Avançar para o conteúdo principal

"Passeio pelo Ninho do Açor"

Hoje fui ter com a rapaziada às Docas.
A previsão para hoje era de chuva moderada, mas segundo os meteorologistas, só para a tarde, na nossa região.
Pois bem, desta vez acertaram!!!
Campareceram também o Nuno Maia, o João Caetano e o Nuno Dias e mais tarde, o Dário Falcão, que foi ter connosco à Padaria do Montalvão, junto ao Jumbo, onde tomámos a matinal dose de cafeína..
Passámos a Barragem da Talagueira e virámos o azimute à Tapada da Abeceira, onde rumámos à direita para as Casas do Formigo.
Cruzámos a Ribeira da Líria, hoje com um forte caudal e subimos ao Cabeço da Barreira.
Descemos depois à Ponte de Ferro pelo Rouxinol e subimos ao Palvarinho, hoje, sem a habitual paragem para o café.
Seguiu-se o Salgueiro do Campo, onde apanhámos o estradão que nos levou até à Cruz das Almas e logo depois o Rio Tripeiro.
Ali tirámos uma foto de grupo para mais tarde recordar e tomámos a direção da Serra do Lobo, cruzando a N.112.
Passámos no vale junto às faldas da serra e subimos a seguinte, a de S. Brás.
Uma subida dificil, pelo estado do terreno e uma descida a condizer. Nada que apoquente esta rapaziada, para quem pedalar é uma forma de diversão e aventura e não um modo de vida!!!
Está sempre tudo numa boa, sem stress!!!
Tomámos a direção às Ferrarias e pouco depois chegámos ao Ninho do Açor, onde desta vez abdicámos da dose cafeínica e bebemos um par de "jolas bebés" no Café do Paulo e fizemo-nos de novo aos trilhos.
O João Caetano seguiu por asfalto para mais cedo chegar à cidade, pois tinha um almoço de natal, com a malta da empresa e nós, seguimos pedalando até ao Vale de Prande, que contornámos, subindo depois ao Santuarío da Rainha Santa Isabel.
Passámos Freixial do Campo, Santa Catarina e Quintas de Valverde, onde entrámos no asfalto até à Tapada das Figueiras.
Ainda na Tapada do Vaz Preto, o Dário despediu-se e rumou a Alcains e mais á frente, na Tapada das Figueiras, os Nunos, o Maia e o Dias, seguiram em frente e eu tomei outro rumo, pois moramos em zonas opostas na cidade.
Uma bonita manhã de pedaladas, cheia de peripécias e com muita animação, derivado ao estado enlameado do terreno, que culminou com 67 kms a dar ao pedal,  num percurso circular e em excelente companhia.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-