Avançar para o conteúdo principal

"Trilhos Beirões"

A convite do amigo Abílio Fidalgo, desloquei-me ontem até à Aldeia de Pomares, no Distrito da Guarda, para mais um convívio de btt.
Acompanharam-me o Nuno Eusébio e o Pinto Infante. Saí de Castelo Branco pelas 06h30, com o Nuno Eusébio e passei pela Lardosa a buscar o Pinto Infante.
Chegámos a Pomares ainda antes das 08h e reunímo-nos ao pessoal que já por ali se encontrava de volta da mesa com algumas iguarias, para que a rapaziada não se fosse abaixo nas "canetas".
A partida foi dada pelas 08h30 com os 13 amigos que se juntaram para este dia de convívio.
À saída de Pomares, entrámos logos numa excelente seção de trilhos, que se iriam extender por toda a manhã.
A primeira povoação que cruzámos foi Penhaforte e trilhos entre quelhas, bonitos single tracks e algumas seções um pouco mais fechadas, derivado ao avanço do mato, foram uma constante.
Passámos ao lado do Salgueiral e lá mais à frente chegámos a Cheiras, onde o pessoal já andava com o nariz no ar a ver se cheirava alguma "mini", mas ainda nada.
Estávamos a andar mais rápido que a carrinha do abastecimento!!!
Depois de mais umas fantásticas pedalados por uns trilhos bem porreirinhos, lá viemos a descobrir a viatura do abastecimento estacionada na Aldeia de Gagos.
Aqui ninguém foi gago e o "glu glu" no gargalo das minis contrastava com o ambiente, enquanto "roíamos" umas meias sandes de queijo, fiambre ou mistas, ou uns bolinhos de mel ou borrachões.
A rapaziada, agora já "carbohidratada", queria mais umas pedaladas, pois os trilhos por onde já pedaláramos, abria-nos o apetite para o pedal.
A partir daqui, o percurso foi ligeiramente encurtado, tendo o Fidalgo entregue a batuta temporáriamente ao Pedro Quelhas, um bom conhecedor da zona e que nos brindou com uns trilhos espetaculares.
Subimos ao  Jarmelo, onde se diz ter existido um castro lusitano da idade do bronze. Porém é mais conhecido pelo drama de Pedro e Inês de Castro.
Mas a malta não ligou muito a este drama, que pela história foi conhecida como a nossa mais bela história de amor.
Naquele momento, o nosso "amor" estava integralmente virado para as belas minis fresquinhas e as meias "sandochas" enquanto nos divertía-mos com algumas peripécias dos nossos já "habitués" animadores.
Descemos para a pequena povoação de Ima do Jarmelo, onde não chegámos a entrar e continuámos para Valdeiras, Montes e Argomil e mais à frente, nova paragem para um último abastecimento, no Santuário da Sra da Alagoa.
A hora de almoço ía chegando e a expetativa pelo belo arroz de feijão já começava a mexer com algum estômago mais irrequieto.
Depois de uma curta visita ao castanheiro gigante, entrámos nuns belos singles e trilhos onde a aventura foi uma constante, passando por Guilhafonso e já por trilhos mais amplos, pelo Carvalhal, para entrarmos de novo em Pomares, de onde há umas horas atrás tinhamos saído.
Toda a malta mostrava satisfação pela bela manhã de pedaladas e são convívio, que se extendeu durante o excelente almoço com a ansiado arroz de feijão, que com justiça se diga, estava excelente, acompanhado com uma bela grelhada mista.
O famoso netar vínico não faltou e estavabem à altura de todo este dia festivo.
Após o belo repasto, a malta foi abandonando o local, com um brilho no olhar, fruto do excelente dia de pedaladas e convívio.
Num ou noutro companheiro, esse brilho poderia ser confundido com os danos colaterais da bela "pinga" que "enfeitou" a mesa, ou talvez não!!!
Um grande obrigado ao amigo Fidalgo por se ter lembrado cá deste "jovem" e conta sempre comigo.


Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Clip vídeo

Comentários

Fidalgo disse…
Agradeço a presença de todos os meus amigos, os que pedalaram e os que nos deram o apoio e nos levaram sempre bebida fresca. O filme está espetacular. Peço desculpa por alguma coisa menos bem preparada, mas a intenção era boa, o mato é que cresce mais do que nós pensamos e fica mais sujo!!!LOL!!!
Pinto Infante disse…
sem dúvida alguma, foi para mim um prazer andar na Vossa alegre companhia. Prometo que tenho que aparecer a mais, assim o serviço e vida permita.
a galhofa, risada e alegria destas coisas fazem-nos bem à mente.
obrigado pela boleia, e se for caso boas férias.
um grande abraço daquele de sempre...
Pinto Infante
Marques disse…
Voltem sempre!
para a proxima eu também vou, mas de Pajero...
Começo por agradecer e dar os parabéns aos “repórteres” por “imortalizarem” este magnifico evento, através das imagens e das descrições.
Para mim, este foi sem duvida um passeio 4P’s+A’s que nunca sairá do meu baú de recordações.
Este foi um daqueles passeios de BTT em que se desfrutou cada unidade elementar de tempo, desde o principio, muito antes das pedaladas começarem, até ao fim!
Mas estas coisas não são obra do acaso, e neste caso, conhecemos bem os “CULPADOS” – Abilio Fidalgo coadjuvado, e muito bem, pelos seus pais e alguns dos seus amigos de Pomares! Um GRANDE OBRIGADO e MUITOS PARABÉNS para TODOS. Claro que os participantes também tiveram a sua parte de “culpa” para tal SUCESSO! Parabéns também para eles, eu incluído!
Só me resta dizer, ATÉ À PRÓXIMA!
Um ABRAÇO
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel