Avançar para o conteúdo principal

"Uma visita aos Amarelos e Sarnadas de Rodão"

Pensamento:
"Nada mais tão útil ao homem, como a resolução de não ter pressa"
(H. Thoreau)

.o0o.


Percurso no google



Altimetria

.o0o.


Hoje equacionei ir andar sózinho de BTT.Primeiro, por ser o dia seguinte à Maratona de Idanha e segundo, por a previsão meteorológica ser de chuva.
Por isso, deduzi que o pessoal estaria a recuperar do "empeno" do dia anterior e os que não foram à Maratona teriam medo da chuva.
Fiz uma má avaliação
Quando cheguei ao P. Infantil da Pires Marques vi logo o Fidalgo e logo de seguida chegou o Dino. Entretanto chega o Arlindo montado na sua velhinha B1 HT.
Já eramos 4.
Fiquei um pouco mais animado, tanto mais que tinha decidido ir até à zona de Amarelos e Sarnadas, confirmar umas ligações de trilhos para amenizar uns topos de sobe e desce, pois o acumulado do raid do rei Wamba já tem que chegue, se lhe pudermos extrair alguma coisita, a malta agradece.
Lá partimos os 4 em direcção aos Amarelos.
Saímos pela Quinta do Socorro e rumámos ás piscinas Municipais, parqueamento do Jumbo e passámos pelas traseiras da padaria do Montalvão para termos acesso à Barragem da Talagueira, onde encontrámos um "montão" de malta a pescar.
Aquele peixe deve ser saboroso e estar gordinho com tanta "merda" que "vitamina" as águas daquela barragem.
Continuámos até à zona oeste da Zona Industrial pelo estradão que vem do Ribeiro da Seta e descemos para o Baixo da Maria para apanharmos o estradão para as Benquerenças.
Entrámos na estrada que dá acesso à povoação junto ao antigo "Bataclã", recordação armazenada apenas na memória dos mais velhinhos e apanhámos de novo o estradão junto ao depósito suspenso que nos levou até à passagem inferior junto à linha férrea, para termos acesso ao antigo apeadeiro do Retaxo, onde tomámos café.
Dali seguimos para os Amarelos pelo Vale Pinto.
Nos Amarelos andámos um pouco à roda para decidir qual o trilho mais directo aos meus objectivos.
Depois de encontrado o trilho, rumámos às Sarnadas de Rodão, circulando pelo interior da povoação e descendo para a estação ferroviária, passámos na passagem superior que dá acesso à EN18 que cruzámos e continuámos até à Fonte Nova, onde parámos para comer e dar dois dedos de conversa.
Dali encetámos o regresso à cidade, pois já tinha delineado os trilhos que pretendia naquela zona.
Passámos pela Portela da Vila e traseiras das Bombas da Galp na IP2 e seguimos paralelos áquela via até à Represa, para seguidamente entrarmos nun single track que nos levou à estrada que dá acesso ao Complexo das Olelas.
Mesmo à entrada do recinto, o Dino teve um furo na roda traseira da sua ainda brilhante "Rockrider".
Substituiu-se a câmara de ar em animada cavaqueira, mas o pior ainda estava para vir.
Na descida rápida das Olelas e numa curva com inclinação negativa, o Dino sai disparado da bicicleta e cai numa zona de mato ardido com paus de esteva queimado que são autênticos estiletes.
Graças a Deus não se magoou, foi mais o aparato.
A origem da queda está bem documentada em fotos que apresento nesta postagem.
O pneu da frente saltou do aro ao curvar, ficando como as imagens documentam. Como é possível!!!
Não se magoou a sério, por puro milagre.
Já refeitos do susto e o Dino também não é rapazinho para ficar a chorar pelos cantos, montámos nas biclas e continuámos com a mesma animação como se nada tivesse acontecido, em direcção à cidade, onde chegámos pouco depois das 13h, com 50 kms percorridos em ritmo alegre.
.o0o.
Terça Feira, dia 22, se quiseres pedalar aparece pelas 08h30 no P. Infantil da Pires Marques.
Até lá
.o0o.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-