Avançar para o conteúdo principal

"Além Tejo"

Como já vai sendo um pouco habitual, quando o Carlos Sales tem disponibilidade e flexibilidade no horário, vamos "pintar a manta" por aí algures e divertir-nos um pouco, praticando um desporto, que nos apaixona, o Btt, na sua vertente lúdica.
Desta vez, passámos a fronteira de distrito e fomos até ao Alto Alentejo.
Fomos de carro até Vila Velha de Rodão e efetuámos a primeira paragem na padaria da Zona Industrial, para tomar o pequeno almoço, com uns bolinhos ainda quentinhos. Que maravilha!!!
Já aconchegadinhos, fomos aparcar a viatura junto ao Cais de Embarque, um bonito e aprazivel lugar e com uma paisagem, deveras espetacular!!
Descarregámos as bikes, aprontámo-nos e aí vamos nós em direção aos trilhos, que desta vez, também para mim eram novidade, com excepção do PR6, junto à Ribeira do Fivenro que pisei pela primeira vez nos saudosos Trilhos da Açafa e dum pequeno troço na minha primeira ida a Fátima em Btt.
Passámos a ponte sobre o Rio Tejo, onde é impossível não olhar para aquele belo "postal" que é as Portas de Rodão.
Começámos a dura subida pela Quinta da Corga, fizémos parte da cumeada e descemos para os Olivais da Fonte Longa e Tapada do Lavacho em direção à Aldeia do Monte do Pardo.
Saímos da aldeia por uma "castiça" quelha, seguindo depois por um bonito single track até à descida para o vale, onde deambulámos até entrarmos no estradão, junto à ponte da Ribeira de Nisa, que ladeámos até à Aldeia da Velada.
Atravessámos a aldeia e pela Tapada dos Vales tomámos a direção da aldeia do Chão da Velha, onde pedalámos também num fantástico single track.
Chegámos à aldeia, com uma envolvente espetacular e, saímos para a Tapada do Outeirão e Horta do Porto, entrando depois em zona de floresta e com uns trilhos fantásticos, que muito contribuiram para o acumulado positivo desta aventura.
Sempre em constante sobe e desce, passámos por S. Pedro e ladeámos S. Matias, subindo depois ao cabeço do Caldeiro, já com vista sobre Nisa, onde parámos para um abastecimento mais sólido.
O Carlos solicitou a ajuda dum seu amigo e colega, para nos indicar um local onde comer uma bela bifana.
Este não se fez rogado e foi de imediato ter connosco e indicou-nos o restaurante "A Colmeia" onde deveras se comem umas divinais bifanas grelhadas, acompanhando-nos ainda numa "jola" fresquinha. E que bem soube naquela altura!

Saímos da cidade de Nisa pelas quelhas da Fonte do Cão e pedalámos em direção à bonita Barragem do Racheiro, que fomos deixando para trás, enquanto subiamos ao cabeço da Atalaia.
Seguidamente, descemos para o Vale das Barras e, pelo Carqueijal, chegámos à Aldeia do Pé da Serra, onde descobrímos mais um single "porreirinho".
faltáva-nos a ultima subída do dia e foi essa que nos levou ao Cabeço da Atalaia, entrando no eucaliptal até ao abandondado Monte Cimeiro.
A partir daqui, entrámos no bonito trilho do Pr6, descendo à Ribeira do Fivenro e continuando sempre em single track, até quase ao final. Um espetáculo!!!
Largámos o single, para entramos na ultima parte de estradão que nos conduziu até ao asfalto, já em descida para a Ponte sobre o Tejo, que voltámos a cruzar, agora em sentido inverso, terminando esta aventura, como começámos, com o espetacular "postal" das Portas de Rodão.
Foram 62 magníficos kms, por trilhos e paisagens maravilhosas e que, desde já, ficam guardadas na minha pasta de "favoritos"!!!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-