quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Passeio a São Vicente da Beira"

Hoje fui dar uma voltinha asfáltica, na companhia do amigo Álvaro, até S. Vicente da Beira.
Saímos da cidade pouco depois das 08h e rumámos àquela aldeia beirã, com passagem por Juncal e Freixial do Campo.
"Rocámos" Tinalhas e Sobral do Campo até chegarmos a S. Vicente.
Aqui, parámos na Pastelaria junto aos Bombeiros, como previamente combinado e bebemos calmamente o cafezinho matinal, enquanto púnhamos a conversa em dia.
 Percurso ondulante, hoje um pouco dificultado pelo vento frontal, mas que não comprometeu a visão da beleza dos campos à nossa volta, já completamente vestidos de primavera.
Continuámos o nosso passeio de hoje, agora em direção ao Louriçal do Campo, mas pela estrada que segue pela falda da serra, pois a subida ao Casal da Serra, via S. Vicente, ainda não é para já.
Estradinha bonita e panorâmica, ornamentada com bonitas paisagens, onde aquela visão sobre toda a Albufeira da Barragem de Santa Águeda, não me consegue deixar indiferente.
Cruzámos o Louriçal, pelas suas ruelas empedradas e seguimos para a Lardosa, via Barragem da Marateca. Bonito de se ver, aquela imensidão aquática, em tons azulados e completamente ladeada das cores primaveris, dos campos que a circundam.
Passámos pela Lardosa em direção aos Escalos de Cima.
Já perto daquela aldeia, encontrámos um companheiro do pedal que seguia em solitário.
Não o conhecíamos, mas acompanhámo-lo até aos Escalos de Baixo, onde nos despedimos, pois ele ia para o Ladoeiro.
Chegámos à cidade com umas rápidas pedaladas, após 74 kms, num bonito passeio de primavera, "cavalgando" a minha asfáltica, de quem já tinha algumas saudades.
Cheguei à cidade pelas 11h30, na excelente companhia do Álvaro e com umas dorezitas, às quais já não estava habituado.
Este fim de semana, a juntar o feriado, vou dar uma voltinha, mais a minha Maria, em busca de outras paisagens e outra gastronomia.
 
Fiquem bem.
Vemo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: