sábado, 9 de abril de 2016

"Hoje fomos à romaria"

A manhã acordou hoje límpida e solarenga, num bom incentivo para um bom par de pedaladas asfálticas.
Quando saí da garagem já o Álvaro e o Leandro me esperavam.
Juntos fomos até à Rotunda das Violetas, ao encontro do Luís Lourenço e do Nuno Eusébio.
Pouco depois chegou o Jorge Palma.
Para não perder a prática tive ainda que mudar a câmara de ar da minha roda traseira que vinha com um pequeno furo, originado por uma limalha.
Já com a "ézinha" pronta a rodar, fizemo-nos à estrada, abandonando a cidade pela Milhã, rumo ao Juncal do Campo pela estradinha panorâmica da Quinta de Valverde.
Cruzamos a aldeia e entroncamos na N.12, onde fletimos à direita, rumo ao Padrão, uma pequena aldeia que este fim de semana se encontra engalanada para a festa da Nossa Senhora da Saúde.
Entramos na aldeia e fomos tomar o cafezinho matinal no bar junto ao adro da igreja, gentilmente servido por um senhor, creio que festeiro, que fez questão de oferecer os cafezinhos e que agradecemos.
Descemos á estrada por uma ruela e continuamos o nosso passeio de hoje, passando pelo Vale Bonito, Vale Ferradas, Grade, Vale Maria Dona e Azenha de Cima, onde encostamos á bonita Ribeira da Azenha e desfrutamos da bela panorâmica que a envolve, com passagem pelo Monte Goula e Gatas.
Tomamos depois o rumo à Mendares, onde o Luís Lourenço foi anfitrião num pequeno repasto naquele sempre apetecível recanto, que é  o "adro" da sua castiça adega, onde provamos o seu já afamado branquinho, acompanhado do belo chouriço, morcela e alheira.
Momentos de boa amizade, de cumplicidade, alegria, boa disposição, degustação e "bebericanço" do bom, enriqueceram esta bela manhã primaveril.
Mas era hora de regressar e fizémo-lo indo entroncar na N.233 em Vilares de Cima, descendo depois ao Rio Ocreza para enfrentarmos a dificuldade do dia com a subida à Taberna Seca.
Depois de provar o produto do nosso "sponsor" a subida da Taberna era para "meninos".
Chegamos á cidade em "horário nobre" e depois das despedidas da praxe, fomos em busca do apetecido banhinho e almocinho retemperador.
Vamos aguardar pela próxima.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: