Avançar para o conteúdo principal

"Volta vadia de mota até Albuquerque".

"Amigo, oculta a tua vida e espalha o teu espírito".
(Vitor Hugo)
Hoje, apeteceu-me vadiar de mota.
levantei-me pelas 07h00, vesti o fatinho de mototurista e tomei a primeira refeição do dia.
Olhei pela janela e um bonito dia bem solarengo tinha acabado de nascer e, para mim, um minuto a mais na cama que o necessário, é um minuto de vida que se perde e é lá mais para o ocaso da vida que nos arrependemos de tantos e tantos minutos que desperdiçamos, sem qualquer utilidade que não alimentar a preguiça.
Saí de casa pelas 08h00 e rumei a Vila Velha de Rodão, subi a serra e desci ao Pé da Serra, com intenção de fazer uma breve visita às duas barragens antes de Nisa, a do Monte da Adelina e a de Póvoa e Meadas.
Segui depois para Castelo de Vide, onde parei na Pastelaria Sol Nascente para o cafezinho matinal e pastelinho da praxe.
Com a mota bem estacionada, peguei na digital e fui dar uma volta pela vila e visitar o seu bonito castelo medieval do século XIII.
O caráter romântico da vila, associado aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade da Serra de São Mamede, tornou-a conhecida por "Sintra do Alentejo".

Subi ao castelo pelas estreitas ruas de casario branco florido e deliciei-me com o encanto daqueles bonitos recantos, encabeçados pelo altaneiro castelo de onde se tem uma vista privilegiada sobre a vila.
Voltei à mota e fui até à portagem onde virei em direção à fronteira do Caia, entrando na nossa vizinha Espanha.
Passei Las Huertas de Cansa e pouco depois entrei em Valência de Alcântara, apenas de passagem desta vez, pois ainda na passada sexta feira ali tinha estado na companhia do amigo Carlos Marques numa escapadela a Cáceres.
Depois de cruzar a vila, virei à direita e rumei a San Vicente de Alcântara e ali parei para uma visita ao seu bonito "Museo del Corcho".

É um pequeno espaço que oferece ao visitante uma exposição permanente sobre o mundo da cortiça (corcho), que constitui o pilar básico da economia desta bonita "villa extremeña".
Depois desta interessante visita, segui para Albuquerque com a intenção de visitar o seu fantástico castelo - intimamente ligado à vida de Inês de Castro.
Este majestoso castelo de Albuquerque ou de Luna, assim chamado por D. Álvaro de Luna é uma fortaleza imponente que nos fascina pela sua beleza.
Construído sobre uma crista afiada e rochosa na "Sierra de San Pedro", domina a paisagem circundante à fronteira de Portugal, oferecendo-nos paisagens deslumbrantes.
Depois de uma demorada visita, desci ao local onde tinha estacionado a mota e segui para La Codosera, onde não parei, pois estava na hora da "bucha" e eu queria ir almoçar ao restaurante "A Bola" em Esperança, já em Portugal, onde cheguei após ter cruzado a Fronteira do Marco.
Depois duma bela caldeirada de bacalhau e acessórios, virei o azimute a casa, com passagem por Arronches, Portalegre cruzando o Parque natural de São Mamede, Alpalhão, Nisa e Vila Velha de Rodão.
Cheguei a casa pelas 16h00, com a barriguinha cheia de bons momentos, fantásticas paisagens e um pouco de turismo, a forma como gosto de "motear" por aí, sem stress nem horários apertados.
Fiquem bem.
Vêmo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, abraços e apertos de mão.
Inté
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Uma visita a Belgais"

Ontem foi dia de passeio asfáltico em solitário e decidi ir fazer uma visita a Belgais.
Apesar da ameaça de chuva da meteorologia, quando espreitei pela janela, o dia estava bastante bonito e solarengo. Bora lá pedalar!!!  Vesti o fatinho de licra e fui buscar a minha "ézinha", que está sempre prontinha para ser montada .  . por mim, claro, nada de confusões!!! Eram 9h00 quando me fiz à estrada em direção aos Escalos de Baixo. Pedalada calma, de cabeça levantada e a apreciar tudo o que se passava em meu redor . . . como eu gosto. Quando chego a casa gosto de ter sempre algo para contar sobre o que vi e não apenas os dados contabilizados pelo meu ciclo computador ou aplicação do telemóvel. Nos Escalos de Baixo parei no Café "O Lanche" e ali bebi o cafezinho matinal, enquanto trocava umas palavras com o João, ficando a saber que o antigo Restaurante "O Chafariz" vai por ele ser reaberto, lá para o final deste mês, início de Novembro, mantendo o belo leitão …

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura."
(Miguel Torga)
Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro.
A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais.
Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal.
A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas.
Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quintas de S. Bartolomeu e por Rap…

"Passeio mototurístico ao Cú da Mula"

"Se formos felizes por dentro, nada nos aprisionará por fora"
No domingo, inserido num grupo de amigos, fomos fazer um passeio mototurístico ao "Cú da Mula", um pitoresco restaurante na Golegã. Assim, na companhia do Carlos Marques, Carla Paulo, José Paulo, Rafael Riscado, Paulo Santos, João Mendes e António Santos, rumamos à Golegã, uma bonita vila situada na lezíria ribatejana, numa área privilegiada pela natureza e atravessada pelos rios Tejo e Almonda. O Ponto de encontro foi na Padaria do Montalvão na zona industrial, pelas 08h00. Já com a malta reunida e com a primeira dose de cafeína no corpinho, fizemo-nos à estrada, pela N3 e IC8 até à Sertã, onde entramos na velhinha N2 até Vila de Rei. Aqui fizemos uma pequena visita ao Centro Geodésico de Portugal, situado no Pico da Melriça a 600 metros de altitude e que nos permite uma visão a 360 graus sobre um horizonte vastíssimo, onde se destaca a Serra da Lousã e com tempo limpo a Serra da Estrela. Neste local ex…