"XIV Peregrinação a Fátima por estrada"

Mais um ano se cumpriu esta minha obstinação de ligar Castelo Branco a Fátima de bicicleta.
Há exatamente catorze anos que dei início a esta peregrinação, que tenho cumprido fielmente e sempre no fim de semana ates de 13 de maio . . . quer chova, quer faça sol!!!
Nem sei bem o que me move a cumprir esta ligação. Apenas sei que todos os anos, algo me puxa a pedalar até àquele Santuário.
Umas vezes sózinho, outras acompanhado, mas . . . nesta altura do ano, esta peregrinação é para cumprir, enquanto as pernas me o permitirem!
Não é de certeza o protagonismo de mais uma grande tirada . . . que não é tanto como isso . . . nem um desafio pessoal, daqueles em que queremos melhorar a performance de ano para ano. Tempos, velocidades horárias, preocupações com acumulados e outras parvoíces!!!
Não quero dar nas vistas, apenas ver as vistas e aliviar mais um ano esta minha obstinação.
Este ano, acompanharam-me o meu irmão Luís, o João Afonso e o José Luís.
O local de encontro foi às 06h15 junto ao Mac Donald's e lá partimos nós para a minha XIV pergrinação.
O percurso foi o habitual nestes últimos anos, com passagem por Alvaiade, Perdigão, Vale da Mua e Pedra do Altar, onde este ano efetuámos a primeira paragem, para o cafézinho da manhã.
Mais à frente, o Pedro Tavares, com um  pequeno grupo de amigos preparava-se para uma voltinha de Btt e parámos para nos cumprimentarmos e dar dois dedos de conversa.
Reatámos a nossa peregrinação e fomos pedalando calmamente, passando por Moitas, Caniçais, Cimeiro e Fundeiro, Vale da Carreira, Mesão Frio, Arganil, Freixoeiro, Cabo e Robalo, com a habitual paragem na modesta Adega da família Cabaço, onde um pequeno lanche já aguardava os "peregrinos".
Ali comemos e bebemos uns "tintóis", para encher a veia e dar "estaleca" para o restante caminho.
Despedimo-nos com uma foto de grupo com o anfitrião e seguimos viagem.
Sempre pedalando numa boa e em conversa amena, lá fomos passando por Vinha Velha Amêndoa Fonte Boa, Vila de Rei, Estevais e Ponte do Rio Zêzere, onde mais uma vez cumprimos paragem, para apreciar aquela bonita panorâmica do Rio Zêzere.
Seguiu-se a subida a Ferreira do Zêzere, onde as nossas Marias, a minha e a do João Afonso se cruzaram connosco.
Esperaram-nos à saída da vila, na Pastelaria Rosa, onde fizemos nova paragem para comer um dos belos bolinhos daquele estabelecimento e beber algo fresco,
Um bom momento de convívio com a família.
Mais de metade do percurso já estava feito. O pequeno grupo estava animado e a chegada ao Santuário estava práticamente garantida. A rapaziada estava em alta!
Continuámos por Água Todo o Ano, Regueiras, Portela do Nexebra, Pintado e Tomar, com a paragem obrigatória junto a Rio Nabão, no jardim da cidade. Sempre muito bonito, em qualquer altura do ano.
Depois das fotos da praxe, continuámos a nossa pedalada, seguindo por Carregueiros, Vale dos Ovos, Alburitel, Ourém, Melroeira e Pinhel, com a derradeira paragem no café junto a cruzamento, que dá acesso aos últimos kms para Fátima, para nos refrescarmos com uma bebida fresca..
O trânsito durante todo o percurso foi bastante escasso e peregrinos a pé, nem vê-los. Apenas uma meia dúzia deles, já próximo da chegada.
Efetuámos então a subida ao Santuário, desta vez pela Atouguia e, foi com um sorriso nos lábios, que demos entrada no Parque nº. dois, a minha meta de há catorze anos a esta parte.
O único senão deste ano foi o fato de haver milhares de peregrinos e os parques estarem cheios e com os acesso cortados à circulação automóvel.
O nosso objetivo estava cumprido, que era chegar ao Santuário de bicicleta.
Tirámos a foto de grupo, sem o José Luís que já tinha ido ao encontro da esposa e cada um tratou de si, à sua maneira.
Cumpridas as praxes, eu e o meu irmão fomos ter com a minha esposa que tinha estacionado num pequeno parque, fora do reboliço e ali retemperámos forças.
O meu irmão regressou à Sertã de bicicleta e eu regressei a casa feliz, por ter conseguido mais uma vez, cumprir esta minha obstinação anual.
No fim de semana antes de 13 de Outubro, cumprirei a minha outra peregrinação, também ela
 até a Santuário de Fátima, desta vez em Btt e durante dois dias, plenos de aventura.

Vemo-nos nos trilhos, ou fora deles.