Avançar para o conteúdo principal

Transpirenaica # Luz St Sauveur - Montory"

Dia 07Set
5. ETAPA
LUZ ST SAUVEUR - MONTORY

Após a duríssima etapa de ontem, com 5 passagens de montanha, sendo duas de 1ª. categoria e uma de categoria especial, em termos ciclísticos, mas em termos cicloturísticos, são autênticos colossos.
Após o términus da 4. Etapa, tive que adoptar tratamento de choque, para conseguir recuperar os músculos para a também bastante dura etapa de hoje, com a terapia do gelo sobre os músculos e uma auto massagem com gel recuperante.
O jantar foi à base de esparguete, pois as minhas filhas, logo que cheguei saíram em trabalho de pesquisa pela vila, em busca de uma pizzeria.
Pela manhã e após o pequeno almoço, tomado no hotel, preparei a bike, como habitual, carreguei os bolsos do Jersey com comida, telemóvel, máquina fotográfica, elementos de identificação e seguro e fiz-me à estrada.
Desta vez tive 15 kms para rodar e fazer o aquecimento até Argelés-Gazost, cidade onde começa a subida ao Col D’Aubisque, com passagem pelo Col du Soulor.
Esta zona já é para mim sobejamente conhecida, pois ultimamente tenho por aqui passado umas fériazitas.
Já conhecia a subida do ano passado, e como tal, já sabia onde doía mais.
Mas as coisas são tão diferentes . . . o ano passado subi ao Col D’Aubisque com partida de Argelés-Gazost, completamente descansadinho, mas este ano, já trazia quatro etapas de montanha nas pernas, cerca de 500 kms e o corpinho todo dorido.


E dei início à subida, como sempre faço, com moderação e andamento certinho.
E lá fui subindo, km a km, com as pernas a doerem-me um pouco, mas cumprindo a minha vontade, ultrapassar mais esta dura montanha e a última desta classe.

O suor corria em bica causando desconforto, mas não ía desistir e pelo contrário, começava a sentir-me bem, apesar de sentir as pernas cansadas, mas correspondiam ao meu desejo.

Para me compensar do esforço, as brutais paisagens que podia observar lentamente em toda a subida, nesta zona, que para mim é uma das nais bonitas de toda esta aventura.

A passagem pelo incrível Vale de Azun, as espectaculares paisagens, com os incríveis vales a perder de vista do Alto do Soulor e o incrível Cirque du Litor no Aubisque, não podem deixar ninguém indiferente.

Quem não está habituado a ver este tipo de paisagem, fica simplesmente deslumbrado, e eu fui uma dessas pessoas quando por ali passei pela primeira vez e desde então, quase que faço peregrinação todos os anos.

É indiscritível e eu não tenho capacidade para transmitir toda aquela beleza e imensa grandeza por palavras!!!

Quando cheguei ao Col do Soulor, com 18 kms de subida, parei para comer algo mais sólido e hidratar-me com bebida fresca.
Logo ali arranjei um amigo, um jumento que insistiu em ajudar-me a comer a merenda e beber uma bebidinha reidratante.
Foi num momento hilariante e que me fez esquecer o que sofri para ali chegar.
Pouco tempo depois e após uma breve descida, mais 8 kms até ao Col D’Aubisque, que fiz descansadamente apreciando a paisagem, pois quem por ali passa com pressa e sem olhar em seu redor, não merece por ali passar.
Já no alto do Aubisque, mais uma pequena paragem para a foto e para vestir o corta vento para a longa descida até Laruns, eis que logo ali arranjo outro amigo, desta vez um valente garrano que queria lamber o salitre que me assomava na roupa. . . e esta, heim!!!
Lá fiz umas festinhas ao animal que não me largava e tive que me ir embora antes que me começasse a lamber.

A descida foi adrenalínica e vertiginosa, para mim claro, pois descer a 60/70 kms/h é agora o meu limite e já me dou por satisfeito e mesmo assim, de vez em quando apanho um calafrio.

Sei que a maioria do pessoal daria certamente mais velocidade, mas cada um rege a orquesta com a sua batuta.

Em Laruns tive uma prenda envenenada, pois a estrada era bastante plana e com muito bom piso, mas levantou-se vento algo forte, e sempre de frente, dificultando-me a chegada a Arudy, onde mudei de direcção e alguns kms depois entrei numa estradinha panorâmica que sulcava uma floresta profunda, com árvores de enorme porte e vegetação cerrada, onde o sol era apenas uma miragem com um ou outro raio que atingia a estrada. Fenomenal!!!

À passagem por Lurbe St Christhau, a paisagem começou a mudar e a montanha começou a ter um nível inferior em termos de altitude, mas não em beleza.

A estrada melhorou bastante e apesar de ser sempre em constante sobe e desce pedalava com à vontade e depressa cheguei ao Auberge de L’Etable em Montory, onde fiquei alojado, após 121 kms de indescritíveis pedaladas por zonas de rara beleza.

Amanhã terminarei a minha aventura no que toca a dar ao pedal, com a chegada a S. Jean de Luz, regressando no dia seguinte a Castelo Branco.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou quem sabe,
no asfalto.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel