Avançar para o conteúdo principal

"XI Raid AC - Trilhos e Aventuras ( Serra da Gardunha e Cova da Beira)

Ontem, foi o dia do meu "XI Raid AC - Trilhos e Aventuras", que decorreu pela bonita Serra da Gardunha e grandiosa Cova da Beira. Participaram neste raid, os amigos, Silvério, o meu irmão Luís, o Tiago, o João Afonso e o Luís Lourenço.

As previsões meteorológicas, não eram lá muito animadoras, mas o que é facto, é que o S. Pedro tem colaborado comigo, nestas minhas aventuras. E hoje, assim foi. Andámos sempre ao lado da chuva, mas livrámo-nos dela!!!

A saída, desta vez, foi do Café Tá-se Bem, na Lardosa, onde tomámos a dose matinal de cafeína. Preparámos as bikes e demos inicio a mais uma das nossas aventuras, sem pressas e com a malta animada.

Rumámos ao sopé da serra, com passagem pelos Lameiros de Almeida e Soalheira, atingindo o sopé em S. Fiel, onde demos inicio à longa subida até às antenas da Gardunha, passando pelo Alto da Cruz, Casa da Floresta e Baldeira.

Seguiu-se a descida para o Fundão, com a primeira fase bastante adrenalínica e algo complicada, com o caminho bastante deteriorado, pelas últimas intempéries, até à Serra da Senhora.


A segunda parte, foi mais calma, mas a descida para a Quinta da Serrana, foi bastante escorregadia e com as mimosas, que quasem tapavam o caminho, a obrigarem-nos a algumas manobras mais arriscadas.

No Fundão, demos de caras com alguns estabelecimentos fechados, valendo-nos um companheiro, também de bike, que nos indicou o sítio ideal. A Petisqueira do Júlio, onde abancámos e comemos umas soberbas bifanas XXL e bebemos umas apetitosas imperiais.

Já com as energias repostas, rumámos então aos trilhos da Cova da Beira, saindo do Fundão em direcção à Quinta das Nogueiras, onde tive problemas com o meu shifter de mudanças.

Lá desmontei a "coisa" e felizmente, era apenas o parafuso que tinha desapertado uns passes de rosca, não puxando o cabo. Problema resolvido e toca a pedalar!!!

Por trilhos bastante lamacentos, apontámos o azimute à Capinha, ziguezagueando pela Tapada da Marmeleira, Quinta da Corga, Ladeiras da Ponte, Porto das Cerdeiras e Cabeço das Paulas, até que chegámos à povoação.

Na Capinha, parámos logo no primeiro café e bebemos mais uma bjeca, para arrefecer motores e olear a canalização. Agora com os valores normais repostos, seguia-se a Mata da Rainha como próximo objectivo.

pedalámos por belos trilhos e locais, como a Nave Redonda, Ponte da Capinha, Insulas, Vale da Águia, VG da Ferreira e Quinta com o mesmo nome, Vale do Monteiro, Nave da Mata, Quinta da Farsa, Caparossa e Vale das Vacas.

Nova paragem no café, onde a malta das "anoréticas" costuma reabastecer. Desta vez ficámos agradados com um belo bolo de chocolate, que estava em cima de uma mesa e comêmo-o quase todo à fatia. Que delícia!!!

Os níveis de açucar, também já estavam repostos e as Martianas, aguardavam a nossa passagem.

E foi para lá que rumámos, com passagem pela Madureira e Serrinha. Desta vez não parámos, pois as horas iam passando e o dia ia avançando rápidamente em direcção á noite.

Saímos das Martianas para a Lage do Abelheiro e Poço do Castelhano, entrando depois na Atalaia do Campo, vislumbrando-se já o final deste raid.

Passámos então pelo Vale Topinho, Fadagosa e Monte das Areias, chegando finalmente à Lardosa, após 103 kms de boas pedaladas, bons e divertidos momentos. O pessoal com outros compromissos regressou a casa, após a bjeca de despedida. Eu, o Luís Lourenço e o Tiago, não conseguimos resistir a uma convidativa travessa de ameijoa, que acompanhámos com um par de bjecas, ficando mais um pouco no Tá-se Bem. Um final merecido, após o esforço dispendido em mais um Raid AC.

A Sierra de Gata, está já impaciente, esperando-nos para o Trilogia3, lá para o final do mês de Abril, ou princípios de Maio. A dureza e a espectacularidade aguardam-me, assim como aos amigos que me queiram acompanhar e gozem desta filosofia de praticar btt. Autosuficientes e com espírito de aventura.
.
Fiquem bem.

Vêmo-nos nos trilhos

. . . ou fora deles.

AC
.
Slideshow


Comentários

João Afonso disse…
Mais um Raide AC daqueles que entram diretamente para o meu currículo !
Obrigado a todos pela companhia, camaradagem, gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda este fantástico dia de BTT.
1 abraÇo.
Anónimo disse…
Muito bom uma vez mais.

Não esperava enrolar tanto a perna, e em estradões de "babar" com diz o outro e como eram estes.
Não esperava porque ir sem saber como é, ainda sabe melhor!!!
Temos de lá voltar à cova e com cereja a colorir o verde.
Isto e que é crutir, e à borla. Quem não vai é que perde..........

Obrigado por mais um belo raide!
Pinto Infante disse…
sabes como sou, e deixa me dizer isto; é realmente de salutar um bom par de coisas, mas para mim uma delas GRANDE. na compnhia dum irmão. o Silverio teu calço e o Luis Lourenço, são de facto companheiros que tens tido para levar por diante estas tuas aventuras, que se pensarmos bem metem inveja a qualquer associação/organização, a troco de quê??carolice,gosto e prazer. Realmente pensei ao por os meus rebentos na catequese, perguntei me de quem seria aquele astra parado à porta da igreja!!!nunca lá ia.
ai se soubesse que eras tu,tinha todo o prazer beber uma contigo aqui na minha embaixada...
parabéns pelos FACTOS.
abraço
Pinto Infante
ogait disse…
Olá,
só para constatar que me encontro viciado nestes Raids...
Camaradagem, paisagens soberbas e muitos kms são para mim o tónico para a semana de trabalho :o)

Fica aqui o meu rescaldo e todas as minhas fotos:

http://bttoledo.forumotion.com/t428-xi-raid-ac-gardunha-e-cova-da-beira

Tiago.
AC disse…
Caros amigos.
Obrigado pelos vossos comentários. Fica a promessa. Enquanto for capaz de enfiar o "cleat" do sapato no pedal . . . aventuras para curtir e confraternizar, não vão faltar
Grande abraço
AC
Ferrão disse…
Olá António,

Mas um grande raid, como dá para ver pelas fotos. Como te disse nunca andei pela gardunha e pelo que vejo é bem bonito. A próxima vez que lá fores vou contigo. Os suspeitos são os do costume e do melhor. deve ter sido mais um excelente dia, pelo menos não choveu. temos que começar a pensar nas aldeias de xisto e quando marcar a ida à serra pelo piodão, aviso. Só mais uma coisa; pára lá um bocadinho, só de ver o teu blog fico cansado :)
grande abraço.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel