"Puro & Duro"

Pensamento:
"Quem não sobe nas altas montanhas, não conhece a planície"
(Provérbio Chinês)

.o0o.
Hoje, a manhã nasceu fria e ventosa e pouco convidativa a pedalar, mas mesmo assim foram 3 os que se apresentaram para a voltinha das Terças Feiras. AC, Filipe e Martin.
Como hoje o pessoal era de pé ligeiro e como tal, resolvemos escolher um trajecto puro e duro.
Saímos da Pires Marques já próximo das 09h30, pelo Quinteiro, passámos ao S. Martinho, Vedulho, Sapateira e Carreira de Tiro, onde experimentámos as primeiras "rampinhas".
Rumámos ao Valongo e descemos para a Ribeira da Paiteira numa descida espectacular. Seguiram-se um trio de subidas com peito até Maxiais, onde parámos para tomar café, comer algo e descansar um pouco.
Já com a coragem renovada, saímos dos Maxiais pela zona do arrabalde e seguímos por uma "quelha xistosa" e de pedra solta e passámos pelos Vales da Dona e Quedas até apanharmos o alcatrão da Estrada de Cebolais, que seguimos duas centenas de metros até ao início da subida para as Olelas, onde fizemos nova paragem, desta vez para nos deliciarmos com a espectacularidade da paisagem que dali se avista.
Descemos depois para a Represa, pedalando no final por um estreito single track, pena ser curto, e após passar o tunel sob o IP2, virámos à direita para um troço da antiga EN18, cruzámos a linha férrea e saímos após a passagem inferior também do IP2, para o estradão que los levou às portas de Benquerenças, onde não entrámos, seguindo em direcção à Azenha da Foz da Líria, onde nos deliciámos com mais uma rápida descida. Parámos um pouco para apreciar a paisagem, tirar umas fotos e ganhar coragem para a subida seguinte, dura e técnica devido à erosão dos terrenos provocada pelas águas e agravada com a passagem do rally por aquele local, que nos levou ao cume, por onde seguimos entre a Ribeira da Líria e o Rio Ocreza até à Taberna Seca, num constante sobe e desce, mais sobe que desce, onde paramos novamente para nos refrescar-mos na fonte do Largo, mas não é só a taberna que está seca, o fontanário também não verte água. Abençoados camelback's.!!!
Já com a cidade como fundo, seguimos pela Várzea Redonda, Penedo Gordo, Figueiredo e cruzámos a estrada de Caféde em direcção à Tapada das Figueiras, chegando a Castelo Branco pelas 13h20 com 60 puros e duros kms percorridos a bom ritmo.
Foi um percurso "bem puxadinho", mas fiquei bastante agradado, pois o meu joelho direito desta vez não me defraudou. Estou um pouco mais animado. Vamos ver se é para continuar.!!!
.o0o.
No próximo Domingo, dia 25, quem quiser pedalar connosco, compareça no P. Infantil da Pires Marques pelas 08h30 (novo horário). O percurso será sempre adaptado ao grupo presente.