestinha após o banhinho e o almoço retemperadores.
Passámos anda pela Azinheira, onde nos divertimos num escorregadio single track, entrando seguidamente nas benquerenças, onde apanhámos o estradão para o Baixo da Maria, com mais um par de passagens divertidas até à Barragem da Talagueira.

A hora era já de almoço e os 46 kms pedalados hoje, já nos satisfaziam. Era agora tempo de regressar a casa e esperar que as nossas "Marias" estivessem bem dispostas, pois quase não se conheciam as côres do equipamento com a lama acumulada.
<>
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . .ou fora deles.
AC

Comentários

João Afonso disse…
"Ora Vejam Lá" é uma música do castiço Trio Odemira ! e ás páginas tantas diz assim: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado! / Domingo! Vai a malta passear !!! com este andamento estou a ver que sempre é verdade ! hehehe
1 abraÇo.
AC disse…
Pois é João! O Trio Odemira, é do meu tempo. Era a música Pimba da altura!!
Já nessa altura gostava de dar uma voltinha de bike. Ao tempo, chamavamos-lhe "ginga".
Hoje, com mais tempo disponível, aproveito para fazer uma das coisas que mais gosto. Andar de bicicleta! Sem stress, apreciando cada momento, a solo, ou na companhia de amigos. Isto, enquanto for capaz de me baixar, para apertar os cordões das botas. eh eh eh!!!
Quanto a ti! Mete a preguiça no saco e salta cá para fora, a sujar o fatinho e confraternizar com os amigos. A tua ausência é notada pela rapaziada!!!
E esse teu blog, já cheira a "mofo". eh eh eh.
Abraço
AC

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta