Avançar para o conteúdo principal

"VII Trilhos da Raia"

Decorreu este domingo a VII Edição dos Trilhos da Raia.
Um evento que logo cedo começou a ganhar adeptos e que hoje é um caso sério em popularidade.
Com o cunho da ACIN, os Trilhos da Raia, é hoje, em minha opinião, uma das melhores organizações a nível nacional.
Basta saber, que é organizado por quem pratica Btt, na sua verdadeira essência e o faz por gosto.
E está tudo dito.
Este ano, e eu, que até ando por aí e conheço uns quantos "carreirinhos" e uns trilhos "porreiros", fico surpreendido com a capacidade desta rapaziada, que pôe muito empenho naquilo que faz e, sabendo de antemão o que a malta que se desloca a estas manifestações de bikes, quer, pois também é o que eles procuram quando vão pedalar em eventos de outras organizações.
E, aqui está uma prova pura, de que, numa mesma área e durante sete anos consecutivos, se podem encontrar e mesmo criar novos percursos, respeitando os pontos chave e passagens obrigatórias.
Parabéns, já me soa a pouco e continuo à procura duma palavra, que possa dirigir aos meus amigos da ACIN e que possa exprimir o seu excelente trabalho. Entretanto, vou aparecendo, sempre que possa nos vossos eventos.
Este ano, fui até Idanha-a-Nova com o Nuno Eusébio.
Fui buscá-lo com a minha "ramona" à Pastelaria do Montalvão, junto à sua residência e ai, tomámos o cafézinho matinal e demos dois dedos de conversa.
Chegámos ao recinto, em Idanha e, depois de estacionar a "ramona", fomos ao secretariado levantar os dorsais e preparámos as bikes para nos fazermos aos trilhos.
Uma grande azáfama,com o pessoal junto ao pórtico de partida, bem apertadinho, quase como sardinha em lata, em posição para o tiro de partida.
Foi chegarmos junto da malta e a partida a ser dada. Deixámos passar toda a gente e já com a companhia do Sérgio Marujo, que se nos juntou, lá fomos os três para mais uns Trilhos da Raia.
Desta vez, "cavalgava" numa 29er. Queria sentir o seu comportamento nos trilhos mais técnicos e, sobretudo, nas calçadas de Monsanto.
Tanto se diz sobre o comportamento das 29ers, que as nossas roda 26 já são quase Bikes em via de extinção. Manobras de marketing. Digo eu!!!
Já tinha feito com a 29er, 4 dezenas de kms e francamente gostei, apesar de sentir algumas diferenças de adaptação, nos kms iniciais.
Centenas de participantes e pó com fartura, foi a minha visão dos primeiros kms.
Depois, a malta começou a estender-se e pude então, juntamente com os meus companheiros, pedalar mais descontraído e dedicar-me ao "feeling" da 29er.
A descer e a rolar, é inquestionável a melhoria em relação às roda 26, mas, a surpresa viria a transpor obstáculos de alguma envergadura e a subir a calçada de Monsanto.
Normalmente consigo subir aquela calçada com a minha 26, mas com a 29er, foi simplesmente "pedalada redonda". Um pouco mais cuidadoso de início, mas depressa me apercebi que aquela roda enorme galgava tudo. Bastava pedalar de forma mais fluida e com pedalada redonda e aí vai ela, comigo em cima, claro.
Sempre fui um pouco "medricas" a descer os degraus, naquelas ruas estreitinhas, em Monsanto, mas, fiquei de tal modo confiante, que até desci "aquilo" com à vontade. Espetáculo!!!
Mudei radicalmente a minha opinião sobre as 29er. De tal forma, que até tenho medo de pensar nisso!!!
Agora, a questão, na parte que me diz respeito, apenas se pode colocar na parte estética, nada mais.
As 29ers vêm para ficar, mas as 26, jamais vão acabar. Tenho a certeza!!!
Pelos divertidos trilhos e pelos adrenalinicos singles dos Trilhos da Raia, eu, o Nuno e o Sérgio, fomo-nos divertindo, despreocupados, falando aqui e ali com algum companheiro mais atrazado, como nós e aproveitando cada centímetro deste espetacular trajeto.
Tudo seria cinco estrelas, não fosse o malfadado furo na enorme roda da frente da minha bike.
E o engraçado disto tudo, é que eu trazia de prevenção uma câmara de roda 26.
Foi quase hilariante, eu e o Nuno a esticarmos a câmara de ar e a tentar metê-la no enorme aro.
mais parecíamos dois pasteleiros a esticar massa para uma "piza".
Mas ficou lá e trouxe-me para o final e sem mais problemas!!!
O almoço do costume e com a qualidade já conhecida e mais que badalada, mais uns amigos à chegada, umas imperiais, que não faltaram na nossa mesa e tudo terminou, já pelas 18h, no Café do Espanhol, ainda em Idanha, mas já a beber umas frize de limão. Baahhh!!!
Regresso a casa e mais um domingo passado em pleno, com umas boas pedaladas, um bom lote de amigos e a vontade de voltar a Idanha, mas agora, para pedalar com os amigos que trabalharam e organizaram este bonito evento.
Até breve!!!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Silvério disse…
António, que te assentava bem já não tinha duvidas, mas agora, com esta tua apreciação, atrevo-me a dizer que tu também de assentas muito bem nela. Já me estou a ver brevemente a pedalar "agarrado" a, quero dizer atrás, de uma "camoneta".
Parabens aos três protagonistas deste post por mais uma participação exemplar nos trilhos da raia e também à organização, por confiar plenamente nas palvras do narrador.
Um abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel