Avançar para o conteúdo principal

"Dark Ride # Rota do Pirilampo"

#2º. Raid AC - Trilhos e Aventuras#
"Uma visita à Guardunha"
(90 kms em autonomia)
08 de JULHO
Partida às 08h do P. Infantil da P. Marques
.o0o.

percurso google

altimetria

.o0o.

Pensamento:
"As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes"
(Joseph N. Newton)
.o0o.

Hà uns dias atrás, falei com uns amigos para começar-mos a fazer uns passeios nocturnos, agora que o tempo amenizou um pouco.
Hoje foi o primeiro de muitos que se pretende realizar, assim a malta adira.
Gosto de um passeio nocturno lá para as profundezas, onde a única claridade è a dos "lampiões" das nossas biclas. Sózinhos no meio de nenhures atentos aos sons da natureza!!!
Foi o que aconteceu hoje.
Aderiram à iniciativa: AC, Rarn, Varadero, Vitor, Marcelo e Nuno Diaz, que se juntaram pelas 21h no P. Infantil da P. Marques.
Logo depois da saída e quando nos aprestáva-mos para passar sob a linha férrea junto ao Grupo Recreativo da Boa Esperança, demos pela falta de um elemento.
Após um compasso de espera voltámos atrás e lá estava o Vitor ainda no local de partida, retido por uma avaria mecânica, a qual o nosso mecânico de serviço, "o Rarn", já tinha práticamente solucionado. Era a roda traseira mal colocada, o que originava que o v-brake não assentasse uniformemente no aro, travando a roda.
Problema solucionado, rumámos em direcção aos trilhos.
Entrámos no mítico single das Palmeiras em direcção ao Forninho do Bispo, passámos pelo Monte do Zeferino, Queijeiras da Rebouça e apanhámos o estradão em direcção ao Monte do Pombal, onde circulámos umas contenas de metros paralelos ao Rio Ponsul, onde parámos para retemperar forças e conversar um pouco. (Local de avistamento de OVNIS, que o diga o Marcelo)eheheh!!!
Dalí rumámos à Casa do Estrelo, onde nos embrenhámos num trilho repleto de estêvas, que fomos sepenteando e que de noite têm outra magnitude.
Descemos seguidamente para os Quintalréis. Aí o ponto alto da noite!!! Um imponente veado moveu-se junto ao caminho a cerca de 20 metros do grupo. O Varadero e o Rarn iluminaram-no com os faróis. Que imponência!!! ali estava ele parado a olhar para nós!!! O bicho era enorme, seguramente com mais de 200 kgs e com uma armação (cornos) enorme, que para qualquer caçador seria um belíssimo troféu. Toda a malta ficou impressionada com aquela bela visão. O bicho aguentou parado cerca de 15 a 20 segundos, tempo suficiente para o apreciar-mos afastando-se seguidamente sem grandes pressas.
Depois de digerida a emoção, seguiu-se uma sessão de "arfamento" até à Capa Rota, quando tivémos de concluir a zona do "carrossel", que feito neste sentido é bem mais difícil.
Na Capa Rota entrámos no asfalto, onde a pedalada se tornou mais "airosa" até chegarmos à cidade, cerca das 00h30, com 32 kms percorridos em boa camaradagem.
Presumo que estes passeios sejam para continuar, por isso, estejam atentos aos blogs.
Quem quiser ter contactos e emoções, pedalar por trilhos profundos e emocionantes e quem sabe, ter um encontro de grau desconhecido, venha pedalar connosco "in the dark".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta