Avançar para o conteúdo principal

"Rota das Azenhas"

Pensamento:
O homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer.
(Charles Dickens)



.o0o.




Altimetria percurso






Percurso no Google

.o0o.
Hoje, compareceram o Micaelo e o João Valente do BTTHAL e o Filipe.
Grupo homogénio quanto ao gosto de pedalar e apreciar as belezas naturais da nossa região.
O Micaelo e o João Valente, hábeis manejadores do obturador da digital, dispararam a torto e a direito a tudo o que lhes entrasse pela "retina".
Verdadeiro pessoal do "Stress Off", resolvemos ir à procura de emoções e belas paisagens mesmo que para isso tivéssemos que "arfar" a valer.
Quando cheguei ao P. Infantil da P. Marques, pelas 08h30, já ali se encontrava o João Valente e em conversa, disse-lhe que tinha hoje em mente dois percursos, ambas com alguma espectacularidade no tocante à paisagística, mas também com alguma dureza.
Uma seria para os lados do Ribeiro do Barco e Cabeço do Pico e outra na zona de confluência da Ribeira da Líria e Rio Ocreza, ambos ricos em azenhas e açudes.
Que desperdício de património!!!
Existem tantas organizações "desorganizadas" a defender tudo ou nada, ou melhor, alguns pretensos "subsídiozitos" fundamentados em projectos da "treta" e que, uns nem começam e outros nunca acabam, enquanto o "graveto" estiver à vista.
Que riqueza em património rural e que bem poderia ser aproveitado para fins "lúdicos" e ajudar por pouco que fosse a melhorar o turismo na nossa região, criando condições para que o turismo pudesse usufruir das belezas do nosso interior, que não só palácios e castelos, também eles na sua maioria em forma decadente e desaproveitada, mas não haverá realmente dinheiro, ou será na realidade a vontade!!!
Lá aparece aqui e acolá um passeio pedestre, agora também a ficarem na moda, muitas das vezes não com o intuito de mostrar a beleza das regiões, mas sim de lucrar alguma "coisita" para as despesas do clube, associação, etc..., pois as autarquias estão-se a cortar cada vez mais!!!.
Porque não marcar percursos com placas sinalizadoras à imagem de outros países, ou zonas do país com outros interesses no turismo, divulgá-los convenientemente e incentivar as pessoas a percorrê-los, sem que tenham de pagar por isso, ressalvando as devidas excepções. Melhor que as "marchinhas" do coração com oferta de T-shirts e outros brindes!!!
Dizem que de Espanha nem bom vento nem bom casamento. Talvez?
Mas no que toca ao turismo rural. Que diferença!!!
Qualquer lugarejo tem percursos pedestres e para bicicleta, grátis para toda a gente e que pretende dar protagonismo às suas regiões, mostrar o que de melhor por lá têm.
O lucro vem por acréscimo e de forma consensual através da restauração, artesanato e outros e o interior certamente iria deixando de ser tão interior e a ser conhecido mais pelos do exterior, isto no tocante ao nosso turismo rural, que não o das grandes quintarolas preparadas para receber pessoas a troco de diárias não acessíveis à maioria dos cidadãos portugueses.
Enfim. Já desbafei!!!
Posto isto, o João Valente ficou virado para a zona do Ocreza e foi para aí que rumámos.
Saímos em direcção aos Maxiais, mas passámos ao lado, junto à linha férrea, para apanhar trilhos e caminhos para a Foz da Líria.
Alí nos entretivémos em alegre camaradagem, conversando e fazendo o gosto ao dedo através da objectiva das nossas digitais.
Cruzámos depois a Ribeira da Líria e o Rio Ocreza para atacar a bonita, longa e algo dolorosa subida para a povoação de Calvos.
Uma foto junto à placa toponímica da aldeia e toca a descer para o Ocreza para nos deliciarmos com toda aquela beleza natural, com paisagens que nos fazem sentir pequeninos e diferentes, quando por alí pedalamos.
Alí brincámos e pedalámos um pouco por uns bocaditos algo técnicos e atacámos a barrita energética.
Seguiu-se a indecisão quanto ao melhor local para atravessar o rio, mas cá para mim, a malta não queria era molhar o sapatinho. E a àgua estava tão boa, mesmo à maneira para um "margulho", com diz o "Penatabua".
Depois dumas chapinhadelas com os pés, subimos pelo eucaliptal em subida inclinada e a ser necessário aplicar alguma técnica na sua parte inicial e chegámos ao estradão que nos conduziria à Taberna Seca.
Pretendia-mos descer para o Açude Pinto, conhecido como Moinho da Líria, mas falhámos a entrada.
Ainda tentámos por duas vezes por outros trilhos, mas de ambas as vezes tivémos que voltar atrás, por não ter saída.
Da Taberna Seca rumámos ao Penedo Gordo, virámos à direita para o Cabeço da Barreira, para efectuar aquela "descidita" manhosa para o pontão da Líria e entrámos na cidade pela Cova do Gato, pelas 13h, com 47 kms percorridos.
Um dia para recordar!!!
.o0o.





Domingo dia 10, pelas 08h30 partida para o Raid ao Castelo do Rei Wamba.

Se queres participar, comparece.

Serão cerca de 80 kms em autonomia e por trilhos espectaculares.

Até lá!
AC

Comentários

rider disse…
Antes de mais os meus parabéns por este espectacular espaço dedicado à nossa paixão, o BTT.
Os filmes "Movie Maker" estão cada vez melhores, fazem-nos parecer estrelas de cinema ;)

Dia 10 de Junho lá estarei para visitar o Castelo do Rei Wamba.
Só não prometo companhia ao pessoal no regresso, é que faz muito tempo que também não viajo de comboio.

Talvez junte o útil ao agradável e vá de bicicleta até ao Castelo do Rei Wamba e venha de Comboio no regresso ;)

Mas às 8h30 lá estarei o resto logo se decide.

Um abraço.

rarn
FMicaelo disse…
Partilho da sua opinião quanto ao desperdicio de património...que pena estar tudo assim votado ao abandono!
Quanto á Rota das Azenhas só tenho uma classificação - 5 *****!
Boa volta para dia 10!

Mensagens populares deste blogue

"IX Raid AC-Trilhos e Aventuras"

Sierra de Gata, um paraíso natural!!! È de facto um paraíso natural para a prática do btt e foi neste cenário, que idealizei o meu IX Raid. Não tenho o dom da palavra, nem a fluência da narrativa, como gostaria de ter, mas tenho ideias. Ideias que quase sempre ponho em prática e que gosto de partilhar com os amigos que me queiram acompanhar nesta minha "sede" de aventura e de descoberta de novos trilhos e outras paragens, que se tornam para mim viciantes e me fazem manter activo, ainda que os meus 57 anos de idade já clamem por alguna acalmia. Mas ainda vou ter que somar uns anitos mais " calcorreando " por aí!!! Três dos meus companheiros habituais nestas andanças, não puderam estar presentes, por motivos profissionais. Outros dois se juntaram ao grupo. O Tiago e o Pedro Ferrão, cuja companhia bastante aprecio. O Silvério, o Nuno Eusébio e o João Afonso, já fazem parte da "mobília". E foi com este pequeno grupo que partimos em direcção a Eljas pelas 07h00...

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

"Trilho das Bufareiras e Penedo Furado"

"Às vezes ouço passar o vento; e só de o ouvir passar, vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa) Numa espécie de homenagem ao primeiro dia de primavera, que se apresentou como tal, solarengo e luminoso, fui mais a minha "Maria" fazer um pequeno passeio pedestre, ali para os lados de Vila de Rei. Saímos de casa já com os ponteiros do relógio a aproximarem-se das 09h00 e fomos até à Padaria do Montalvão, onde tomei a matinal dose de cafeína. Seguimos depois para a Praia Fluvial do Penedo Furado, para caminharmos um pouco pelo Trilho das Bufareiras e percorrer os recém inaugurados passadiços do Penedo Furado. Já a manhã ia a meio quando iniciamos a nossa caminhada, que teve inicio na Praia Fluvial, seguindo durante umas centenas de metros a Ribeira de Codes, pelos novos passadiços, até ao pequeno ribeiro da zona das cascatas. São 532 metros lineares, que trazem ainda mais beleza ao local e facilitam o acesso às cascatas. Terminada a passagem p...