Avançar para o conteúdo principal

"BTT Domingueiro"

Hoje fui ter com a rapaziada das Docas para mais um Btt Domingueiro.
Como não havia nenhum percurso pré-definido, propus uma voltinha para os lados da Póvoa e de Tinalhas.
A manhã apresentou-se bem fresca e com algumas nuvens a darem indício de que poderiam ocorrer algum chuviscos.
Ainda assim, juntaram-se nas Docas 9 companheiros com vontade de pedalar.
Eu, Álvaro, Nuno Dias, Nuno Eusébio, Pedro Antunes, Carlos Sales, José Luís (Zé Cobrador), Abílio Fidalgo e Dário Falcão.
Saímos da cidade cerca das 08h20, após o periodo de espera da praxe e entrámos nos trilhos junto ao Centro de Meteorologia.
Passámos a Atacanha e em Sta Apolónia, virámos à esquerda em direção à Rabaça, onde cruzámos o leito do Rio Ocreza.
Subimos a Caféde e parámos no Café da D. Júlia, uma simpática senhora que desde já hà alguns anos quase sempre me brinda, assim como os meus amigos, com um pequeno mimo. Desta vez foram uns bolinhos de mel e uns borrachões, a acompanhar a matinal dose de cafeína.
A rapaziada estava animada e saímos do café em direção à Póvoa do Rio de Moinhos, onde chegámos após passagem pelo Cadavai e subir as famosas 3 Toneladas.
Cruzámos a Póvoa e entrámos no estradão que segue para os lados da Marateca.
Junto à Quinta do Carrapiço, virámos à esquerda e cruzámos o leito da Ribeirinha, seguindo uma trialeira até às proximidades da Tapada da Queijeira.
Contornámos Tinalhas e tomámos a Direção do Vale de Prande, que ladeámos até ao Vale das Barrocas.
Cruzámos a  M.1242 e seguimos pelo Vale Sando, Manssama e Zebreira Grande.
Cruzando a N.112, seguimos pelo estradão até às passadouras do Rio Tripeiro, nas proximidades do Chão da Vã e subimos ao Vale Cimeiro, que nos deu acesso ao Salgueiro do Campo.
Continuámos  até ao Palvarinho, parando no Café da Iria, para tomarmos umas bebidas frescas, pois a frescura matinal já se dissipara e o calor já se fazia sentir.
Voltámos a parar no Café junto à Igreja para alguns companheiros atestarem os bidons de água, pois a fonte tinha a torneira avariada. Outros aproveitaram para se refrescarem de novo com umas "jolinhas".
Descemos para a Ponte de Ferro, onde tirámos a foto de grupo e subimos ao Penedo Gordo pela rampa do Rouxinol.
Dali, rumámos à cidade pelo Monte da Barreira, com entrada pela Cova do Gato. Eram 12h50 e tinhamos já pedalado 64 kms num percurso circular e sem grandes dificuldades.
À entrada da cidade a rapaziada dividiu-se, com uns a rumarem a casa e os restantes a clamar ainda pela sossega, sobre cuja história, irei certamente saber mais tarde.
Hum . . . pela direção tomada, antevejo uma grande e "sumarenta" tertúlia!!!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Fidalgo disse…
Nem imaginas o quão sumarenta foi??? Até chegar com o dedo!!!!
AC disse…
Foi fácil saber por onde "os meninos" andaram. No dia seguinte, quando por lá passei, ainda se encontrava o cartaz na montra com a informação "IMPERIAL ESGOTADA". Seremos breves!!!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel