Na companhia do Nuno Eusébio e aproveitando a bonita manhã de sol que neste Domingo veio substituir os dias invernosos de frio e chuva da última semana, fomos tomar o cafézinho matinal ao Café do Joaquim Padeiro em Monforte da Beira.
Já hà algum tempo que estava para efectuar esta incursão para aquelas bandas, pois queria pedalar por uns novos trilhos, hà muito tempo em agenda, pelos Monte do Roque, do Saraiva e Monte Estrelo.
Saímos da Pires Marques pelas 08h10 em direcção ao Forninho do Bispo onde tivemos obrigatóriamente que efectuar a primeira paragem para olhar para a profundeza dos Vales que circundam o Rio Ponsul que "abraçados" pela neblina criavam paisagens fantásticas.
Iniciámos a descida para o Monte da Ponte e após a travessia da Ponte Romana ladeámos o rio até às malhadas do Monte Escrivão em estradão rolante virando depois à direita onde pedalámos pelo Vale até ao Monte da Granja dos Castelos.
Seguindo ainda pelo Vale chegámos então ao Monte Grande, cujo arraial cruzámos e ladeando a barragem continuámos em direcção a Monforte da Beira.
ao chegarmos ao malhão da Sancada virámos à direita para a serra que atravesámos sempre pela meia encosta até chegarmos aos olivais onde começámos a descer para a aldeia, onde entrámos pela Rechã, parando no Café do Joaquim Padeiro como previsto.
Depois do cafézinho seguimos o nosso rumo, agora em direcção ao Castelo, para depois descermos pelas antigas quelhas entre paredes e velhos olivais até aos eucaliptais que antecedem a zona que agora queria explorar.
Atravessámos então os Montes do Roque, do Saraiva e do Estrelo por bonitos trilhos entre azinhal e amplas paisagens até à estrada que faz a ligação entre Monforte da Beira e Malpica do Tejo, onde entrámos no Monte do Caldeireiro sempre entre azinhal até aos limites do Monte do Grifo, onde entrámos no Monte da Represa agora entre sobreiral até ao Monte da Farropa.
Aí, e para não repetirmos a passagem junto ao rio, rumámos ao Monte dos Cancelos, pelo qual descemos à Ponte Romana do Ponsul.
Nova paragem na "Tasca da Tí Amélia", hoje aberta, pois últimamente tem estado fechada, para um ligeiro abastecimento que nos ajudasse na subida ao Alto dos Enfestos.
Já com o Cabeço do S. Martinho à vista continuámos pedalando em direcção à cidade onde chegámos pelas 13h, com 67 kms percorridos numa bela manhã solarenga e repleta de aventura.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Comentários