Avançar para o conteúdo principal

"Passeio de mota pela Beira Alta e Beira Litoral.

"Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo" (Oscar Wilde)
Na companhia dos amigos Francisco Mendes e Dª. Zarita, José Paulo e Carla Paulo e Nuno Silva, fomos dar um belo passeio de mota pela Beira Alta e Beira Litoral.
Com o ponto de encontro no parque de estacionamento do Hipermercado Continente, lá nos juntamos pelas 06h00 para mais uma aventura mototuristica.
Partimos em direção a Valhelhas, onde viramos á direita e serpenteando o bonito Vale da Estrela, fomos até à barragem do Caldeirão, onde paramos para apreciar aquela imponente bacia hidrográfica.
Fomos depois entrar na velhinha N.16 por onde rolamos até Aveiro.
É uma estrada pouco movimentada mas com um razoável interesse turístico, onde destaco a passagem que contorna a Serra do Alvendre pelo Vale do Rio Mondego e a passagem entre Paçô e Sernada do Vouga, ladeando o bonito Rio Vouga.
Passamos por muitas aldeias, vilas e algumas cidades, onde destaco Celorico da Beira, Mangualde, Fragosela, Viseu, Moselos e São Pedro do Sul.
Paramos nas termas de São Pedro do Sul, para apreciar aquela bonita zona termal, comermos uma pequena "bucha" e beber algo fresco.
Voltamos às motas e percorremos os restantes kms da N.16, com passagem ainda por Vouzela, Oliveira de Frades, Pinheiro de Lafões, Arcozelo das Maias, Paçô, Sernada do Vouga, Albergaria a Velha e finalmente Aveiro, onde almoçamos, no Restaurante "O Manel", na Esguelha já na entrada da cidade.
Cruzamos aquela linda cidade rumo à zona portuária, deixando a verdadeira beleza daquela fantástica metrópole, também conhecida como "Veneza Portuguesa" para uma outra visita mais demorada, mas hoje, o objetivo era diferente.
Percorremos a bonita estrada da Costa Nova, uma pequena península entre a ria de Aveiro e o mar.
Desta vez foi um pouco penoso percorrer este pequeno troço até à Vagueira, pois o trânsito estava simplesmente infernal e, o constante para e arranca entre largas dezenas de viaturas, tirou a motivação e o encanto de percorrer aquela curta zona.
Cruzamos a ria para Vagos e fomos ao encontro da N.235 em Oiã, que seguimos até ao Luso, passando por Oliveira do Bairro, Sangalhos e Vila Nova de Monsarros.
Seguiu-se a visita à fabulosa Mata do Buçaco, de verde intenso, exuberância serena, quase mágica e botânica deslumbrante.
Ficámo-nos pela olhada exterior do Palace Hotel do Buçaco, um dos mais belos edifícios neo-manuelinos de Portugal, Convento de Santa Cruz e jardim adjacente.
O tempo já era curto e o regresso à cidade ainda distava a cerca de duas centenas de kms, por isso, ficou apenas a referência para quem mais tarde queira visitar aquele belo local e as suas exuberantes matas, que dispõem de seis interessantes percursos pedestres, aptos para percorrer em família.
Era minha intenção inicial regressar pela sempre bela e intrigante Serra do Açor, com os seus belos vales, cursos de água, estradas curvilíneas e aldeias com encanto, mas, o fato é de que estes recantos são mesmo para quem gosta de curvar e aventurar-se pelo desconhecido, por paisagens inóspitas, quase selvagens.
Com o final do dia a aproximar-se recorremos ao plano B, algo discutido por sinal e optamos por regressar por percurso mais ameno, apesar de um pouco mais longo, recorrendo ao IC2, IC3 e IC8 para rumarmos à cidade, com uma derradeira paragem no Lugar de Pastor, para um bolinho e bebida fresca.
Como o inacabado e uma palavra que não faz parte dos meus gostos pessoais, irei um dia destes demorar-me um pouco mais pela frondosa Mata do Buçaco, com um pequeno passeio pelos seus belos recantos e percorrer o percurso que tinha delineado pela Serra do Açor, com passagem por algumas zonas que também são desconhecidas para mim e que quero conhecer.
Chegados à cidade, sem incidentes, foi hora de um até á próxima, regressando cada um a sua casa, depois de um dia estafante para alguns, talvez pouco interessante para outros e inacabado para mim.
Fiquem bem.
Vêmo-nos na estrada, ou fora dela.
Inté
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Uma visita a Belgais"

Ontem foi dia de passeio asfáltico em solitário e decidi ir fazer uma visita a Belgais.
Apesar da ameaça de chuva da meteorologia, quando espreitei pela janela, o dia estava bastante bonito e solarengo. Bora lá pedalar!!!  Vesti o fatinho de licra e fui buscar a minha "ézinha", que está sempre prontinha para ser montada .  . por mim, claro, nada de confusões!!! Eram 9h00 quando me fiz à estrada em direção aos Escalos de Baixo. Pedalada calma, de cabeça levantada e a apreciar tudo o que se passava em meu redor . . . como eu gosto. Quando chego a casa gosto de ter sempre algo para contar sobre o que vi e não apenas os dados contabilizados pelo meu ciclo computador ou aplicação do telemóvel. Nos Escalos de Baixo parei no Café "O Lanche" e ali bebi o cafezinho matinal, enquanto trocava umas palavras com o João, ficando a saber que o antigo Restaurante "O Chafariz" vai por ele ser reaberto, lá para o final deste mês, início de Novembro, mantendo o belo leitão …

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura."
(Miguel Torga)
Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro.
A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais.
Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal.
A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas.
Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quintas de S. Bartolomeu e por Rap…

"Passeio mototurístico ao Cú da Mula"

"Se formos felizes por dentro, nada nos aprisionará por fora"
No domingo, inserido num grupo de amigos, fomos fazer um passeio mototurístico ao "Cú da Mula", um pitoresco restaurante na Golegã. Assim, na companhia do Carlos Marques, Carla Paulo, José Paulo, Rafael Riscado, Paulo Santos, João Mendes e António Santos, rumamos à Golegã, uma bonita vila situada na lezíria ribatejana, numa área privilegiada pela natureza e atravessada pelos rios Tejo e Almonda. O Ponto de encontro foi na Padaria do Montalvão na zona industrial, pelas 08h00. Já com a malta reunida e com a primeira dose de cafeína no corpinho, fizemo-nos à estrada, pela N3 e IC8 até à Sertã, onde entramos na velhinha N2 até Vila de Rei. Aqui fizemos uma pequena visita ao Centro Geodésico de Portugal, situado no Pico da Melriça a 600 metros de altitude e que nos permite uma visão a 360 graus sobre um horizonte vastíssimo, onde se destaca a Serra da Lousã e com tempo limpo a Serra da Estrela. Neste local ex…