"Quatro rodas movem o corpo, duas rodas movem a alma"
(desconhecido)
Hoje apeteceu-me ir dar uma voltinha de mota, escolhendo como itinerário o belo Parque Natural de las Hurdes.
(desconhecido)
Hoje apeteceu-me ir dar uma voltinha de mota, escolhendo como itinerário o belo Parque Natural de las Hurdes.
A sua paisagem é um labirinto de montanhas, florestas rios e quedas de água, que não deixa ninguém indiferente: umas vezes selvagem e áspero, outras vezes exuberante e colorido.
Abandonei a cidade por volta das 10h30 em direção a Penamacor, onde virei o azimute a Valverde del Fresno, a minha entrada em Espanha.
Continuei por Hoyos, Villasbuenas de Gata, Torrecilla de los Angeles e Pinofranqueado, já em pleno parque natural, onde virei à esquerda para subir o fantástico Puerto de Esperaban, que segue o Vale de Las Erias e que, a partir do pequeno "poblado" de Castillo, inclina em direção ao céu, com uma sequência de curvas e contracurvas, algumas bem fechadas, que nos levam ao cume, onde termina o asfalto e começa comarca de Castilla y Leon.
As paisagens lá no alto são incríveis e, por ali me detive um pouco a apreciar aquela agreste paisagem, aproveitando para mastigar algo, pois apetecia ficar ali, no meio de nenhures, envolto em tanta beleza.
Passado algum tempo desci de novo a Pinofranqueado e segui para Caminomorisco, onde virei à direita para me embrenhar em estradinhas de encantar e pequenas aldeias, como Casar de Palomero e Ribera de Oveja, com as suas bonitas Praias Fluviais.
Quase sempre á vista de um dos braços do "Embalse de Grabriel y Galan, cheguei a La Pesga, onde entrei na CCV-64, que durante alguns kms, até Mohedas de Granadilla, me ofereceram paisagens deslumbrantes sobre toda a plenitude daquele famoso "embalse", com os seus ilhéus e ilhotas, a perder de vista.
A partir daqui, tomei o rumo a Azabal, Pedro Muñoz e algum estradão até El Bronco, onde entrei na EX-205 para Villanueva de la Sierra.
O dia estava a ser maravilhoso, desfrutando dum belo dia primaveril, da sensação e prazer de conduzir a minha Honda NC e apreciar belas panorâmicas, algumas mesmo idílicas, entre serras, vales e "dehezas" do bonito Parque Natural de Las Hurdes.
Estava na hora de regressar, pelo que, me propus ainda fazer uma passagem pelo "Embalse de Borbollon, cruzando Pozuelo de Zarzón e Guijo de Cória e parando no paredão da barragem para apreciar toda aquela beleza aquífera.
Desci a Moraleja, com passagem por La Moheda e segui para as Termas de Monfortinho, já em Portugal, rumando a casa por Zebreira e Ladoeiro.
Foi um dia bem passado, em plena comunhão com a natureza, como eu gosto, desfrutando de um dos meus singelos hobbys: andar de mota por locais remotos e inóspitos, fugindo ao cimento, ao palreio da treta e barulheira citadina, refrescando a "cuca" e rejuvenescendo a alma, deste mundo cada vez mais sem conteúdo.
Fiquem bem.
Vemo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, Abraços e apertos de mão.
Inté
AC
Comentários