Avançar para o conteúdo principal

"Pedalada vadia pelo Parque Regional da Sierra de Gredos."

"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas." (provérbio japonês)
Andar de bicicleta, é de fato um dos meus hobbys preferidos.
Pedalar em zonas montanhosas, descobrir novos recantos, encher o olho com panorâmicas singulares e conhecer novas gentes e novos lugares, fazem parte deste meu pequeno vício, que gosto de partilhar com os amigos que se identificam com esta minha particularidade, de forma lúdica e despretensiosa.
Desta vez escolhi o espetacular Parque Regional da Sierra de Gredos para pedalar, com passagem pelos bonitos "Puertos de Umbrias, Peña Negra y Tremedal."
Só mesmo que tem este esquisito "bichinho" se levanta às 4 horas da madrugada, para percorrer mais de 200 kms para pedalar de forma lúdica, longe daquela sede de protagonismo de atleta de rede social e de ego inchado em esplanada de café.
Juntaram-se a esta pequena aventura, o Rui Tapadas, Nuno Eusébio, Luís Lourenço, Nuno Maia e Jorge Palma.
Pouco depois das 05h00 abandonamos a cidade rumo a Puerto Castilla, na província de Ávila, o ponto de partida e chegada desta aventura velocipédica.
Descemos ao bonito Valle de Aravalle e pouco depois cruzamos a pequena povoação de Gil Garcia.
Por estreitas estradinhas panorâmicas e praticamente sem trânsito, cruzamos Casas del Abade e Hustias, antes de chegarmos à abandonada aldeia de Umbrias, onde demos início ao pequeno "puerto" com o mesmo nome, com uma extensão de 4 kms.
Chegados ao cume, a paisagem era linda e propícia a um bom par de disparos com as nossas digitais ou smartphones, com uma bela panorâmica sobre a cordilheira de Gredos.
A descida deste "puerto" foi rápida, curvilínea e arrebatadora, até Nava del Barco, seguindo-se Tormellas, Los Guijuelos, Navamojada e Bohoyo, onde efetuamos a primeira paragem para uma "caña y bocadillo".
Seguimos depois para Navamediana por estradinhas onduladas, sem trânsito e rodeadas de pitoresca paisagem, continuando por Aliseda de Tormes e Navalperal de Tormes, para um pouco mais à frente viramos à esquerda para darmos início à ascensão do Puerto de Peña Negra pela vertente sul.
Foram 12 kms de subida com uma pendente suave e paisagens de encher o olho, até ao seu termino, a 1909 metros de altitude, com passagem por "La Herguijuela."
A descida a Pesquera e Piedrahita, foi espetacular.
Paisagens brutais e curvas fechadas num traçado bem curvilíneo, fizeram as delícias da malta!
Paramos numa das inúmeras esplanadas da "Plaza Mayor" de Piedrahita para mais umas "Cañas y unos bocadillos"
Já saciados, seguimos para Villar de Corneja, Puente del Congosto e Santibañez de Bejar onde o vento forte e frontal nos pôs á prova. 
Esta é de fato malta rija. Com um refilanço aqui e outro acolá, enfrentaram a forte ventania, que nos atormentou até final.
Numa viragem à esquerda fomos até Medinilla e Gilbuena, por uma estreita estradinha bem ondulada, chegando a Becedas, a base da nossa última dificuldade montanhosa, o Puerto de Tremedal, com os seus 1637 metros de altitude, algo ventoso e sem floresta, deliciou-nos com as suas impressionante paisagem e recantos de encher o olho.
Seguiu-se a descida pela povoação de Tremedal a Mazalinus, seguindo depois por Solana de Ávila e Santiago de Aravalle, entrando de novo em Puerto Castilla, onde tínhamos as viaturas estacionadas.
Já com as bicicletas arrumadas e com o bar local a não ter capacidade de alimentar estes glutões, seguimos para o Restaurante Puerto de Tornavacas, onde degustamos  uma tapa de enchidos, presunto e queijo e mais umas "cañas" para finalizar esta bonita aventura pelo Parque Regional da Sierra de Gredos.
Ficou a sensação de um dia bem passado, em plena comunhão com a natureza, praticando umas das modalidades de que gosto, na companhia de amigos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, abraços e apertos de mão.
Inté
AC





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel