"Uma volta memorável"

.o0o.

altimetria

percurso no google

Hoje o dia apresentou-se bastante nublado, com previsão de chuva, o que veio a acontecer.

Ainda assim, saí de casa pelas 07h55 para me deslocar para o local habitual de encontro.

Alí aguardei cerca de 15 minutos sem que ninguém aparecesse. Disse cá para comigo. Hoje a malta receou a chuva e eu sózinho também não vou andar de btt e vou trocar pela asfáltica e fazer uns kms.

Quando estava a chegar à porta da garagem, toca o tlm. Era o Martin que se tinha atrazado. Voltei atrás pois já tinha companheiro para o btt. Saímos já perto das 08h30 e logo a seguir ao portal do frigorífico toca de novo o tlm. Desta vez era o Filipe que não se tinha apercebido da mudança de horário para as 08h e tinha então chegado ao P. Infantil, pelo que foi ao nosso encontro. Já éramos 3.

Como era malta com um andamento mais homogénio, resolvi preparar uma volta com todos os ingredientes. Seguímos então por Sta Apolónia, Estação, passámos a zona das hortas de Escalos de Cima para cruzar a EN.18-7 em direcção a S. Gens, onde não chegámos, cruzando antes a N.233 para os Muros e Nesvelha, onde atravessámos um pinhal com um trilho espectacular entre regos e raízes a terminar com uma descidita a requerer alguma técnica.

Daí seguimos para a zona do Lurgo da Nogueira, local frequentado durante todo o ano por vacadas. Os trilhos nessa zona além de bastante pedregosos e técnicos, são sempre preenchidos com alguma peripécia, e desta vez, também não fugiu à regra.

Cerca de 1 km após a passagem do portal, duas vacas postadas no caminho com as suas crias, que teimavam em abandonar o local e miravam-nos desconfiadas e com poses bastante esclarecedoras. Com várias sessões de palmas do Filipe e do Martin lá se desviaram pachorrentamente e como era a descer a malta "desopilou" dalí num ápice. Mais à frente mais umas quantas vacas com os seus rebentos e um deles resolveu dar a "mamada" mesmo no caminho e dalí não arredou "pata", com a progenitora sempre a olhar-nos fixamente deixando-nos algo apreensivos, pelo que resolvemos a questão contornando o cabeço a corta mato empurrando as bikes até apanharmos o trilho um pouco mais à frente.

Já junto à Ribeira de Alpreade, mais umas quantas "cornudas" com um porte de manter respeito e certamente com o cio, pois assim nos pareceu, fizeram-nos parar novamente e ladeá-las com cuidado, até que conseguimos chegar ao outro portal, o que foi para nós um alívio. A partir dalí acabaram-se as vacas. Depois foi subir para as Tendas e Vale da Pulga até chegarmos à Mata, onde tomámos o cafézito no "Gaitas". Depois do cafézinho, dirigimo-nos para a saída da povoação pelo Lagar do Tomé, quando começou a chover. Vestimos os "chubasqueros" e depois foi gozar pelos trilhos, ou vestígios destes, que nos levaram à Ribeira do Salgueirinho e Coito do Leitão entre erva alta e lage escorregadia, tentando adivinhar o trilho que desaparecia debaixo dos pneus da bicla. Foi um gozo!!!

Atravessános a N.240 no Alto da Monheca e circulámos umas centenas de metros pela estrada para Belgais, virando posteriormente à direita para descer para as Ferrarias e subir para o Barrão. Depois da subida atrasei-me um pouco e ao acelerar para apanhar a malta acabei por dar um valente "tralho" quando ao tentar ultrapassar um rego com alguma profundidade a roda da frente escorregou na terra mole fazendo-me voar sobre a bicla. Foi mais o aparato apesar de ter ficado com algumas escoriações. Mas o que mais me irritou foi ter de voltar atrás buscar a bike. Ossos do vício!!!. Quando cheguei junto da malta, o Martin tinha a bicla de "pantanas" para mudar a câmara de ar da roda de trás, pois tinha um furo lento. (Ai, Santa "nhanha") Como è que hà gente aue ainda a não usa? Dalí atravessámos o Monte São Luíz, passámos junto à Fonte Santa e Garalheira, chegando a Castelo Branco carca das 13h20, com 65 kms percorridos, o último terço do percurso debaixo de chuva. Mas foi um gozo a volta de hoje. Uma volta memorável.

.o0o.

Domingo, dia 24 não vou comparecer, pois vou com a minha asfáltica até Gáfete, mas certamente aparecerá malta para pedalar às 08h, no P. Infantil da P. Marques.