Sarnadas > Pedra da Légua (Alcains)"

Tinha assumido o compromisso com o Carlos Pio do "Papaléguas" para marcar um track de gps de Sarnadas de Rodão a Alcains, que serão certamente os últimos 30 kms para a conclusão do Raid de Btt Cabo da Roca > Alcains, uma parceria dos "Papaléguas" com o Projectobtt, numa distância total de cerca de 360 kms a percorrer em três dias, 22 a 24 do corrente mês.
Aproveitando os passeios domingueiros da malta que se junta na Pires Marques, desta vez, eu, o Filipe, o Jorge Palma, O Fidalgo e o Marcelo fomos até à Pedra da Légua para dar início à marcação do "track".
Cruzámos então a N.18 em direcção ao Penedo Gordo, aproveitando o estradão rolante para descermos para a Ribeira da Líria, que cruzámos, para subirmos para a N.112, que também cruzámos e descermos novamente, desta vez para a Ribeira da Velha, afrontarmos a arfante subida e novamente descermos para a Ribeira da Nave das Enguias e mais uma dura subida para a Quinta da Lomba, já nas imediações das Benquerenças de Cima, que contornámos para entrarmos nas Benquerenças de Baixo e pedalarmos no bonito single track que atravessa parte das Benquerenças Velhas (há quem lhe chame Azinheira), a aldeia inicial, agora em ruinas e de impactante beleza, toda ela em xisto.
Passámos as ruínas e continuámos em direcção ao Canto Redondo para encostarmos algumas centenas de metros à A23 até à passagem inferior para um antigo troço da En.18 e aí cruzar a linha férrea e assim evitar as três paredes existentes na continuação do estradão.
Chegámos à Represa e parámos no "Ramalhete" para o cafézinho matinal, continuando depois em direcção aos Amarelos que contornámos pelo Palheirão entrando na estrada que vai para a Carapetosa, mas em sentido inverso descemos à Estação Ferroviária para apanharmos a passagem superior que nos deu acesso a Sarnadas de Rodão.
Aí fechei o track, logo à entrada da povoação, onde creio que será feita a colagem com o track que já vem de Gavião até Vila Velha e dalí com continuação até Sarnadas pelo amigo António Pequito.
Trabalho concluído, faltava agora regressar a casa.
O Filipe, por compromissos familiares, (qualquer dia) a partir de Sarnadas regressou por alcatrão e nós continuámos, atravessando a povoação até à N.18 e apanhámos o estradão que segue paralelo ao IP.2 até ao Retaxo e subimos às Olelas por um single track onde já não pedalava à bastante tempo para depois nos lançarmos naquela adrenalínica descida até à ponte superior da Via Férrea, que também ladeámos acabando mesmo por a cruzar e continuar pelo antigo troço na N.18 até Castelo Branco.
Hoje a coisa não estava a correr bem, por problemas na minha bike e mais tarde na do Jorge Palma.
A minha continua a falhar na transmissão por desgaste na cassete que continuo a aguardar que chegue à loja, mas deve estar para breve.
O Jorge Palma, foi atacado por algum "VooDoo" misterioso, pois de repente a corrente entortou e dificultava-lhe a pedalada com sucessivas prisões a nível do desviador. Mistério!!!!
Nunca tinha visto coisa assim!!!
Mas os problemas só são realmente graves, quando a gente assim os considera. Com espírito aventureiro e não empolando as situações, acabamos sempre por chegar a casa.
E foi o que aconteceu, culminando pelas 12h00 no Bar da Associação do Valongo com um par de "bjecas" e uma valente "tremoçada" para repor líquidos, a côr não interessa, e hidratos de tremoço, pois "carbo" só nas biclas. eh eh!!!
Depois lá nos espalhámos, cada um para seu lado, procurando um bom banho e uma refeição decente e para os mais zelosos, uma sestinha retemperadora, que Terça Feira é dia de pedalada, pois então!!!